15/08/2024
CERTIFICAÇÃO DO AEROPORTO DO LUBANGO X ECONOMIA CASTRADA (Incluindo o Turismo).
O aeroporto do Lubango aguarda a Certificação ou *Autorização especial (waiver)* para os voos Luanda/Lubango/Windhoek, no passado eram efectuados com a abertura de excepção hoje as autoridades fazem braço de ferro, mesmo com a Namibia autorizando a FLY Angola a fazer os voos. Assim a TAAG quer ficar com tudo, não faz e não deixa fazer. Prejudica-se a livre concorrência, prejudica-se o desenvolvimento do Turismo e da Economia no Geral.
Por exemplo vários empresários Namibianos queriam deslocar-se à Huila durante o mês de Agosto, mês de Férias e de Negócios, mas as soluções possíveis: via terrestre UM DIA de carro, ou via Luanda nos dias em que a TAAG faz o voo Luanda/WINDHOEK/Luanda, as ligações com o TAAG para a Huila estão impossiveis.
Todos os anos sabemos que há muita actividade turistica e económica na Huila no mês de Agosto. A TAAG não incrementou o número de voos na medida necessária, mantendo um único voo diário, mesmo sabendo da procura e que não há alternativas.
Tanto dá como deu, o salário e as beneces são as mesmas para os gestores públicos da TAAG.
Se a TAAG fosse uma empresa privada JÁ TINHA FALIDO HÁ MUITO TEMPO pela sua falta de capacidade de gestão. O pior é que em vez de ser a sua Gestão penalizada, são os CONTRIBUINTES ESCRAVOS que têm de pagar via impostos e redução de outros serviços da competência do Estado.
ASSIM QUANDO VAMOS CORRIGIR O QUE ESTÁ MAL? Há quantos anos a TAAG é assolada por equipes de gestores que DESCONSEGUEM, MAS NENHUM É RESPONSABILIZADO?
Há quantos anos os aeroportos do Lubango, Namibe, Catumbela, Luena, Huambo, etc. etc. estão construídos? há quantos anos?
Quanto Angola Gastou do dinheiro dos Contribuintes para construir estes aeroportos?
PORQUÊ QUE as autoridades Aeroportuárias e da Aviação Civil Angolanas NÃO CERTIFICARAM ESTES AEROPORTOS ATÉ AGORA?
O QUE FALTA?
Esta é uma política constrangedora que CASTRA o desenvolvimento do Turismo, e da Economia em Geral.
Como a autoridade da Aviação Civil é SOBERANA (? e ninguém pode interferir?) vamos ficar ATÉ QUANDO à espera da "Certificação"?
É possivel os bons gestores terem um cronograma já definido?, Podem partilhá-lo com os Senhores Contribuintes?
QUANTOS ANOS LEVARÁ A CERTIFICAÇÃO A SER FEITA?
No entretanto, pode a autoridade Aviação Civil voltar a emitir a excepção à Norma para não continuar a CASTIGAR OS CLIENTES?
Ou vamos continuar a falar no POTENCIAL ECONÓMICO DO TURISMO, e da Economia em Geral, com o monopólio da TAAG, que chega, quando chega, com a sua falta de capacidade de gestão, à custa do dinheiro dos contribuintes, com preços exorbitantes nos voos domésticos e internacionais, Com um serviço de terceira classe vis a vis o custo de um bilhete comparado ao de 1a classe na região, pelo mesmo tempo de voo? 😢.