16/12/2022
Em 31 de Outubro de 1875 começa a história deste belo e imponente Patrimônio Histórico Macaense.
Passo em frente ao Colégio Estadual Matias Neto durante a semana e suspiro toda vez que contemplo sua bela arquitetura e suas janelas em arco ogival arrematadas por emolduramento em pedra. O prédio apresenta dois pavimentos sobre porão habitável, com características neoclássicas.
O Prédio foi construído originalmente para ser o Hospital da Sociedade Portuguesa da Beneficência, mas, por falta de recursos e pela imponência do prédio, as obras foram se arrastando e f**aram paralisadas por vários anos, sendo seu porão usado por pessoas pobres e sem recursos como sua verdadeira residência. Posteriormente, o patrimônio foi entregue a administração da Casa de Caridade de Macaé.
Anos depois, havendo necessidade de um grupo escolar em Macaé, o primeiro por sinal, a casa de caridade, por vinte conto de réis, cedeu ao governo do estado o prédio inacabado e todo seu terreno. Em 1920 inaugura o Grupo Escolar Raul Veiga, homenageando assim Raul de Morais Veiga, Presidente do Estado, posteriomente denominou-se Visconde de Quissamã e tem hoje o nome de um dos grandes mestres do passado: Mathias Netto.
Quem me contou essa bela história foi Jane Marinho, uma professora, memorialista e servidora pública que dedicou sua juventude aos trabalhos entre as paredes do C.E. Mathias Netto e que nos dias atuais é de extrema relevância para o centro de memória de Macaé.
Se você já estudou no C.E. Mathias Netto comenta aqui, e se conhece alguém que estudou envia esse pôster.
🔰Turismo Patrimonial, Histórico e Cultural em Macaé
historia.viajante