18/02/2021
A CRUZ DE BRIGIDA
Estamos no IMBOLC, a roda girou e a Deusa Donzela chegou para nos fazer vibrar o coração com os seus fogos. Se te colocares à escuta vais ouvi-la com o seu cajado feito de madeira de oliveira, a bater no chão, acordando as sementes, que adormeceram no inverno. Chamando-as para o despertar da vida. A primavera está aí a chegar e os primeiros raios do fogo do sol começam a aquecer o chão, as flores de fim de inverno a florir.
Bem, mas o que é o IMBOLC? É uma celebração celta, claro! O tempo de nascerem os cordeiros, da vida a acordar e logo, tempo do leite, da nutrição. Imbolc quer dizer exatamente “no leite”. Nas lendas irlandesas Brigit, ou Brigida aqui pelos nossos lados, nasceu no umbral da porta, estando dentro e fora ao mesmo tempo, tomando conta de tudo o que somos, observando a vida em nós e pedindo-nos o calor do amor, para descongelar os corações mais gelados, seja por mágoa, seja por opção. Nada melhora se não houver amor, nada melhora se a Luz não se sobrepor e reconstruir. Brigida lembra-nos isto. Deusa dos três fogos: inspiração, nutrição e transformação, ela convida-nos a ativar o fogo interno e a valorizar quem somos e quem está ao nosso lado.
Para alguns santa, para nós Deusa, ela foi escrita e descrita centenas de vezes: poderosa, curandeira, cuidadora, senhora do fogo sagrado e da água que cura, para nós senhora dos elementos, inspiradora da civilização, dos ofícios, da arte, da poesia, da comunicação. Senhora da fertilidade, da fé, da proteção!
E é exatamente aqui que surge a Cruz de Brigida, uma cruz feita à mão, pelos seus devotos, que nos protege do fogo e da água, que rege o equilíbrio, no fio da navalha, destes dois elementos na nossa casa, na nossa vida e em nós.
Brigida é uma das Deusas antigas do panteão celta, abre o teu coração ao seu fogo de amor e transmutação!
Se sentires, apanha juncos ou palha e faz a tua Cruz, colocando-a na porta de tua casa e pedindo à Deusa a sua bênção!
Com Amor,
Filipa & Raphael
foto de autor desconhecido