16/03/2024
no top 3 de melhores do mundo 🇵🇹🌐
De acordo com o de 2024, o passaporte português ocupa o terceiro lugar do ranking, ficando apenas atrás da Irlanda e da Suíça, que ocupa o primeiro lugar do pódio.
O passaporte de Portugal está no top 3 do Nomad Passport Index de 2024, com uma pontuação total de 107.5. No ano passado, o passaporte português ocupava o quinto lugar do ranking.
Segundo a ‘CNBC’, o ranking foi criado para determinar e destacar as melhores cidadanias do mundo. As classificações baseiam-se nos critérios de isenção de visto, leis tributárias, perceção global, dupla cidadania e liberdade pessoal.
De acordo com o ranking, Portugal é “um país aberto e amigável”, sublinhando que “os cidadãos de Portugal são amplamente bem-vindos em todo o mundo, beneficiando de viagens sem visto para países como a África do Sul, o que outros países da União Europeia não conseguem. Portugal é extremamente hospitaleiro para expatriados, com uma grande cultura, altos níveis de fluência em inglês, além de um programa favorável de isenção de impostos”.
A Suíça é quem lidera o ranking, com uma pontuação total de 109, sendo um dos três países não pertencentes à União Europeia a estar presente no top10 do ranking. A Irlanda ocupa o segundo lugar, com uma pontuação de 108.5.
A grande revelação do ranking deste ano é a queda do passaporte dos Emirados Árabes Unidos, que caiu do primeiro lugar em 2023, para o sexto lugar, com uma pontuação de 106.50, empatado com os Países Baixos.
Esta queda deveu-se a uma mudança fiscal dos Emirados Árabes Unidos que afetou proprietários de empresas nacionais e estrangeiras, incluindo residentes com propriedade de empresas estrangeiras.
Os últimos lugares do ranking são ocupados por Andorra, no 49.º posto, com uma pontuação de 95, e por Hong Kong na última posição, com uma pontuação de 94.5.
Fonte: O Jornal Económico, 6 de março 2024