07/04/2022
A Associação Brasileira Cultural Irmãos Unidos, no 3º Festival de Capoeira de Divina Pastora na noite de 2 de abril de 2022, homenageou 8 personalidades pretas do município. Manoel Missias dos Santos Filho, foi um dos reconhecidos.
Filho único de seu Manoel e dona Anunciada, pessoas humildes, com muitas dificuldades, estudou em escola pública e prestou vestibular para Pedagogia ingressando na Universidade Federal de Sergipe. Logo após concluir o curso superior, prestou concurso própria Universidade e, com a aprovação, passou a integrar o quadro de servidores.
Na política, foi vice-prefeito ao lado de Semeão Mendonça, entre 1989 a 1992, contribuindo diretamente na criação e ou fortalecimento de movimentos comunitários, a exemplo de Associações e Ong’s. Na cultura sua contribuição é de grande importância. Desde as comemorações dos festejos de São Benedito, co-padroeiro do município, criação de grupo de escoteiros, motivador e incentivador da Chegança. Missias contribuiu, diretamente, na luta pela reforma da Igreja Matriz Nossa Senhora Divina Pastora, pela conservação da Mata Boacica quando co-criou a Ong Sociedade Ambiental Uruçuca, ainda no ano de 2000.
Manoel Missias, foi honrado, em vida, por inspirar e possuir notória relevância para o nosso município de Divina Pastora.