Guia de Florença

  • Home
  • Guia de Florença

Guia de Florença Ajudo as pessoas a realizarem o sonho de conhecer Florença e a Toscana. www.guiaflorenca.net

Descubra as obras-primas dos museus de Florentinos acompanhados por um guia profissional que irá revelar todos os detalhes históricos e artísticos da cidade e das obras de arte mantidas nos principais museus.

🌹✨ **Eleonora de Toledo: A Rosa de Florença** ✨🌹"Linda, fresca e colorida como uma rosa." Assim era descrita a jovem Ele...
28/01/2025

🌹✨ **Eleonora de Toledo: A Rosa de Florença** ✨🌹

"Linda, fresca e colorida como uma rosa." Assim era descrita a jovem Eleonora de Toledo (1522-1562), que nasceu na Espanha e cresceu em Nápoles. Seu pai, Pedro de Toledo, transformou a cidade em um dos centros mais vibrantes do império.

Aos 17 anos, casou-se com o duque de Florença, Cosimo I de Médici. Embora o casamento fosse arranjado, foi feliz, apesar da tragédia que levou sete de seus onze filhos à morte prematura. Durante uma viagem à Maremma, provavelmente a malária afetou a duquesa e seus pequenos Giovanni e Garzia. As altas febres se mostraram fatais para a mãe e os dois filhos.

Eleonora deixou sua marca em Florença ao adquirir o Palazzo Pitti e criar o deslumbrante Jardim de Boboli. Como precursora de reformas ecológicas, gerenciou o comércio de grãos, o cultivo de amoreiras para a produção de seda, a criação de gado e a produção de mel. Chegou a explorar a Ilha do Giglio e o feudo de Castiglion della Pescaia para expandir o negócio pesqueiro.

E quem pode esquecer sua paixão por moda e joias? Um episódio curioso envolve o ourives Benvenuto Cellini, que inicialmente desaprovou a compra de um fio de pérolas que ela desejava. Mas Eleonora, determinada, conseguiu tê-las! 💎

Talvez sejam as mesmas pérolas que adornam o vestido usado no retrato oficial, obra de Bronzino, conservado na Galeria dos Uffizi. Nele, Eleonora aparece ao lado do filho Giovanni, destinado a se tornar cardeal. O pesado brocado bordado à espanhola, com motivos de romã auspiciosos, é uma homenagem à florescente indústria da seda, restaurada ao antigo esplendor pela duquesa da Toscana. Neste quadro, ela exibe os lóbulos das orelhas perfurados, uma moda bastante revolucionária para a época.

Hoje é o Dia da MemóriaUm dia dedicado às vítimas do Holocausto, reconhecido por todos os membros das Nações Unidas. A A...
27/01/2025

Hoje é o Dia da Memória

Um dia dedicado às vítimas do Holocausto, reconhecido por todos os membros das Nações Unidas. A Assembleia Geral da ONU sancionou essa data em 2005, mas na Itália, a comemoração foi instituída alguns anos antes.

Por que se celebra hoje?

O Dia da Memória é comemorado em 27 de janeiro porque, nessa data, em 1945, as tropas soviéticas libertaram o campo de concentração de Auschwitz, na Polônia. Oitenta anos atrás, os horrores dos campos de concentração nazistas foram revelados, onde foram presos judeus, dissidentes políticos, ciganos e pessoas homossexuais: todas as minorias desprezadas pela ditadura nazista.

💔 Você já ouviu falar nas Pedras de Tropeço?

As Pedras de Tropeço são resultado de um projeto do artista berlinense Gunter Demnig, criado para homenagear todas as vítimas da deportação nos campos de concentração nazistas. O nome original em alemão, *Stolpersteine*, combina o verbo *Stolpern* (que significa “tropeçar” e “ativar a memória”) com *Steine* (que significa “pedra”).

As primeiras instalações datam de 1995 e têm como objetivo devolver visibilidade às vítimas, resgatando a memória de cada deportado individualmente. Pequenas placas de latão são colocadas na calçada em frente à residência da vítima, gravadas com dados identificativos: nome, sobrenome, data de nascimento, local de deportação e data de morte, buscando restituir dignidade àqueles que foram reduzidos a meros números.

Gunter Demnig prepara cada pedra de forma artesanal e a enterra pessoalmente, geralmente a pedido das famílias das vítimas, que fornecem os dados biográficos essenciais. A autorização para a instalação é concedida pelas Administrações Municipais, responsáveis por garantir a permanência dessas homenagens.

Em 25 de Janeiro de 1504, enquanto Michelangelo finalizava sua escultura, a Opera del Duomo convocou uma comissão, conhe...
25/01/2025

Em 25 de Janeiro de 1504, enquanto Michelangelo finalizava sua escultura, a Opera del Duomo convocou uma comissão, conhecida nos círculos acadêmicos como “A disputa”, para avaliar a melhor colocação do David.

Entre os membros da comissão estavam: Sandro Botticelli, Leonardo da Vinci, Antonio da Sangallo, Giuliano da Sangallo, Filippino Lippi, Andrea della Robbia, Perugino, entre outros.

Pier Soderini, o chefe do governo, sugeriu dois locais para a instalação do David: em frente ao Palazzo Vecchio ou no centro do pátio do Palazzo Vecchio.

O pintor Cosimo Rosselli argumentou que o melhor lugar para expor o David seria ao redor do Palazzo Vecchio, mas também considerou a escadaria do Duomo, para que todos os visitantes pudessem apreciá-lo.

Giuliano da Sangallo comentou que a escadaria do Duomo poderia ser uma boa opção, desde que o mármore da escultura não fosse tão frágil. Como arquiteto, ele estava ciente dos danos que as chuvas poderiam causar ao mármore imperfeito do David.

Ele sugeriu que o David fosse colocado em um local coberto, protegido da chuva, como em um arco no meio da Loggia della Signoria.

Muitos membros da comissão consideraram as palavras de Giuliano sábias, incluindo Leonardo da Vinci, que afirmou: “Eu confirmo, que esteja na Loggia, onde disse Giuliano”.

Outros participantes, como Piero di Cosimo e Filippino Lippi, sugeriram que seria importante saber a opinião de Michelangelo, já que ele foi o criador da obra. Não se sabe se Michelangelo foi consultado pela comissão, provavelmente não.

Os documentos da reunião com as opiniões dos artistas estão preservados na Opera del Duomo de Florença.

Muitos estudiosos acreditam que a decisão de colocar o “Gigante” em frente ao Palazzo Vecchio já havia sido tomada em nível governamental, independentemente da reunião dos artistas. A reunião teria servido como uma justificativa ex post, ou seja, para obter, de certa forma, um aval (mais ou menos manipulado) de uma série de especialistas.

Longas e ordenadas fileiras de vinhedos desenham o perfil do Chianti, uma região histórica preservada entre as colinas q...
21/01/2025

Longas e ordenadas fileiras de vinhedos desenham o perfil do Chianti, uma região histórica preservada entre as colinas que conectam Siena e Florença, onde nascem alguns dos vinhos mais prestigiados do mundo. Entre eles, destaca-se o Chianti Classico, identificado pelo icônico símbolo do Galo Preto. A origem desse emblema remonta a uma lenda fascinante, surgida em um passado marcado por conflitos.

A lenda do Galo Preto
Em tempos antigos, o território do Chianti foi palco de intensas batalhas entre Siena e Florença, que disputavam o domínio da região. Para encerrar os confrontos, ambas as cidades decidiram adotar uma solução diplomática inusitada: estabelecer os limites territoriais com base no encontro de dois cavaleiros, que partiriam de suas respectivas cidades ao primeiro canto de um galo.

As estratégias das cidades rivais foram bem diferentes. Siena escolheu um galo branco, alimentado generosamente na noite anterior, para que estivesse vigoroso ao amanhecer. Já Florença optou por um galo preto, que foi mantido em jejum, o que o deixou ansioso e faminto. Na manhã combinada, o galo florentino, movido pela fome, cantou antes mesmo do nascer do sol, permitindo que o cavaleiro de Florença partisse com grande vantagem. O encontro entre os dois aconteceu a apenas 12 milhas de Siena, em Fonterutoli, próximo a Castellina in Chianti, onde os limites territoriais foram definidos e a paz, finalmente firmada.

Uma praça singular, que há séculos se destaca como o centro religioso, histórico e artístico da cidade: os monumentos da...
19/01/2025

Uma praça singular, que há séculos se destaca como o centro religioso, histórico e artístico da cidade: os monumentos da Ópera de Santa Maria del Fiore representam uma fusão única de fé, arte e história, além de serem um símbolo universal de beleza e civilização.

Você pode explorar os monumentos da Praça do Duomo adquirindo um dos ingressos cumulativos: “Brunelleschi”, “Giotto” ou “Ghiberti”, disponíveis tanto online quanto nas bilheteiras físicas.

Lembramos que a entrada na Catedral é gratuita e, todo primeiro domingo do mês, os residentes da Área Metropolitana de Florença têm acesso livre ao Batistério, ao Museu e a Santa Reparata, retirando o Giglio Pass nas bilheteiras físicas.

Venha descobrir a riqueza cultural e histórica deste lugar Magnífico com uma visita guiada em língua portuguesa.

Durante os 300 anos em que Florença esteve sob o domínio da poderosa e temida família Medici, a cidade se tornou um cent...
15/01/2025

Durante os 300 anos em que Florença esteve sob o domínio da poderosa e temida família Medici, a cidade se tornou um centro cultural e artístico sem igual. Os Medici, conhecidos por sua riqueza proveniente do setor bancário, investiram massivamente em arte e cultura, financiando uma série de arquitetos, pintores e escultores.

Esse apoio financeiro e político atraiu uma quantidade impressionante de gênios criativos, fazendo de Florença um dos lugares mais férteis para o desenvolvimento das artes e das ciências.

Entre os séculos 14 e 16, a cidade foi o berço de revoluções em diversas áreas do conhecimento e da expressão artística. Na poesia, Dante Alighieri se destacou com suas obras que moldaram a literatura ocidental.

Na ciência política, Nicolau Maquiavel introduziu conceitos que ainda são estudados e debatidos hoje. A escultura floresceu com mestres como Donatello, Cellini, Ghiberti e Giambologna, que deixaram um legado duradouro com suas obras-primas.

Na pintura, artistas como Giotto, Michelangelo, Botticelli e Filippo Lippi revolucionaram a forma como a arte era percebida e criada, trazendo novas técnicas e perspectivas. A arquitetura também teve um papel fundamental nesse período, com figuras como Bruneleschi e Giorgio Vasari, que contribuíram para a construção de edifícios icônicos que ainda hoje são admirados.

Assim, Florença se consolidou como um verdadeiro caldeirão de inovação e criatividade, onde as ideias e as expressões artísticas se entrelaçaram, deixando um impacto profundo na história da arte e da cultura ocidental.

Giorgio Vasari, em sua obra "Le Vite", narra um episódio marcante da juventude de Michelangelo durante seu aprendizado n...
13/01/2025

Giorgio Vasari, em sua obra "Le Vite", narra um episódio marcante da juventude de Michelangelo durante seu aprendizado no Jardim de San Marco, onde Lorenzo de' Medici guardava diversas esculturas da arte clássica.

Nesse Jardim, o Magnifico estabeleceu o que pode ser considerado a primeira Academia de Arte da Europa, proporcionando aos jovens artistas a oportunidade de estudar e praticar a cópia da arte antiga.

O jovem Michelangelo começou a frequentar a escola sob a supervisão de Bertoldo di Giovanni, um experiente aluno e colaborador de Donatello. Vasari relata que, em um determinado dia, o jovem decidiu esculpir a cabeça de um velho fauno, uma cópia de um antigo fragmento que estava no próprio Jardim, com a intenção de apresentá-la a Lorenzo de' Medici. Ao ver a obra, Lorenzo ficou impressionado com a habilidade do garoto, mas, buscando oferecer uma crítica construtiva, observou que o fauno tinha dentes excessivamente perfeitos, inadequados para uma criatura mitológica envelhecida.

Imediatamente, Michelangelo pegou o martelo e o cinzel, e quebrou um dente do fauno, mostrando-o novamente a Lorenzo assim que ele passou de volta. O Magnifico, admirado pela prontidão e pela rapidez de execução do jovem artista, decidiu acolhê-lo no Palazzo Medici e colocá-lo sob sua proteção.

O afresco de Ottavio Vannini, que pode ser apreciado em uma parede da Sala de Giovanni da San Giovanni no Tesouro dos Grão-Duques, retrata precisamente esse episódio. Observamos Lorenzo de' Medici, sob um pórtico aberto, cercado por jovens artistas da Academia, que se dedicam a apresentar projetos arquitetônicos, desenhos e esculturas ao Magnifico. Entre eles, destaca-se o jovem Michelangelo, que mostra a Lorenzo o fauno que esculpiu, enquanto o Magnifico ressalta que, por ser velho, o fauno possuía dentes demais na boca aberta.

A sala foi decorada em ocasião do casamento do Grão-Duque Ferdinando II de' Medici com Vittoria della Rovere. Ottavio Vannini foi um dos pintores sob a direção de Giovanni da San Giovanni, encarregados de embelezar as salas de recepção dos apartamentos de verão do palácio granducal.

**Ottavio Vannini, "Lorenzo il Magnifico in mezzo agli artisti", afresco, 1638-1642, Palazzo Pitti, Tesouro dos Grão-Duques.**

Primeiro domingo depois da Festa dos Reis Magos, celebramos o Batismo de Cristo. Dessa forma não poderia faltar um post ...
12/01/2025

Primeiro domingo depois da Festa dos Reis Magos, celebramos o Batismo de Cristo. Dessa forma não poderia faltar um post sobre o Batismo mais famoso da história da Arte realizado pelo Mestre Verrocchio e seu aprendiz Leonardo da Vinci.

Confira no nosso blog!

Descubra o fascinio do "Batismo de Cristo", uma obra-prima de Verrocchio e Leonardo da Vinci, conservada na Galeria dos Uffizi, em Florença.

🖼️ Raffaello Sanzio (Urbino 1483 - Roma 1520) | Retrato de Elisabetta Gonzaga, 1502 |  ✨ O retrato de Elisabetta Gonzaga...
11/01/2025

🖼️ Raffaello Sanzio (Urbino 1483 - Roma 1520) | Retrato de Elisabetta Gonzaga, 1502 |

✨ O retrato de Elisabetta Gonzaga é um dos mais enigmáticos do Renascimento. O misterioso escorpião na sua fronte branca chama a atenção de todos que o observam.

👑 Elisabetta, esposa de Guidubaldo da Montefeltro, duque de Urbino, foi uma figura central na vida cultural da sua época. Apaixonada por literatura e arte, ela é a protagonista dos diálogos do “O Cortesão” de Baldassar Castiglione, onde é celebrada como a personificação da graça, a qualidade essencial da perfeita dama de corte.

💎 O adorno que ela usa, contendo uma pedra preciosa, é interpretado como um símbolo amoroso ou uma referência ao signo de Escorpião, ligado à fertilidade — um bom presságio para a duquesa, que enfrentava dificuldades para ter filhos devido à esterilidade do marido.

Passeando por uma das zonas mais antigas e encantadoras de Florença, com a cabeça baixa, podemos nos deparar com um dos ...
10/01/2025

Passeando por uma das zonas mais antigas e encantadoras de Florença, com a cabeça baixa, podemos nos deparar com um dos mistérios que a cidade nos reserva. Estamos na Via Santa Margherita.

No centro da pequena praça, em frente à casa de Dante, está gravado na pedra do pavimento o rosto do Grande Poeta.

Desconhecido é o autor e o momento em que a gravura foi feita. Quase nunca é notada pelos turistas que, empenhados em fotografar a casa, quase nunca percebem essa pedra que "quer se assemelhar" a Dante Alighieri.

A Befana: Tradição e Magia✨ Menos conhecida no exterior, mas muito esperada na Itália!** A Befana, a simpática velhinha ...
06/01/2025

A Befana: Tradição e Magia

✨ Menos conhecida no exterior, mas muito esperada na Itália!** A Befana, a simpática velhinha com "os sapatos todos furados", chega na noite da Epifania, entre 5 e 6 de janeiro, trazendo doces, brinquedos ou... carvão!

Origens da Befana
📜 O nome "Befana" pode derivar do grego "Epiphaneia", que significa "manifestação", ligado à chegada dos Reis Magos.

A História
🌟 Segundo a tradição, durante a busca pelo menino Jesus, os Reis Magos encontraram uma velhinha que não os ajudou. Arrependida, decidiu levar presentes para as crianças todos os anos, honrando assim o gesto dos Magos.

💖 **Uma forma de unir gerações em torno do amor e da esperança!**

Hoje na HistóriaHoje, comemoramos o nascimento de um dos maiores ícones do Renascimento: **Lorenzo de' Medici**, conheci...
01/01/2025

Hoje na História

Hoje, comemoramos o nascimento de um dos maiores ícones do Renascimento: **Lorenzo de' Medici**, conhecido como Lorenzo, o Magnífico.

Nascido em 01 de janeiro de 1449, Lorenzo não foi apenas um astuto estadista e líder, mas também um grande patrono das artes. Sob sua influência, Florença se tornou um verdadeiro berço da cultura e da criatividade, dando vida a obras-primas que ainda admiramos hoje.

Curiosidade: Lorenzo foi mentor de artistas renomados como Michelangelo e Botticelli, moldando o futuro da arte italiana.

Um brinde a Lorenzo, o Magnífico! 🥂

O Pátio do Palazzo Medici Riccardi é um verdadeiro tesouro arquitetônico que nos transporta ao esplendor do Renascimento...
19/12/2024

O Pátio do Palazzo Medici Riccardi é um verdadeiro tesouro arquitetônico que nos transporta ao esplendor do Renascimento italiano. 🏛️✨ Com suas colunas elegantes, arcos simétricos e detalhes que contam séculos de arte e cultura, este espaço é um convite para desacelerar e apreciar a beleza atemporal.

🌿 Seja para admirar a harmonia do design ou apenas para sentir a serenidade do ambiente, o pátio é um refúgio encantador no meio da cidade. Cada pedra aqui guarda histórias de uma época em que Florença era o berço da criatividade e da inovação.

📍 Dica: Reserve um momento para contemplar os detalhes e deixar-se inspirar pela atmosfera única deste lugar mágico.

Se a vida te der limões, troque-os por vinho tinto e viva a história com um brinde.
11/12/2024

Se a vida te der limões, troque-os por vinho tinto e viva a história com um brinde.

Novidades em Florença: finalmente o corredor Vasari será reaberto! Fechado em 2016 para permitir a adaptação às normas d...
06/12/2024

Novidades em Florença: finalmente o corredor Vasari será reaberto!

Fechado em 2016 para permitir a adaptação às normas de segurança, foi totalmente restaurado (a última intervenção data da década de 1990) e no dia 21 de dezembro estará novamente acessível com um bilhete especial: entra-se pela Galeria Uffizi, passando pela Ponte Vecchio e você sai dos Jardins Boboli.

Com cerca de 750 metros de comprimento, foi construído pelo arquiteto Giorgio Vasari em 1565: os Medicis, governantes da cidade, usaram-no para chegar ao Palazzo Vecchio a partir do seu palácio Pitti sem serem perturbados e sem correr riscos para a sua segurança.

03/10/2024

Está em Florença e a maioria dos museus não abrem às segundas feiras? Não fique triste! O Museu do Bargello estará aberto. Ali você vai poder admirar obras dos grandes mestres do Renascimento, como por exemplo Michelangelo, Donatello, Lucca della Robbia, Verrocchio, entre outros.

30/09/2024

Este, este o esto?

Hoje na HistóriaEm 19 de agosto de 1457 morre o pintor Andrea del Castagno.Andrea nasceu em um vilarejo chamado Castagno...
19/08/2024

Hoje na História

Em 19 de agosto de 1457 morre o pintor Andrea del Castagno.

Andrea nasceu em um vilarejo chamado Castagno, nos arredores de Florença. Segundo Giorgio Vasari, Andrea ficou órfão quando ainda era um menino e foi acolhido por um tio que durante muitos anos o incumbiu de cuidar dos rebanhos.

Logo o tio percebeu que Andrea era ágil, esperto e que sabia cuidar também das pastagens e de tudo que era do seu interesse. Andrea trabalhou no campo até um dia que para escapar da chuva, foi dar por acaso em um lugar onde os pintores rurais, que trabalhavam por pouca remuneração, pintavam um tabernáculo para um camponês.

Andrea que nunca vira coisa semelhante, ficou olhando com muita admiração, o modo de como era feito aquele trabalho. E logo sentiu um desejo enorme, uma grande paixão por aquela arte.

Sem perder muito tempo, com carvão e ponta de faca, começou a desenhar animais e figuras nos muros e nas pedras, despertando assim, muita admiração em quem os vias.

Assim, entre os camponeses começou a correr a fama da nova atividade de Andrea e, para sua sorte, tais fatos chegaram aos ouvidos de um fidalgo que tinha muitos terrenos naquela região chamado Bernardetto de' Medici, que quis conhecer o menino. Depois de conhecê-lo, Bernardetto levou Andrea para Florença, e lhe arranjou um trabalho junto a um dos melhores mestres da época. Provavelmente foi aluno de Paolo Schiavo, Paolo Ucello e Filippo Lippi.

Entre as suas obras mais conhecidas estão o Cenáculo de Santa Apolônia em Florença, os Homens e Mulheres ilustres e o afresco do monumento equestre de Niccoló da Tolentino no Duomo de Florença.

Address


Alerts

Be the first to know and let us send you an email when Guia de Florença posts news and promotions. Your email address will not be used for any other purpose, and you can unsubscribe at any time.

Contact The Business

Send a message to Guia de Florença:

Videos

Shortcuts

  • Address
  • Telephone
  • Alerts
  • Contact The Business
  • Videos
  • Claim ownership or report listing
  • Want your business to be the top-listed Travel Agency?

Share

Nossa História

Descubra Florença e as obras-primas dos museus florentinos acompanhados por um guia profissional que irá revelar todos os detalhes históricos e artísticos da cidade e das obras de arte dos grandes gênios do Renascimentos