17/08/2022
Brasileiros não precisam de visto para viajar à turismo para a maioria dos países da Europa. E isso por um tempo máximo de 90 dias no prazo de um ano.
No entanto, a partir de maio de 2023 será necessário que, turistas de algumas nacionalidade, incluindo brasileiros, solicitem uma autorização de viagem, o ETIAS.
O que é ETIAS?
ETIAS é a sigla em inglês para Sistema Eletrônico de Autorização de Viagem. É uma autorização de entrada criada pela União Europeia em 2016 e que será exigida para turistas de mais de 60 nacionalidades, incluindo brasileiros. A autorização do ETIAS será necessário para circular pelos países do Espaço Schengen.
Por que o ETIAS foi criado?
O ETIAS foi criado para aumentar a segurança e para controlar a crise imigratória nos países do Espaço Schengen.
Como o ETIAS vai funcionar?
O ETIAS será obrigatório para entrar em qualquer um dos países pertencentes ao Espaço Schengen. Será necessário solicitar online a autorização antes do embarque. O processo promete ser rápido, e ao ter a autorização aprovada, sua validade será de 3 anos ou até o vencimento do passaporte.
Os países que pertencem ao Espaço Schengen são: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Letónia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Países Baixos, Polónia, Portugal, República Checa, Suécia e Suíça.
Como faço a solicitação do ETIAS?
Para solicitar a autorização, o viajante deverá preencher um formulário eletrônico online e pagar uma taxa de €7. Além disso, é preciso ter um passaporte com validade de pelo menos 3 meses da data da viagem.
O que vai mudar para o brasileiros que vão à Europa?
Para brasileiros viajando à Europa, será necessário fazer a solicitação e receber a aprovação do ETIAS. A diferença é que antes dessa obrigatoriedade, brasileiros não precisavam de visto de turistas para passar até 90 dias nesses países.