13/06/2022
🍷 Você sabia que a Romênia é um dos maiores produtores mundiais de vinho?
É isso mesmo! De acordo com o site da BKWine Magazine, em 2020 a Romênia ocupava o 13º lugar no ranking de maiores produtores. Mas apesar disso, dados do mesmo site indicam que apenas 6% da produção é destinada à exportação - ou seja, o vinho romeno é praticamente um segredinho bem guardado!
Essa grande produção é favorecida pelo clima e pelo solo da Romênia, que contribuem para a produção de diversos tipos de vinhos: brancos, rosés, espumantes ou tintos. Vários tipos de uvas são cultivados no país, mas vale a pena destacar as seguintes:
🍇 Feteasca Regala - uma das variedades mais conhecidas e procuradas na Romênia, é um vinho semi-aromático, como o Chardonnay. Com ampla produção, era um vinho muito popular durante o comunismo, quando a produção em massa era favorecida. Pode ser encontrado em todo o país, e possui sabor e aroma de flores como rosas ou flores silvestres, e frutas como damascos secos ou amêndoas.
🍇 Feteasca Neagra - uva nativa da Romênia, cultivada há centenas de anos em grandes plantações. Esta casta pode produzir vinhos rosés e tintos excepcionais, resultando em vinhos distintos, com uma tipicidade pronunciada. Possui sabor e aroma de frutas como amoras, ameixas ou cerejas pretas, toques de canela, baunilha e pimenta.
🍇 Tamaioasa Romaneasca - variedade de moscatel com possível origem na Grécia Antiga, mas com produção na Romênia há 2 mil anos. Possui sabor e aroma de buquê floral intenso como damascos, pêras, manjericão, incenso, mel, melão ou abacaxi.
🍇 Cadarca - Vinho tinto de cor vermelho-rubi com sabor picante de cravo fresco. Este foi o vinho da corte imperial de Viena durante o reinado do imperador Franz Josef, no século XVIII.
A Romênia também produz safras mundiais, incluindo Riesling, Merlot, Sauvignon Blanc, Cabernet Sauvignon, Chardonnay e Muscat Ottonel.
Aos amantes de vinho, uma visita à Romênia será incompleta sem uma parte dedicada ao enoturismo! São cerca de 50 vinícolas que podem ser visitadas, sendo que além das visitas às vinícolas e degustação de vinhos, algumas oferecem hospedagem no local.