30/11/2021
Josephine Baker - a sexta mulher no Pantheon de Paris
Hoje dia 30 de novembro de 2021 , a França honra a artista bailarina, a pantera negra, a mais francesa das americanas , a resistente, a mãe da tribo Arco Iris de 12 filhos.
Josephine Baker nasceu em Saint Louis nos Estados Unidos em 1906.
Migrou para a França em 1925 e se apaixonou pelo pais que considerou ela como grande artista apesar da cor da sua pele que tanto a fez sofrer com o racismo em seu pais natal.
Virou uma Estrela sendo « meneuse de revue » das maiores casas de show da França durante o período entre as duas guerras mundiais.
Em 1940, durante a ocupação nazista ela se torna agente da resistência usando sua posição de artista famosa para transmitir informações importantes para Londres e os aliados.
Sem poder ter filhos biológicos e vitima de racismo ela toma a decisão de adotar 12 crianças do mundo inteiro chamando eles de crianças arco-íris.
Ela faleceu em 1975 e foi enterrada em Monaco.
O Corpo dela permanece em Monaco por decisão da familia mas o Presidente Macron decidiu honrar e homenagear a personalidade que marcou os franceses por mais de 50 anos justamente no dia em que ela recebeu a cidadania Francesa em 30 de Novembro de 1937
Dentro do caixão que entrará no Pantheon hoje, se encontra 4 tipos de terra de lugares favoritos da artista : a cidade americana de Saint-Louis ( Missouri) onde ela nasceu , Paris onde ela conheceu a Gloria , o Chateau de Milandes ( Dordogne) onde ela viveu com seus 12 filhos adotivos e Monaco onde ela termina sua vida.
Você conhecia a Historia da Josephine Baker? Comente aqui embaixo 👇🏻😉