02/06/2024
🚙 Para o norte da Polônia viajo com os turistas com muito menos frequência do que para o sul. Isso se deve ao fato de que, entre os brasileiros e portugueses, os locais mais "promovidos" são aqueles na linha Varsóvia - Cracóvia, e também porque os visitantes do Brasil geralmente têm pouco tempo para a Polônia.
🏰 No entanto, o norte da Polônia é muito interessante, tem uma história um pouco diferente e muitos vestígios materiais da presença alemã. Um ótimo exemplo disso é o Castelo de Malbork - um dos maiores castelos do mundo. Sede dos Cavaleiros Teutônicos - uma ordem religiosa militar, trazida para o norte da Polônia por um príncipe polonês no princípio do século XIII.
⚔️ No início, os Cavaleiros Teutônicos eram aliados da Polônia, mas gradualmente se tornaram seus maiores inimigos. Derrotados em uma das maiores batalhas medievais da Europa - a Batalha de Grunwald em 1410, não foram destruídos pela Polônia. Transformaram-se em Prússia Ducal, depois em Prússia Real, um dos três países que, juntamente com Áustria e Rússia, dividiram a Polônia no final do século XVIII, levando à sua queda e desaparecimento do mapa da Europa. O norte da Polônia esconde muitas histórias desse tipo!
As fotos da excursão Varsóvia - Malbork - Varsóvia, com Oreste e Mônica, de São Paulo.
------
Greg - seu guia em português em Varsóvia e na Polônia