10/07/2022
Tudo na mesquita encanta por tanta beleza tanto na parte interna quanto na parte externa. Ela traz o melhor da arquitetura e decoração islâmica num estilo moderno usando elementos estéticos nas construções típicas: cúpulas, colunas, arabescos, mosaicos, geometria e caligrafia árabe. A inspiração em design veio dos palácios e fortalezas Persas, Andaluziacas, Mouras e Otomanas.
A parte externa se destaca pelas reluzentas 80 cúpulas brancas e pelos 4 minaretes podem ser vistos já na entrada de Abu Dhabi. Seus amplos pátios e mais de mil colunas são cobertos de mármore branco importado e decorados com mosaicos coloridos em formas florais. Há presença de muitos espelhos água e jardins repletos de palmeiras e outras vegetação típica.
Seu interior é composto por três salões sendo um grande e dois menores dedicados às preces regulares diárias de homens e mulheres separadamente e com acesso restrito. O acesso para visitas turísticas é liberado no salão grande onde realmente sentimos a grandiosidade desta obra. Logo na entrada se depara com paredes e piso cobertos de mármores coloridos em relevo reproduzindo os jardins suspensos do paraíso tanto descritos no Alcorão. Há a presença de vários lustres cravejado de cristais Swarovski, pedras semi preciosas, prata e outros materiais nobres. O lustre central é o mais impactante pelo tamanho e pela brilho. O chão é coberto por um tapete persa de deixar qualquer um de boca aberta. Considerado o maior tapete do mundo, foi fabricado por mais de 1200 artesãs medindo 5,627 m2 e pesando 47 toneladas. Uma paredão central traz uma gigante obra de arte formada por flores que trazem os 99 nomes de Allah citados no Islã. É uma belíssima obra da arquitetura islâmica. A Mesquita Sheikh Zayed em Abu Dhabi foi iaugurada em 2007 e nomeada em homenagem ao Sheikh Zayed Bin Sultan Al Nahyan, o fundador dos Emirados Árabes. Considerada a 3ª maior mesquita do mundo.✨🕌