09/07/2020
Estimado Deputado Federal Roberto de Lucena
Nossa querida Ilhabela passa por um momento de grandes incertezas, somos assolados sobre maneira pelos males do isolamento social e não bastasse o Coronavírus o despreparo de nossas autoridades tem nos levado a sanções e restrições arbitrárias e anti-democráticas.
Embora vivamos em um Arquipélago, estamos em mundo globalizado e não permanecemos isolados. Ficamos afastados do continente por muitos dias pela intervenção da municipalidade aos serviço de balsas que através de um sitema amador, trouxe inúmeras dificuldades aos munícipes, tristeza e acredite, morte. Sabemos das dificuldades encontradas por nossos líderes em todas as esferas governamentais e que nenhum deles, nosso Pr Bolsonaro, Donald Tramp ou qualquer outro líder foi preparado para este momento fatídico e controverso para a história e economia mundial, quem dirá nossa humilde prefeita e seus secretários.
Mas passados mais de 100 dias, o mundo, o Brasil, inúmeras cidades brasileiras buscam alternativas baseadas em estudos e fatos para à volta ao normal ou ao que vamos nos permitir aceitar e chamar de “normal”. Ilhabela segue na contra mão do Brasil! Aqui a população permanece sendo assolada a cada novo caso de covid e as inúmeras fake news disparadas por iniciativa pública. Ao entrar na cidade um painel informa os números duvidosos enquanto o executivo se exime de testar em massa nossa pequena população, ou ao menos um teste por amostragem que nos de os reais números, que acreditamos já passarem de 60% da população os infectados.
Não temos um plano de retomada estruturado e decisões vão sendo tomadas dia a dia sem qualquer estudo de viabilidade consistente. O momento tem sido aproveitado para desperdício de dinheiro público, desapropriações milionárias além dos muitos casos de favorecimento aos amigos do governo. Em meio a toda esta tormenta a população recebe as decisões judiciais de processos do passado por corrupção e pasme, os condenados exercem cargos públicos atualmente e são a força da administração no combate a pandemia, inclusive a frente de um programa de auxílio ao trabalhador que tem apresentado inúmeros apontamentos pelo MP.
Some a tudo isso o lobby dos hoteleiros através de suas representações, Contur e Associação Comercial que em tempo de tamanha dificuldade para a nossa indústria, o turismo, viram a oportunidade para extinguir seus pequenos concorrentes e as casa de locação para temporada. Num jogo sujo, decidiram em reuniões fechadas o lançamento de uma plataforma pública, administrada e paga a uma empresa privada que provado, beneficiaria somente aos associados.
À frente de tudo isso uma grande conhecida do estimado Deputado, a Secretaria de Turismo e ainda detentora de outras pastas, Bianca Calepicolo, intensa e determinada em executar seus ideais e planos de forma arbitrária tem cedido suas forças aqueles que têm se declarado inimigos da população.
Hoje somos mais de 700 famílias que precisamos voltar a locar nossas casas para garantir nossa subsistência, sim, alguns são pessoas de fora que escolheram Ilhabela como sua cidade, outros muitos filhos da terra, caiçaras que hoje se encontram desamparados por seus representantes legais e também pelos ilegítimos.
Este documento tem o objetivo de solicitar ao nobre Deputado que seja nosso interlocutor com a atual administração e principalmente junto à Secretaria Bianca, na busca de um entendimento mútuo, imparcial e digno, levando em consideração o interesse de todos e não somente dos próximos, para que possamos voltar a viver harmoniosamente, com iniciativas públicas de responsabilidade, para que possamos juntos construir um futuro digno para todos.