Me leve pela Toscana

  • Home
  • Me leve pela Toscana

Me leve pela Toscana Roteiros sob medida para você elevar ao máximo sua experiência pela Toscana!
(1)

Dicas de restaurantes, lugares, degustações e visitas aos pequenos produtores da região!

04/02/2023

27 Likes, 0 Comments - Me Leve pela Toscana (.pelatoscana) on Instagram: "Planejar uma viagem requer dedicação e muito tempo! Nessa minha viagem à Lisboa não foi diferente, como eu queria deixar ela bem ajustada ao tipo de perfil que combinasse meu estilo de viajante aos dos amigos que vi...

Nem sempre em casa de ferreiro o espeto é de pau como diz o ditado!Fiz meu dever direitinho antes de viajar para curtir ...
19/01/2023

Nem sempre em casa de ferreiro o espeto é de pau como diz o ditado!
Fiz meu dever direitinho antes de viajar para curtir minhas férias! E como uma boa viajante (e Travel Design!) não podia deixar de vir para Lisboa sem antes fazer o meu próprio Roteiro.

Com ele pronto, foi bem mais fácil fazer meus passeios e mostrar um pouco da cidade de Lisboa para meus amigos que vieram comigo.

No final das contas, otimizamos nosso tempo e aproveitamos ao máximo e sem correria essa cidade linda!

Acertamos nos passeios e restaurantes, e ainda apresentei a história de Lisboa através de um city tour com guia credenciada.

Ter um Roteiro Personalizado foi fundamental para que pudéssemos aproveitar a viagem sem perrengue!

E você? Costuma ter um Roteiro que tem a ver com seu estilo de viajante ou é daqueles que passam perrengue?!

30/03/2022

Se você ainda tem dúvidas sobre o próximo destino da sua viagem, aqui vai um gostinho do que te espera aqui em Florença!

23/12/2021

Mais um ano que vai passando (meio estranho até) e levando a gente à conclusão de mais um ciclo de nossas vidas…
E pra você que chegou comigo até aqui, o meu muito obrigada e o desejo de que possamos nos encontrar (pela primeira vez ou mais uma vez) no próximo ano!
Que venham muitas possibilidades de coisas boas pela frente!
Espero que você tenha um Feliz Natal e que sua mesa seja farta de amor, respeito e saúde!pelatoscana🎄

21/11/2021

As luzes da cidade de Florença foram oficialmente acesas ontem, pelo prefeito da cidade.
Eu, particularmente, ao assistir o vídeo tive uma sensação boa, de como se a partir daquele momento as coisas iriam andar pra frente e começar a melhorar…
Mas enfim, ver a cidade iluminada e sentir o clima de natal me trouxe um pouco mais de energia e de esperança!
Nas próximas semanas vou tentar andar pela cidade e mostrar mais as luzes de Florença pra vocês!
Repost

Consegue sentir a intensidade desse abraço entre o pequeno San Giovanni e o Menino Jesus?! É um dos abraços mais doces e...
21/07/2021

Consegue sentir a intensidade desse abraço entre o pequeno San Giovanni e o Menino Jesus?! É um dos abraços mais doces entre as obras da Galleria degli Uffizi. Esse é um detalhe do quadro “Madonna di San Zaccaria”, do pintor Francesco Mazzola conhecido como Parmigianino.

Desde os primeiros séculos do cristianismo e a partir da Idade Media em diante, os registros sobre a vida de San Giovanni (São João), concentravam-se especialmente na sua infância em relação à Jesus.
As imagens tendiam a retratar o Santo vestido com um pêlo de carneiro, um tanto magro, devido às suas repetidas viagens ao deserto enquanto criança.

Os estudiosos de arte florentinos da época, se referiam à essa figura como San Giovannino para indicar o fato dele ainda ser menor de 10 anos.

Foi desse forma que Donatello e Michelângelo escolheram retratar San Giovanni em suas esculturas e assim o fez também Filippo Lippi, Rosso e Parmigiano em suas pinturas.
🔔Gostou da história?! Então deixe salva para quando você vier explorar o Uffizi!

Êhê! Hoje é dia de São João! E você sabia que aqui em Florença temos um jeito todo especial de celebrar esse dia?!Antes ...
24/06/2021

Êhê! Hoje é dia de São João! E você sabia que aqui em Florença temos um jeito todo especial de celebrar esse dia?!

Antes de mais nada, aqui ele é chamado de San Giovanni e os fiorentinos tem um carinho especial por esse Santo, pois ele é considerado o padroeiro da cidade.

Deixa eu contar para vocês algumas curiosidades…

Figura emblemática e muito importante do Evangelho, San Giovanni é aquele que em um momento caracterizado por inquietação e confusão consegue manter unida a tradição judaica e a mensagem de Jesus, um pouco como o que está acontecendo neste momento histórico feito de olhares para o passado e inovação. Foi ele quem batizou Jesus Cristo no rio Jordão. E aqui em Florença, o Batistério foi construído em homenagem ao Santo.

🔥E você sabe por que se festeja o dia de São João com fogos e fogueiras?
Segundo a crença, o fogo simboliza a “queima” do velho para se começar melhor o novo. Desde o ano de 1796, o dia 24 de junho é festejado com as luzes dos fogos de artifícios em homenagem ao Santo, simbolizando o renascimento.

San Giovanni é representado em obras de vários artistas italianos e elas podem ser vistas na Galleria degli Uffizi. Inclusive, o museu está promovendo uma visita virtual para quem quiser conhecê-las!
Segue o link https://www.uffizi.it/mostre-virtuali/san-giovanni-battista

⚠️Mas espera aí porque tem mais coisa pra contar!!!

Uma curiosidade sobre 24 de junho, é que
é a noite entre 23 e 24 é considerada uma noite misteriosa, quando por tradição se prepara a “acqua di San Giovanni” com os seguintes elementos: flores silvestres e ervas colhidas na noite anterior e imersas em uma bacia a noite toda. Acredita-se que nessa noite, as flores e ervas ganham uma força especial!
Nesse água precisa ter sálvia, alecrim, verbena, arruda, artemísia, lavanda, hortelã, espinheiro e, mais importante, erva de São João (hypericum) com suas pequenas flores amarelas. Na manhã seguinte, se usa essa água milagrosa para lavar o rosto.
Deve garantir beleza e proteção contra o mau-olhado!

📷, ,

🖼Andrea del Verrocchio, Leonardo da Vince e collaboratori
“Il battesimo di Cristo” (1470-1475)

10/04/2021

Vem dar uma volta por Florença comigo pra começar bem esse final de semana!


・・・
Firenze⁠⁠⁠⁠

Boa Páscoa! ✨🐣🙌🏼
04/04/2021

Boa Páscoa! ✨🐣🙌🏼

As coisas que escrevo e posto aqui, as fotos que compartilho, são amenidades ou informações importantes que tento trazer...
23/03/2021

As coisas que escrevo e posto aqui, as fotos que compartilho, são amenidades ou informações importantes que tento trazer no dia-a-dia para as pessoas que me seguem.
Faço questão de produzir tudo com muito carinho e adoro receber o feedback de vocês!
Portanto, deixe eu saber se você está gostando e compartilhe comigo sua percepção sobre a minha página!
Comente, dê seu like ou compartilhe!
@ Florence, Italy

“A Primavera é, antes de tudo, um clico terrestre, um equinócio, o despertar de sentidos e corpos, de flores, de pássaro...
22/03/2021

“A Primavera é, antes de tudo, um clico terrestre, um equinócio, o despertar de sentidos e corpos, de flores, de pássaros, em uma ansiedade de desejo onde tudo parece referir-se a algo mais antigo e profundo: talvez às origens do mundo, àquela natureza primordial à qual nossa própria biologia nos liga.
Mas a Primavera é também saudade, de quando, no início, nós e o mundo éramos somente UM, unidos pelo mesmo ritmo e pela mesma ordem das coisas.”
📖 Do livro Primavera. A estação inquieta, Alessandro Vanoli.

Sim! Hoje aqui na Itália se comemora o dia do Tiramisù!!! Se você ainda não teve a oportunidade de provar esse doce ícon...
21/03/2021

Sim! Hoje aqui na Itália se comemora o dia do Tiramisù!!!
Se você ainda não teve a oportunidade de provar esse doce ícone da tradição italiana não sabe o que está perdendo.
Quer a receita? Anote aí!
O mais delicioso Tiramisù que você respeita!!! @ Florence, Italy

11/03/2021

Para tudo que está fazendo e anota essa receita super rápida e saudável pra você arrasar como um “vero chef!”
E com o menor esforço!!!

Afinal, o que eu vim fazer aqui na Itália?!Essa é uma pergunta que muita gente me faz e só agora me dei conta que ainda ...
10/03/2021

Afinal, o que eu vim fazer aqui na Itália?!
Essa é uma pergunta que muita gente me faz e só agora me dei conta que ainda não contei isso aqui para vocês.
Então “senta que lá vem história!”

Tudo começou lá no final de 2013, quando eu e meu marido, depois de muito conversar, tomamos a decisão de nos mudarmos para a Itália. Naquela época surgiu uma oportunidade de conseguir uma bolsa através da faculdade lá no Brasil em que ele estudava e vimos que essa seria a nossa melhor chance.

Tivemos então um ano para providenciar todas as coisas necessárias para que essa mudança acontecesse. Terminei meu curso de Gastronomia e os meninos finalizaram o ano letivo. Meu marido veio uns 6 meses antes para alugar um apartamento e por causa do início das aulas aqui na universidade e no dia 31 de dezembro eu e nossos filhos estávamos desembarcando no aeroporto aqui na Itália!

Nossa escolha por Florença foi baseada primeiro por fatores geográficos, era mais central e o inverno não era tão rigoroso quanto no norte. E também pelo fato de ser uma cidade pequena, mas muito importante e que talvez tivesse boas oportunidades para a gente. E acertamos em cheio!

Florenca nos acolheu e aqui temos amigos, meu marido trabalha, meus filhos estudam, eu estudo, temos acesso à saúde e pagamos um valor bem irrisório por isso.
Além do que, vivemos com muito mais leveza, viajamos, a comida é super saudável, a cidade é encantadora!

É claro que, para chegarmos até aqui não foi nada fácil. Tivemos muita dificuldade no início e estivemos por um triz de refazer nossas malas e voltarmos pro Brasil. Mas graças a Deus a vida, de novo, deu uma guinada e revertemos o jogo.

Devagar estamos conquistando nosso espaço, o que no Brasil, era uma realidade quase inexistente para a gente e por hora, voltar a viver no Brasil não está nos nossos planos.

Tomarmos a decisão (consciente!) de dar um outro rumo à nossa vida não é uma escolha fácil, mas é algo que nos dá muito mais disposição pra escrever uma nova página na nossa história!

Para você, largar tudo e ir viver em outro lugar, ou trocar de profissão, ou até um corte radical no seu cabelo é uma mudança que você cogitaria na sua vida?!
@ Florence, Italy

Talvez você não saiba, mas entre o final do século 17 e o século 18 acontecia na Europa o chamado Grand Tour. Eram joven...
06/03/2021

Talvez você não saiba, mas entre o final do século 17 e o século 18 acontecia na Europa o chamado Grand Tour. Eram jovens aristocratas vindos do norte da Europa, mas principalmente da Inglaterra, que viajavam em busca de vivências culturais, políticas e artísticas no sul da Europa e tinham a Itália como seu principal destino.

O Grand Tour foi o primeiro registro do que a gente conhece hoje como “turismo em massa” ocorrido na história. Essas viagens podiam durar meses e até anos! E muitos desses ingleses resolveram ficar por aqui mesmo.

Uma das regiões da cidade de Florença escolhida por esses novos habitantes, foi a região ao longo do Rio Arno (Lungarno), na parte norte, chamada de Lungarno Amerigo Vespucci. Esse trajeto foi criado em meados de 1850 e liga a ponte alla Carraia à ponte alla Vittoria, passando pela ponte em homenagem ao navegador.
Ficou, portanto, conhecida no passado como o bairro dos ingleses, por causa da grande concentração de estrangeiros que viviam ali em suas belas e luxuosas casas ao longo do rio.

Hoje é uma área pouco visitada pelos turistas, obviamente é mais tranquila, mas igualmente bela em relação outros pontos ao longo do rio.

Passear por ali sem pressa, é uma boa oportunidade para quem quer curtir a parte calma da zona central de Florença!

E você, já teve oportunidade de conhecer essa parte do Lungarno?

03/03/2021

E se de repente as esculturas e quadros que a gente vê por aqui em Florença, simplesmente ganhassem vida e nos olhassem como se quisessem nos dizer alguma coisa?
O que elas diriam a você?! Teriam algo interessante a nos contar?!
🖋Escreva aqui em baixo sua resposta 👇🏼

Êita que amanhã tem mistura de Minas com Toscana na  junto com  e !Prá ouvir é só entrar no site da .E se quiser co...
08/02/2021

Êita que amanhã tem mistura de Minas com Toscana na junto com e !
Prá ouvir é só entrar no site da .
E se quiser conferir os bastidores entre na página da rádio no Facebook! Os dois links estão lá na bio deles.
Vai ser ao vivo amanhã, dia 09 as 17:30 aqui na Itália e as 13:30 no horário do Brasil.


・・・
QB la cucina suona rock
Domani 3^ puntata
Si vola in Brasile con .diana_

Un viaggio culinario e musicale al profumo di caffè e ritmo di samba!!!

Domani 17.30 con

su
(diretta su sito e pagina -link in bio-)
Vi aspettiamo!!!

04/02/2021

Certamente você conhece ou já ouviu falar a respeito dessa grande obra de arte, símbolo da arquitetura Renascentista da cidade de Florença, certo?!
Mas será que você sabe como ela foi construída?
Então, senta que lá vem história!!!

📖Tudo começou quando a grande Catedral de Santa Maria del Fiore, o Duomo de Florença estava prestes a ser concluída (ou pelo menos achavam que estava) e faltava apenas cobrir a última parte da igreja. Mas a falta de recursos e de um projeto adequado de construção da cúpula, paralisaram a obra.

📜Acontece que o projeto inicial da catedral foi feita pelo arquiteto Arnolfo di Cambio, que morreu antes de concluir sua obra e não deixou qualquer explicação de como pretendia construir a gigantesca cúpula que ele havia desenhado no papel.

🧮Então, lá por volta de 1413 quando um tambor octogonal foi colocado como base da cúpula, foi necessário um tremendo esforço mental e de cálculo para definir como seria construída essa estrutura. Com uma largura de 42 metros, 13 metros de altura e cerca de 4 metros de espessura, era um espaço muito grande para se cobrir com uma cúpula tradicional.

👷🏻‍♂️Foi aí que entrou na história Filippo Brunelleschi, escultor, arquiteto e engenheiro Florentino que em 1418 venceu o concurso para finalmente realizar a obra de fechamento do Duomo. Ele teve que ser ousado e muito preciso além de desenvolver máquinas, que viabilizassem o transporte de material.

🧱Falando em materiais Brunelleschi foi inovador, usando tijolos para construir as paredes ao invés de grandes blocos de pedra. Seu projeto previa também a construção de uma passarela que levava até o topo da cúpula. E sem qualquer estrutura esterna de apoio, ergueu as duas camadas de paredes que se autossustentavam.

Para que ficassem de pé elas foram mantidas por arcos também de tijolos e anéis verticais de pedra e madeira. A medida que iam sendo erguidas, a curvatura e a espessura de cada camada iam diminuindo.

Usando a técnica de “espinha de peixe”, onde os tijolos eram colocados intercalados diagonalmente em posições horizontais e verticais a camada interna de tijolos foi levantada.

⚜️Felippo Brunelleschi foi importante figura no cenário do Renascimento Florentino, tendo desenvolvido outros grandes projetos na região e na Itália. Até hoje a construção da Cúpula de Santa Maria del Fiore é uma incógnita entre os especialistas no assunto, pois como não foram encontrados registros usados por Brunelleschi, não se sabe exatamente como ele fez o projeto.

31/01/2021

Se tem uma coisa que os italianos entendem é de boa comida e de arte, é claro!

Pensando nisso, a Galleria degli Uffizi em Florença criou uma série de breves vídeos, onde grandes chefs de cozinha e personagens do mundo enogastronômico da Toscana, irão propor receitas escolhendo uma obra da coleção do museu, e se inspirando nos ingredientes pintados nas telas.

A série “Uffizi da Mangiare” (ou Uffizi para Degustar), que começou no último dia 17, estará disponível nas páginas Facebook e YouTube do museu, e a cada domingo apresentará um rico menu para satisfazer o apetite do público virtual!



https://youtube.com/channel/UC9iTjM1LI5k60EhfTwNPO5w

Hoje tive mais uma oportunidade de sair de casa e caminhar por Florença!O dia que amanheceu nublado, se abriu um pouco ...
19/01/2021

Hoje tive mais uma oportunidade de sair de casa e caminhar por Florença!
O dia que amanheceu nublado, se abriu um pouco no final da manhã e trouxe um sol que infelizmente não durou muito tempo.
A temperatura estava em torno dos 8 ou 10 graus, mas como não ventava, o frio estava até suportável.
É curioso sentir essa sensação de sair de casa e ter um pouco de liberdade, mesmo que sejamos obrigados a seguir todos os protocolos (máscara, distanciamento, álcool em gel). Mas já é um hábito que estamos criando e faz parte do nosso cotidiano.
Caminhando pelas margens do rio Arno, fui parar no mirante da piazzale Michelangelo (aquele lugar lá no alto da cidade de onde se tem uma vista maravilhosa de Florença!).
O que vi lá de cima, foi uma cidade calma, encoberta por uma neblina fina, que aos poucos foi sendo invadida pelos raios de um sol tímido mas que teimava em estar ali. Parecia que a cidade estava se abrindo prá mim, e me dizia: “Olha, apesar de tudo ainda continuo aqui, linda, deslumbrante e cheia de histórias pra você descobrir!”
Diante daquele cenário, que eu podia jurar ter saído da tela de um quadro, me dei conta do quanto me sinto privilegiada de fazer parte desse lugar!
Pois é assim que me sinto em relação à Florença. Sinto que pertenço a essa cidade... desde o dia em que coloquei meus pés aqui!

Você sabia que a Catedral do Duomo, no centro de Florença, foi construída em cima de uma outra igreja?É que naquele luga...
13/01/2021

Você sabia que a Catedral do Duomo, no centro de Florença, foi construída em cima de uma outra igreja?

É que naquele lugar ficava a antiga igreja de Santa Reparata, que com o passar dos anos acabou ficando pequena demais para abrigar os devotos que a frequentavam.

Projetada pelo arquiteto e escultor Arnolfo di Cambio, a construção da nova catedral se deu no início no século XIII, em estilo gótico e no final do século XVI a fachada do Duomo foi demolida, sendo reformada somente no século XIX.

Reerguida em estilo neogótico, a atual fachada da catedral de Santa Maria del Fiore, como é também conhecida, foi toda revestida em mármores branco vindo da cidade de Carrara, verde trazido de Prato e o vermelho de Siena. A ideia era fazer uma referência ao tricolor da bandeira italiana recém reunificada.

Originalmente a fachada não havia esse aspecto que tem hoje. É que o arquiteto Arnolfo di Cambio, em 1587, idealizou um outro projeto mas acabou deixando de lado. Foi Emilio di Fabris que acabou levando o trabalho de reconstrução a diante em 1880, mas não pode ver sua obra concluída, pois morre antes de ser terminada.

📷1: fachada do Duomo em 1873, no início da reforma.
📷2: desenho de Bernardino Poccetti da fachada original idealizada por di Cambio.
📷3: fachada como é hoje

Gostou de saber pequenas curiosidades sobre Florença?! Comente aqui se tem algum assunto que você gostaria de saber a respeito👇🏼
@ Piazza del Duomo

Address


Website

Alerts

Be the first to know and let us send you an email when Me leve pela Toscana posts news and promotions. Your email address will not be used for any other purpose, and you can unsubscribe at any time.

Contact The Business

Send a message to Me leve pela Toscana:

Videos

Shortcuts

  • Address
  • Alerts
  • Contact The Business
  • Videos
  • Claim ownership or report listing
  • Want your business to be the top-listed Travel Agency?

Share

Me leve pela Toscana!

Dizem que para conhecer verdadeiramente um novo lugar nada melhor do que vivenciá-lo sob o olhar de quem vive ali. E é essa visão que proponho te mostrar em sua viagem pela Toscana!

Meu facínio e espírito aventureiro me levaram a desbravar cada estradinha que encontrava pelo caminho e minha curiosidade em ler e saber mais a respeito dos lugares daqui me fizeram descobrir as maravilhas que a Toscana nos reserva que vão além do circuito turístico habitual.

Belas paisagens e boa gastronomia, nossos roteiros incluem passeios por cidades, um pouco da vida noturna de Firenze e visitas à pequenos produtores da região para aprender um pouco sobre a produção de vinhos, queijos, azeites e muito mais!

Venha descobrir com a gente o Lado B dessa terra encantada que é a Toscana!