14/05/2022
Glauber apresentou um requerimento de convocação do General Augusto Heleno, ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) do governo Bolsonaro, nesta semana na Câmara dos Deputados. Toda a bancada do PSOL assinou o documento.
O motivo da ação é a revelação de que o ministro conversou com William Burns, diretor da Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos (CIA), em julho de 2021 sobre o sistema eleitoral brasileiro.
Segundo a agência de notícias Reuters, o diretor da CIA disse a autoridades brasileiras que Jair Bolsonaro deveria parar de questionar o sistema eleitoral do país. Heleno nega que o tema tenha sido tratado, mas outra fonte confirmou à Reuters que a mensagem em questão foi transmitida na ocasião.
“Cumpre ressaltar que o histórico de intervenções do governo dos Estados Unidos da América em assuntos internos de nossa República e outros países latinoamericanos é de amplo conhecimento e atravessam décadas.
Igualmente notórios são os esforços de Jair Bolsonaro contra as liberdades democráticas e seu desespero em emitir suspeitas sobre a legitimidade do processo eleitoral brasileiro às vésperas da eleição em que diversas pesquisas apontam para sua derrota.
Urge portanto, que esta Comissão possa ter os devidos esclarecimentos sobre o teor da visita do Diretor da CIA ao Brasil”, informa Glauber em trecho do requerimento de convocação.