25/01/2021
A escadaria que dá acesso às Prainhas do Pontal do Atalaia parece levar ao paraíso. Do alto do morro, o que se vê é um cenário paradisíaco. Difícil não ficar hipnotizado pela vista no topo da escada, de onde se vê a areia branca, o mar colorido e o verde ainda preservado na vizinha Ilha do Farol. A descida é íngreme e são muitos degraus. Nada que uma paradinha para as fotos não ajude.
É importante não confundir as Prainhas do Pontal do Atalaia com a Prainha (quase na entrada da cidade) e com a Praia do Pontal (mesma faixa de areia da Praia do Forte, em Cabo Frio). As Prainhas ficam localizadas no Morro do Pontal do Atalaia e têm esse nome por serem compostas de duas praias. Quando a maré está está baixa, elas se unem na mesma faixa de areia e formam apenas uma praia.
A depender da hora do dia, da corrente, da presença de sol e de muitos outros fatores, a cor da água poderá ser diferente, transitando entre o verde o azul. Porém, duas características são comuns a qualquer dia do ano: a água nas Prainhas é sempre calma e muito transparente. Digna de comparação com os melhores destinos do Caribe. É realmente um das mais lindas praias de Arraial do Cabo. E a temperatura da água está entre as mais agradáveis da cidade.
A areia é branquinha e muito fina, cercada por rochas e pelo verde da vegetação. Há uma duna no centro da praia que oferece um lindo mirante, além das escadarias que dão acesso às raras construções ao redor. O espaço de areia mais próximo ao ponto de descida dos frequentadores é também o mais cheio. Basta caminhar alguns metros para fugir do movimento e ter uma praia incrivelmente linda e deserta. No canto direito da praia (de quem olha para o mar), uma pequena gruta, conhecida como Gruta do Amor, faz a felicidade de quem busca um belo cenário para fotos. A abertura da gruta permite lindas imagens, com o mar de Arraial ao fundo. Contam os moradores que a gruta tem poderes de tornar o amor eterno.
Não há nas Prainhas uma boa infraestrutura de restaurantes ou quiosques. Vendedores montam barracas de acordo com o movimento. Em dias de semana, é possível até que não haja ninguém, mas nos finais de semana sempre haverá um vendedor que oferece comida, bebida, cadeiras e barracas. Não há banheiro na praia.
O principal acesso às Prainhas, para quem está de carro, é pelo Pontal do Atalaia. O final do trajeto é em estrada de terra e não há estacionamento. Os carros ficam parados ao longo da via e o trânsito costuma ficar engarrafado nos dias de maior movimento. Há registros de períodos com cobrança, por parte da prefeitura, para que veículos subam ao Pontal do Atalaia. Essa cobrança não é fixa durante todo o ano. Para quem chega a pé, a opção mais rápida é a partir da trilha no canto direito da Prainha, próximo ao Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM). O trajeto total leva em torno de 1h. Quem fizer o mesmo percurso dos carros levará duas horas para realizar toda a subida. Há ainda a opção de ir em passeio de barco. O trajeto, ida e volta, tem custo de R$ 15. Os barcos partem da Praia dos Anjos e é preciso combinar um horário de retorno com o barqueiro. As Prainhas também fazem parte do passeio de barco que leva à Praia do Farol. Durante o passeio, há de 40 minutos a uma hora de parada na praia.