11/07/2023
Cabo Verde vai defrontar Libéria na primeira fase
TUBARÕES AZUIS DO FUTEBOL FEMININO DISPUTAM QUALIFICAÇÃO PARA CAN 2024
Copa d’África 2024 de Futebol Feminino que será realizado no Marrocos, com a participação de 12 seleções africanas.
Para além do país anfitrião, já qualificado, 40 outras seleções africanas lutarão para os restantes 11 lugares numa prova de qualificação dividida em duas fases.
O sorteio de qualificação, realizado nesta ultima quinta-feira em Rabat, ditou que as meninas de Cabo Verde, que pela primeira vez vão entrar nessa corrida, defrontarão a Libéria na primeira fase, numa eliminatória a duas mãos (primeiro na Praia, a 18 de setembro de 2023, e depois na Monróvia, a 28 de setembro).
Caso Cabo Verde eliminar a Libéria defrontará na segunda e ultima fase de qualificação a vencedora da eliminatória Nigéria/ São Tomé e Príncipe.
Os jogos da segunda fase estão previstos para 27 de novembro (primeira mão ) e 05 de dezembro (segunda mão). ADVERSÁRIOS Cabo Verde jogou uma única vez contra a Libéria, em 2020, e perdeu por 1-0 mo joga da disputa do terceiro lugar do torneio UFOA, realizado na Serra Leoa, na primeira participação de sempre de Cabo Verde numa competição internacional.
De 2020 até agora as cabo-verdianas evoluíram muito, sempre sobre o comando da selecionadora nacional, Silvéria Nédio. Em março deste ano os Tubarões azuis do futebol feminino entraram pela primeira vez no ranking da FIFA ( 133.ª a nível mundial e 20.ª posição a nível africano).
Neste mês de julho de 2023 Cabo Verde é 134.ª no ranking, trinta posições acima da Libéria que é 164.ª .
A Nigéria, potencial adversária de Cabo Verde na segunda fase, é número 1 africana e 40.ª no ranking mundial.
Seleção feminina de São Tomé e Príncipe não figura no Ranking da FIFA.