Um Castelo Único na Romênia!
Já ouviu falar no Castelo de Barro da Romênia?
O "Castelul de Lut, Valea Zanelor" (ou "Castelo de Barro, Vale das Fadas") é um local super legal de ser visitado, especialmente se sua viagem passar pela região de Sibiu - ele fica há 📍 50km de Sibiu, e foi inaugurado em 2016 com o objetivo de criar um local de contos de fadas, para que seus visitantes possam se desconectar do mundo real.
É um lugar encantador, em que a arquitetura é baseada em formas orgânicas, super em harmonia com a natureza. As paredes são construídas com uma mistura de barro, palha, água e areia (tudo misturado à mão), e as torres são de pedra. Apenas materiais naturais, feitos à mão por artesãos qualificados e locais - ou talvez por gnomos da floresta encantada local 🧝♀️, quem sabe?
Atualmente, é possível visitar a área externa e jardins nos arredores, mas futuramente o Castelo será um meio de hospedagem - já pensou que legal dormir num lugar assim?
🕦 O local é aberto para visitas diariamente, das 10:30 às 17:30.
Marca aqui nos comentários a pessoa que vai te levar nesse lugar mágico 🧚♀️
VOCÊ CONHECE O COLIND?
As festas de fim de ano, especialmente o Natal, trazem consigo um dos mais belos costumes romenos - o "colind", ou canto natalino.
A palavra "colind" vem do latim "Calendae" dado aos antigos feriados pagãos do Ano Novo, quando era costume desejar abundância e felicidade para o ano que se iniciava. O costume do "colind" tem origem nos romanos que celebravam o "Nascimento do Sol" nesta época de inverno, quando o sol atinge o seu ponto mais baixo no hemisfério sul, começando então, como uma subida e depois um movimento gradual para o norte.
A partir do Cristianismo, as canções de Natal passam a carregar o espírito natalino e celebrar o nascimento do menino Jesus - são uma síntese do espírito criativo e religioso do povo romeno.
De acordo com a tradição, assim que a noite cai, as crianças se reúnem e começam a cantarolar. Mas antes de sair de casa, recebem bolsas costuradas à mão de tecido, onde guardam nozes, pretzels e maçãs. Mesmo que esteja nevando ou fazendo frio, as crianças se reúnem em grupos e saem pelas ruas das grandes cidades ou pequenas vilas para anunciar o Natal - o costume, há muitos anos, é de que os anfitriões que recebem os pequenos cantores abrem tanto os portões da alma quanto os portões de suas casas.
Alguns pontos da tradição podem variar de acordo com a região do país, e os grupos de cantores, geralmente vestidos com roupas tradicionais romenas, podem estar acompanhados de uma pessoa vestida de cabra, urso, ou usando máscaras. Com origem anterior ao nascimento de Cristo, esse costume vem de celebrações pagãs e tinham como objetivo afastar os maus espíritos e trazer abundância às plantações.
#romenia #colind #tradicaodenatal #tradicao #lesteeuropeu
Horezu é uma cidade localizada no condado de Vâlcea, conhecida pela arte e habilidade de seu povo 🇷🇴.
As Cerâmicas de Horezu são um tipo de arte que produz peças de cerâmica tradicionais únicas, cada uma feita e pintada à mão 🖌, sendo uma das artes mais representativas do folclore romeno. Elas são tão representativas e tão impressionantes em sua aparência física que foram incluídas no patrimônio cultural intangível da UNESCO em 2012.
Tradicionalmente, o trabalho na olaria é dividido entre homens e mulheres. Os homens 🧔 são encarregados de extrair o barro, limpar, dosar, molhar, amassar e moldar as peças. Em seguida, as mulheres 👩decoram os objetos com técnicas e instrumentos específicos. Elas desenham modelos tradicionais, únicos pela combinação de formas e cores. As cores acrescentam um elemento próprio, pela sua vivacidade e brilho, que vão principalmente do castanho escuro ao vermelho, verde e azul.
#ceramica #horezu #romenia #culturalocal #patrimoniounesco
Seria essa uma das ruas mais estreitas da Europa?
Dizem que a Strada Sforii está entre as 3 ruas mais estreitas do continente (perdendo apenas para a Spreuerhofstrasse na Alemanha, e a Parliament Street na Inglaterra). Ela fica na cidade de Brasov, e foi construída no século XVII como um corredor de auxílio ao trabalho dos Bombeiros - são 80m de comprimento, e a largura varia entre 1,10 e 1,35m.
É localizada no Centro Velho, entre as ruas Cerbului e Poarta Schei, e é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade.
Como tantos outros lugares na Romênia, existe uma lenda sobre esta rua. Conta-se que há muitos anos, os casais apaixonados que tinham seus relacionamentos proibidos vinham até essa rua para ter encontros secretos. Hoje, diz a lenda que os casais que se beijarem neste local, ficarão juntos por toda a vida.
E aí, você já conhecia a história dessa rua? Marca aqui nos comentários quem você quer levar para um passeio aqui!
#romenia #lesteeuropeu #brasov #stradasforii
Personalidades Romenas: GEORGE ENESCU
De vez em quando gosto de fazer esse post de "Personalidades Romenas", porque acho que é um meio de aprender mais sobre a história e cultura daqui, e também é uma forma bem legal de entender quem são as pessoas que dão nome a ruas, cidades, prédios, festivais, pelo país afora.
A personalidade de hoje é um desses casos que vemos o nome em vários lugares, mas poucos sabem quem foi. George Enescu é considerado o músico mais importante da Romênia, foi compositor, violinista, pianista, professor e maestro de grande destaque no cenário musical europeu.
Nasceu na cidade de Liveni em 1881, e era considerado uma criança prodígio - começou a tocar violino aos 4 anos de idade, e dos 7 aos 13 anos estudou no Conservatório de Viena, onde aos 8 anos alguns membros da imprensa o chamavam de "o Mozart romeno". Ao se formar, prosseguiu com seus estudos dos 14 aos 18 anos, dessa vez no Conservatório de Paris, sempre com apresentações de grande destaque.
Seu trabalho o levou a apresentações pela Europa (Romênia, França, Itália, Portugal, entre outros), e Estados Unidos. Era admirado pela Rainha Elisabeta da Romênia, e por diversas vezes George Enescu foi convidado para apresentar suas obras no Castelo de Peles, em Sinaia.
Faleceu em 1955, aos 73 anos, em Paris - para onde se mudou de vez quando o comunismo foi instaurado na Romênia.
A obra do músico é celebrada atualmente através do Festival George Enescu, que acontece em Bucareste a cada 2 anos, e é um dos maiores festivais de música clássica e competição internacional do leste europeu.
#georgeenescu #musicaclassica #romenia #viagensculturais
Restaurante iDracula - Centro Velho
E o Halloween chegou! Depois de nossa jornada durante essa semana, que tal fecharmos de forma leve, mas ainda com um clima de "mistério" no ar?
Para quem gosta de comemorar a data, o Centro Velho de Bucareste é um bom lugar a ser visitado, pois sempre há lugares com decorações e festas temáticas.
E é no coração do Centro Velho que fica o Restaurante iDracula, que nos traz uma divertida lembrança do vampiro mais famoso do mundo, e do homem que inspirou a criação do personagem. A decoração é em estilo Medieval, o cardápio tem algumas opções de "platou", que são pratos para 2 ou mais pessoas bem servidos, com variações de carnes e acompanhamentos, e há também opções variadas de comidas, como peixe, massas e pratos típicos da gastronomia romena.
Com tantas opções de restaurantes no Centro Velho, este é um daqueles lugares para adultos e crianças que você provavelmente vai lembrar por um bom tempo de ter visitado.
#halloween #dracula #romenia #bucareste
A Piața Obor é um dos maiores e mais antigos mercados públicos de Bucareste, e um passeio aqui é uma imersão na cultura local!
Existente desde o século XVII como uma feira de animais, em 1865 foi estabelecido como uma feira pública de comércio em geral. Em 2011 passou por uma grande reforma de modernização, para melhor atendimento ao público.
Uma experiência super autêntica é visitar a Piața Obor em um sábado ou domingo de manhã (chegue cedo, pois por volta de 11:30 - 12:00 muitas barracas fecham). Aqui você encontra no andar térreo uma variedade de produtos de produtores locais (frutas, verduras, legumes, mel). Já no andar superior do prédio, está uma área de comércio: carnes e embutidos de diversas regiões do país, lojas de produtos naturais, lojas de especiarias, entre outras.
Na parte externa, uma loucura que alguns amam, alguns não gostam tanto, mas de uma grande riqueza cultural: barracas com os mais diversos produtos: além dos que já foram citados, há também flores, artesanato, itens para a casa, roupas, bebidas locais, enfim... A Piața Obor é aquele lugar que recorremos quando precisamos de qualquer coisa: possivelmente encontraremos lá!
Para finalizar o passeio, nada como comer mici na Terasa Obor: para encontrar, siga o cheiro de carne e a fumaça. Mici é a carne típica do churrasquinho romeno, e o mici de Obor é um dos melhores que você vai encontrar!
E aí, o que você acha dessas experiências com locais? Me conta aqui nos comentários!
#romenia #desenhodeviagem #turismodeexperiencia #destinosbaratos #experienciaslocais
Transfăgărășan
O nome pode parecer difícil, mas a grandiosidade desse lugar é fácil de entender!
A estrada Transfăgărășan, cujo nome é a junção de trans + Fagaras, ou seja, que passa entre as montanhas Fagaras, é considerada por muitos como uma das estradas mais bonitas do mundo, e posso dizer por experiência própria: o título é merecido! Construída nos anos 70 pelo antigo ditador comunista Nicolae Ceausescu, a estrada tinha objetivos militares - ele queria garantir o rápido acesso militar através das montanhas em caso de uma invasão Soviética.
O visual de tirar o fôlego é a atração principal - a estrada, que inicia em Curtea de Arges e termina em Cartisoara, tem 145 km de extensão e pode ser feita em 3 horas, mas um passeio bem aproveitado leva um dia inteiro - e vale a pena! O ponto mais alto é onde fica o Lago Balea, a 2040m de altitude. Ali, é possível estacionar seu carro, caminhar pela região do Lago ou fazer trilha nas montanhas, comer algo no restaurante ou nas barracas de comida, comprar souvenirs e até fazer tirolesa. Para a experiência ser ainda mais especial, vale considerar passar uma ou duas noites na região para explorar as atrações no decorrer da estrada.
Agora, quem já fez o trajeto sabe: essa é uma região com muitos ursos marrons, então encontrar um deles no caminho não é incomum. Mas atenção! São animais selvagens, não devem nunca ser alimentados! E lembre-se que atrás de todo filhote fofo sempre tem uma mamãe ursa pronta para brigar se achar necessário! Então admire essas belezas da natureza de dentro do seu carro, e deixe os animais tranquilos :)
Outra questão muito importante é que a Transfagarasan é aberta somente em um determinado período do ano, que vai de Junho a Outubro, mas as datas exatas para abertura e fechamento variam de acordo com condições climáticas.
Há detalhes que são essenciais para que um passeio assim seja aproveitado da melhor forma, e nada melhor do que ter um profissional
Nadia Comaneci
Nem só de lindos lugares é feita a história da Romênia, por isso trago a história de Nadia Comaneci, uma das personalidades romenas mais conhecidas no mundo!
*Por que?
Nadia foi uma ginasta olímpica famosa por que durante as Olimpíadas de 1976, aos 14 anos e em sua primeira participação, ela conseguiu nas barras assimétricas um feito inédito - um 10 perfeito - todos os juízes deram a nota máxima para sua apresentação!
*Como começou?
Depois de quebrar as molas de quatro sofás em casa, aos 6 anos, enquanto brincava de ginasta no pátio da escola, ela foi descoberta pelo renomado técnico Béla Karolyi. Em seu teste, Nadia cumpriu os requisitos para iniciar seus treinamentos. Na ocasião, o treinador declarou que ela era a pupila perfeita pois "Ela não conhece o medo."
*Vitrine do comunismo?
No documentário “Nadia Comaneci: a ginasta e o ditador”, tocado pelo contexto de Guerra Fria, pode-se conhecer um pouco da história que mostra como a ginasta se transformou em uma estrela da noite para o dia em 1976, e como o país se utilizava da força do esporte como arma de propaganda ideológica - Nadia se tornara “a heroína do trabalho socialista”.
Em 1984, ao encerrar sua carreira, graduou-se pelo Instituto de Educação Física e Desportos em Bucareste, e foi convidada a integrar o grupo da Federação Romena de Ginástica como treinadora da equipe júnior, onde ficou até 1989. Poucas semanas antes da Revolução romena, Nadia refugiou-se com outros jovens, passando por Hungria, Áustria e Estados Unidos.
*E hoje?
Após um período conturbado de adaptação, em 1994 ela casou-se com o também ginasta Bart Conner e passa a ter sua vida toda nos Estados Unidos. Hoje, eles administram uma academia de ginástica que atende 1500 alunos, além de ser fundadora de uma instituição filantrópica e colaboradora em diversas outras tanto na Romênia quanto nos Estados Unidos.
Em 2003 publicou sua autobiografia, "Cartas a uma jovem ginasta".
Sighisoara
Começamos a semana com essa que é minha cidade preferida na Romênia ❤️!
A origem da cidade de Sighisoara remonta aos tempos dos Romanos, passando pelo povo da Dacia, até que durante o século XII, os Saxões da Transilvânia construíram uma nova cidadela, chamada Schäßburg, hoje conhecida como Sighisoara. É um Patrimônio Mundial da UNESCO, e uma das cidades medievais mais lindas e bem preservadas da Europa!
* Berço de Vlad Tepes
Sighisoara é conhecida por ser o local de nascimento de Vlad Tepes, também conhecido como Vlad o Empalador, príncipe da Valáquia de 1456 a 1462. Foi ele quem inspirou o autor Bram Stoker a criar o personagem Conde Drácula.
* Cidadela
A cidadela foi construída no século XII, e com o crescimento econômico nos séculos XIV e XV a cidade tornou-se uma fortaleza militar e política. Por isso, nessa época artesãos e comerciantes locais financiaram a construção de um forte sistema de defesa com 14 torres e diversos bastiões providos de artilharia dirigida aos quatro pontos cardeais, para protegerem-se especialmente das invasões Turcas. Cada torre foi construída, mantida e defendida por um grupo de artesãos/comerciantes (as torres são nomeadas de acordo com esses grupos - torre dos ferreiros, açougueiros, tecelões, fabricantes de cordas, curtidores de couro e alfaiates), e atualmente ainda é possível visitar 9 dessas torres, incluindo a principal e ponto de referência da cidade - a Torre do Relógio.
* Festival Medieval
Uma das melhores épocas para visitar a cidade e se jogar de cabeça no clima medieval, é durante o Festival Medieval, que acontece todos os anos no mês de Julho. Um fim de semana que nos coloca em um túnel do tempo, com atividades de época, e apresentações culturais e musicais.
E aí, me conta aqui nos comentários: você já conhecia a história dessa cidade?