19/06/2022
O Cartaxo é uma bonita cidade Ribatejana, sede de concelho, situada na região Centro do País, num local de férteis terrenos, muito afamados pelo Vinho tinto encorpado aqui produzido.
A povoação do Cartaxo tem origens muito antigas, anteriores à Nacionalidade, mas que terá f**ado despovoada como resultado das constantes lutas entre mouros cristãos. D. Sancho II, após a reconquista achou importante repovoar a localidade, dada a sua localização privilegiada, tão próxima de Santarém, e com tão férteis terrenos.
De acordo com a lenda, a cidade deve o seu topónimo à Rainha Santa Isabel que terá começado a chamar "cartaxo" a este lugar por aí existirem muitas destas aves.
A região do Cartaxo foi sempre um importante ponto de passagem para o interior de Portugal, tanto através do Rio Tejo como por terra.
A cidade do Cartaxo é caracterizada pelas suas casas rurais que ladeiam edifícios mais modernos, albergando um interessante património, com monumentos como a Igreja Matriz de São João Baptista datada de 1522, a Capela do Senhor dos Passos do século XVI onde estiveram aquarteladas as tropas de Junot em 1808, aquando das Invasões Francesas, o Cruzeiro do Senhor dos Aflitos classif**ado como Monumento Nacional, a Praça de Touros datada de 1874, e um dos grandes orgulhos da terra, adepta da festa brava, como boa cidade Ribatejana.
Outros dos grandes orgulhos do Cartaxo é o Complexo Desportivo e Cultural da Quinta das Pratas, onde se situam as piscinas municipais, campos de ténis, ringues desportivos, parque infantil, e um espaço para reuniões, congressos ou seminários.
Alberga ainda o Eco-museu Rural e do Vinho, com núcleos e itinerários que levam à descoberta do "habitat" ribatejano característico da região.
O Cartaxo tem disponível a Rota do Vinho, que também permite visitar quintas, explorações agrícolas e adegas da região.
Anualmente, em Novembro, tem lugar a Feira dos Santos, uma das mais afamadas e antigas da região (remonta ao século XVII) da região a par da grandiosa Festa do Vinho em Maio que reúne muitos visitantes e atracções.
A vila de Valada, pertence ao concelho do Cartaxo e é conhecida pelo seu poder na agricultura hortícola e sem dúvida pelas suas maravilhosas vinhas. É a maior produtora de vinho regional e acolhe também uma tranquila praia, a Praia Fluvial de Valada. (f**a a 20 minutos da Rural Getaway)
Não é só da agricultura que vive esta terra. O facto de se situar na margem do rio Tejo, a pesca do sável é outra das fortes atividades.
Mais do que um passeio turístico, o Bacalhôa Buddha Eden é um lugar para quem quer desfrutar de momentos de tranquilidade e paz. É isto mesmo, ao entrar no jardim é este o sentimento que você certamente vai sentir, paz!
Há quem diga que é “coisa para turista” mas, como eu adoro ser turista, eu achei o jardim lindo e por isto recomendo uma visita. São cerca de 35 hectares repletos de budas, estátuas de terracota, lagos, peixes, plantas exóticas e várias esculturas colocadas em lugares estratégicos em meio à vegetação.
Construído em protesto contra a destruição dos Budas Gigantes de Bamyan, no Afeganistão (2001), o Bacalhôa Buddha Eden é considerado o maior jardim oriental da Europa.
A título de curiosidade, as estátuas dos Budas de Bamiyan foram erguidas a 230Km da cidade de Kabul, no Afeganistão. Uma tinha 37m de altura e a outra 55m. Esta foi considerada a maior estátua de Buda de pé e a segunda maior do mundo. (f**a a 30 minutos do Rural Getaway)