Caminho entre Pradarias e os Livros

  • Home
  • Caminho entre Pradarias e os Livros

Caminho entre Pradarias e os Livros Contact information, map and directions, contact form, opening hours, services, ratings, photos, videos and announcements from Caminho entre Pradarias e os Livros, Sightseeing Tour Agency, .

Uma experiência que conjuga o alojamento em zonas rurais, para lá dos limites da azáfama da Cidade, com um leque de roteiros em torno de obras da Literatura Portuguesa.

Pelos sítios que conhecemos, calha sempre bem aquecer o corpo e a alma com uma sopinha."Não, agradecia muito ao Fidalgo,...
17/01/2022

Pelos sítios que conhecemos, calha sempre bem aquecer o corpo e a alma com uma sopinha.

"Não, agradecia muito ao Fidalgo, mas nessa tarde comia as sopas com o genro nos Bravais, que era festa pelos anos do netinho.
— Bravo! Parabéns, Pereira amigo! Dê lá um beijo meu ao netinho... Mas então ao menos um copo de vinho verde.
— Entre as comidas, meu Fidalgo, nem água nem vinho.
Gonçalo farejara, arredara os ovos. E reclamou o "jantar da família", sempre muito farto e saboroso na Torre, e começando por essas pesadas sopas de pão, presunto e legumes, que ele desde criança adorava e chamava as palanganas."

QUEIROZ, Eça - A Ilustre Casa de Ramires, Obras Completas de Eça de Queiroz, Vol. II, Rio de Janeiro, Editora Nova Aguilar S.A., 1997, pág. 262




"(...)No fundo, esse sonho, vezes e vezes renovado e outras tantas frustrado, é apenas o desejo inconsciente de repetir ...
16/01/2022

"(...)

No fundo, esse sonho, vezes e vezes renovado e outras tantas frustrado, é apenas o desejo inconsciente de repetir as únicas férias maravilhosas que já tivemos: as da infância — esses infinitos meses para os quais não havia projectos, porque então não os fazíamos e porque, mesmo antes de vividos, já eram realização. O mundo estava todo por descobrir — e o mundo cabia no círculo que os olhos traçavam. Duas árvores e um charco: a Europa. Um caminho entre rochedos: a América. Ou a Ásia. Ou a África. Nadar ou navegar no rio era o mesmo que atravessar o oceano. E descobrir um ninho abandonado valia bem a caverna de Ali Babá. Por isso, hoje, as férias não podem ser repouso. Queremos, à viva força, descobrir o mundo, como se fôssemos nós os primeiros: outra coisa não significa a nossa satisfação quando obrigamos um amigo a confessar que não viu, no Louvre, aquela estátua grega que, no nosso entender, vale a viagem.

Tudo isto são ilusões. O mundo está visto e decorado. Ninguém descobrirá a Europa, e a estátua grega, afinal, é uma pobre cópia romana. Mas que importa? Aqui solenemente declaro que, este ano, as minhas férias serão, em valor de revelação e descoberta, iguais àquelas em que, com os olhos novos da infância, me aconteceu encontrar uma fonte que ninguém conhecia. E se este ano não for, será para o ano. Porque a fonte lá está."

José Saramago, in 'Deste Mundo e do Outro'




"Na Natureza nunca eu descobriria um contorno feio ou repetido! Nunca duas folhas de hera, que, na verdura ou recorte, s...
12/01/2022

"Na Natureza nunca eu descobriria um contorno feio ou repetido! Nunca duas folhas de hera, que, na verdura ou recorte, se assemelhassem! Na Cidade, pelo contrário, cada casa repete servilmente a outra casa; todas as faces reproduzem a mesma indiferença ou a mesma inquietação; as ideias têm todas o mesmo valor, o mesmo cunho, a mesma forma, como as libras; e até o que há mais pessoal e íntimo, a Ilusão, é em todos idêntica, e todos a respiram, e todos se perdem nela como no mesmo nevoeiro... A "mesmice" - eis o horror das Cidades!"

Eça de Queirós, in "A Cidade e as Serras"

A Fundação Eça de Queiroz, com sede na Quinta de Tormes, dedica-se à divulgação e preservação da memória e do espólio do escritor. A mesa alta onde escrevia de pé, gravuras e pinturas que decoravam a sua casa de Neuilly, em Paris e a sua biblioteca são alguns os pontos de interesse que marcam a visita a Tormes, para além da paisagem envolvente única que ficou eternamente descrita nos seus livros.

"As dobras, e as cores do chão onde firmo os pés, foram sempre no meu espírito coisas sagradas e íntimas como o amor. Fa...
11/01/2022

"As dobras, e as cores do chão onde firmo os pés, foram sempre no meu espírito coisas sagradas e íntimas como o amor. Falar duma encosta coberta de neve sem ter a alma branca também, retratar uma folha sem tremer como ela, olhar um abismo sem fundura nos olhos, é para mim o mesmo que gostar sem língua, ou cantar sem voz. (...) Lá está o exemplo de Miguel Angelo a demonstrá-lo. Mas eu, não. Eu declaro aqui a estas fundas e agrestes rugas de Portugal que nunca vi nada mais puro, mais gracioso, mais belo, do que um tufo de relva que fui encontrar um dia no alto das penedias da Calcedónia, no Gerez. Roma, Paris, Florença, Beethoven, Cervantes, Shakespeare... Palavra, que não troco por tudo isso o rasgão mais humilde da tua estamenha, Mãe!"

Miguel Torga, in 'Diário (1942)'

Miguel Torga tem o seu nome intimamente ligado à natureza que rodeia a sua terra natal, S. Martinho de Anta. O pseudónimo Torga tem origem no arbusto torga, da ordem das ericales, também conhecida por urze, ou queiroga, que cresce no planalto da Serra da Azinheira. Pelo mês de abril as suas flores dão um colorido muito especial à paisagem. . Nesta região do concelho de Sabrosa, a formação rochosa é de natureza ígnea, granitos, onde podemos andar por quilómetros.




Vale de Santarém “O vale de Santarém é um destes lugares privilegiados pela natureza, sítios amenos e deleitosos em que ...
11/01/2022

Vale de Santarém

“O vale de Santarém é um destes lugares privilegiados pela natureza, sítios amenos e deleitosos em que as plantas, o ar , a situação, tudo está numa harmonia suavíssima e perfeita: não há ali nada grandioso nem sublime, mas há uma como simetria de cores, de sons, de disposição em tudo quanto se vê e se sente, que não parece senão que a paz, a saúde, o sossego do espírito e o repouso do coração devem viver ali, reinar ali um reinado de amor e benevolência. As paixões más, os pensamentos mesquinhos, os pesares e as vilezas da vida não podem senão fugir para longe. Imagina-se por aqui o Éden que o primeiro homem habitou com a sua inocência e com a virgindade do seu coração.”

Almeida Garrett, in 'Viagens na Minha Terra' (1846), romance que inaugura a modernidade romanesca em Portugal. Garrett faz uma descrição do Vale de Santarém como lugar de ordem e harmonia e incorre na comparação bíblica com o Jardim do Éden.




11/01/2022

Esta página, bem como o evento que lhe está associado, são de cariz fictício, e têm por base um fim académico. Não obstante, serve de trampolim para explorar as sinergias entre o nosso mundo rural e a potencial relação com a literatura.

Esta página, bem como o evento que lhe está associado, são de cariz fictício, e têm por base um fim académico. Não obsta...
11/01/2022

Esta página, bem como o evento que lhe está associado, são de cariz fictício, e têm por base um fim académico. Não obstante, serve de trampolim para explorar as sinergias entre o nosso mundo rural e a potencial relação com a literatura.




Address


Website

Alerts

Be the first to know and let us send you an email when Caminho entre Pradarias e os Livros posts news and promotions. Your email address will not be used for any other purpose, and you can unsubscribe at any time.

Shortcuts

  • Address
  • Alerts
  • Claim ownership or report listing
  • Want your business to be the top-listed Travel Agency?

Share