30/10/2023
Atualmente, de acordo com o senso de 2014 do IBGE, a cidade de Paraty tem mais de 50 mil habitantes. Em 2019, foi reconhecida pela UNESCO como Patrimônio Mundial, juntamente com Ilha Grande. Esse título não só declara a importância do âmbito cultural mas também do natural devido a reserva ambiental da Serra da Bocaina.
Paraty também é conhecida por ser a “cidade dos festivais”. São inúmeras opções, desde festivais religiosos, como a Festa do Divino, ao tradicional Festival da Cachaça, da Feira Internacional Literária até o Festival de Ceramistas. Todo fim de semana, a cidade se mobiliza para receber um festival diferente e conta com um calendário anual com as datas já pré-definidas.
Cachoeiras e Praias
Mas não são somente os festivais que a alegria a Paraty mais as ilhas praias e cachoeiraa que ganham destaque nos roteiros turísticos. As cachoeiras espalhadas pelas áreas vegetativas são belíssimas.
Em dias de sol, não deixe de fazer trilhas pela mata para conhecer os encantos da natureza. E o melhor é que os caminhos que levam até as cachoeiras e poços são bem acessíveis.
Entre as mais famosas, estão as Cachoeiras do Tobogã e Poço do Tarzan, Cachoeira da Pedra Branca, Cachoeira das Galhetas e Cachoeira do S**o Bravo.
Na sua viagem de turismo em Paraty, Rio de Janeiro, não deixe de se divertir muito por lá, mergulhar nos poços de água, deslizar pelas pedras das cachoeiras e apreciar a bela paisagem da região.
Trindade
O que fazer em Paraty trindade?
Bem pertinho de Paraty, Trindade é um daqueles destinos que você não pode deixar de conhecer. Dá para fazer um bate-volta até lá, pois ela f**a a apenas 26 quilômetros de distância.
Trindade é basicamente uma vila de pescadores cheia de charme. Por lá, a paisagem é de tirar o fôlego e sua atmosfera é bem rústica, perfeita para quem quer curtir momentos de tranquilidade.
A pequena vila é dona de praias belíssimas, como a Praia do Meio, considerada uma das praias mais bonitas de Paraty.
No pequeno vilarejo, conheça também as praias do Caixa d’Aço e da Pedra que Engole. Não deixe de fazer um passeio pelo Parque Nacional Serra da Bocaina, que é surpreendente.