Rota da Ventura

  • Home
  • Rota da Ventura

Rota da Ventura Agência de viagens que promove experiências ativas (caminhadas) na natureza e interação autênti

Que nesse próximo ano possamos viver ainda mais aventuras e primeiras vezes. Feliz 2022!
31/12/2021

Que nesse próximo ano possamos viver ainda mais aventuras e primeiras vezes. Feliz 2022!

Canion Encantado. A primeira vez que tive o prazer de visitar esse atrativo único no Tocantins foi em 2009. Uma pirambei...
08/12/2021

Canion Encantado. A primeira vez que tive o prazer de visitar esse atrativo único no Tocantins foi em 2009. Uma pirambeira enorme pra chegar no seu interior.

Quase 10 anos depois, em 2018 foi aberta uma trilha onde foi possível tornar a visitação à sua fenda algo mais prático.

Em 2019 o Canion foi vendido a um grupo de empresários do turismo tocantinense. Desde então começou uma estruturação e ordenamento da visitação.

O complexo do Canion, abriga agora um conjunto de outros atrativos, como a cidade de Pedras, Cachoeira dos Pelados, Cachoeira do Portal e da Capivara. Além disso, são vizinhos do Sr. Davi no Vale dos Pássaros.

Hoje o complexo já tem mais de 12 km de trilhas estruturadas. Realiza capacitações constantes com o guias que f**am autorizados a atuar dentro do empreendimento. Inclusive ontem e hoje foram diasde treinamento para repassar o sistema de Gestão de Segurança do local.

Dos relatos que mais gostei de ouvir sobre a experiência de visitar esse lugar mágico foi de um grupo que afirma ter encontrado a paz na terra. E tantos outros encontros inexplicáveis.

Se vc já foi compartilhe sua experiência e os que ainda não conhecem, embarque conosco nessa aventura.

Apresentar hoje a cerveja que é produzida em Taquaruçu, inclusive um dos principais ingredientes, o lúpulo, tem sua prod...
07/12/2021

Apresentar hoje a cerveja que é produzida em Taquaruçu, inclusive um dos principais ingredientes, o lúpulo, tem sua produção na propriedade, Sítio Curiango.

Estou falando da Curiango Brew, uma micro cervejaria que iniciou sua produção em 2018 pelo Mestre cervejeiro, Gustavo Bonnato. Além de guia de turismo, ele é engenheiro ambiental e mestre em geologia. Em algumas de nossas expedições podemos contar com o conhecimento vasto desse apaixonado pela natureza.

Por estar localizado na transição da amazônia e cerrado, Gustavo, vem experimentando novos sabores autênticos e regionais para degustação. Produzindo mais de 1.800 litros até então.

Estamos ansiosos que seja aprovados nInova Amazônia e convidamos você para torcer que isso aconteça. Assim, em breve, estaremos brindando essa novidade do turismo cervejeiro. Boa sorte !

06/12/2021

Nossa região sendo divulgada no perfil da Embratur. Gratidão 🙏


・・・
Ah, o Jalapão! Um tesouro no coração do Brasil. 💚 Sua beleza natural hipnotiza e encanta. A imponência da natureza intocada faz da região o recanto dos fãs de ecoturismo e é o passaporte para uma experiência única e inesquecível. 😍

Jalapão, um destino surpreendente até para quem já o visitou!

Capim Dourado: o ouro do Jalapão. Se há algo que é marcante na região é o Capim Dourado e seu artesanato. É impossível n...
25/11/2021

Capim Dourado: o ouro do Jalapão. Se há algo que é marcante na região é o Capim Dourado e seu artesanato.

É impossível não se encantar com essa arte, desde sua colheita até a prateleira das loja. O mais curioso é que não há nenhum processo de tingimento do capim, ele é dourado assim naturalmente.
Tampouco, existe uma plantação de capim dourado, é todo um processo de manejo cuidadosamente realizado apenas pelas comunidades quilombolas para a conservação, já que a sua maior área de incidências são próximos às veredas no cerrado.

A costura do capim dourado surge da troca de conhecimento dos indígenas da região com os quilombolas. Apontado como principal fonte de renda das famílias jalapoeiras. Sua colheita, que vai de setembro a novembro, é sempre festejada pela comunidade Quilombola do Mumbuca.

Nesse ano um dos destaques da Festa foi a apresentação do vestido de capim dourado, desenhado pelo estilista tocantinense Luiz Fernando Carvalho para o Miss Brasil 2021.

Nada mais justo que colocar a beleza da jovem quilombola, Tayza Pereira, de 15 anos, para demonstrar o traje, que conta com mais de 1.100 peças artesanais, produzidas com o apoio de 15 artesãs.

Te convido a conhecer essas e outras curiosidades sobre o Jalapão?

O Jalapão tem um terreno extremamente arenoso, se quer viver uma experiência incrível e marcante em deslocamento na regi...
24/11/2021

O Jalapão tem um terreno extremamente arenoso, se quer viver uma experiência incrível e marcante em deslocamento na região, f**a a dica de se aventurar nas fat bike.

São bicicletas com pneus largos próprios para areia fofa pois tem maior aderencia e você vai deslizando pelo caminhos.

É um passeio indicado para toda família, pois tem caráter recreativo. Requisito básico é saber andar de bicicleta (é aquela história, quem já aprendeu nunca esquece) e o coração aberto para novas experiências.

Você pode optar por fazer um passeio ao nascer do sol ou ao por do sol no Morro do Jacurutu. Para aqueles mais apaixonados por bikes e querem maiores distâncias, ainda é possível locar para visitar os atrativos próximos a Mateiros como os fervedouros e a Cachoeira da Formiga.

E aí? Que tal se jogar nessa experiência?

Nessa época podemos encontrar, em meio as trilhas, o nosso "chiclete" do cerrado, estamos falando da macaúba, um coquinh...
23/11/2021

Nessa época podemos encontrar, em meio as trilhas, o nosso "chiclete" do cerrado, estamos falando da macaúba, um coquinho típico facilmente encontrado na nossa região.

E não é que essa palmeira produz um fruto cheio de vitaminas e muitos benefícios para nossa saúde, além de produzir dois tipos de óleos: o da polpa, que é utilizado para produção de biodiesel, e o da amêndoa, aplicado na produção de sabão, sabonete, margarina e cosméticos.

O fruto da macaúba contém betacaroteno, um antioxidante essencial para a saúde da visão, o fortalecimento da imunidade e o crescimento e desenvolvimento dos ossos, além de suavizar rugas e linhas de expressão. Pensa numa frutinha milagrosa.

A macaúba também é rica em vitamina C, vitamina E e ômega 3, 6 e 9. Já quero e voce? já experimentou?

22/11/2021

O jalapão também é reconhecido pela hospitalidade do seu povo, principalmente das comunidades tradicionais. Gente que recebe com todo carinho do mundo e tem orgulho de compartilhar suas histórias, suas cultura e suas andanças.

Esse vídeo feito lá na Comunidade Mumbuca, o casal: Dona Nem e Sr. Adelson. Aqui eles contam causos, cantam e encantam os visitantes que tiveram oportunidade de saborear um pouco da gastronomia típica e de sobremesa esse dedo de prosa e cantoria.

12/11/2021

Um teaser da expedição e das belas imagens do Jalapão

12/11/2021

Lançamento do vídeo da expedição ao Jalapão

Basta clicar no link nos stories.

Na quinta cultural não poderia deixar de convidar a todos, com enorme prazer, para prestigiar  esse belíssimo e maravilh...
12/11/2021

Na quinta cultural não poderia deixar de convidar a todos, com enorme prazer, para prestigiar esse belíssimo e maravilhoso Encontro de Culturas Tradicionais do Tocantins

Parabenizo aos organizadores e também a todos os que irão apresentar e representar a cultura tocantinense raiz.

Que bela iniciativa para valorizar e apreciar essa nossa rica cultura. Que seja a primeira de muitas edições.

Na terça gastronômica destacamos uma das minhas sobremesas prediletas. Alguns chamam de rainha da cocada, outros, como e...
09/11/2021

Na terça gastronômica destacamos uma das minhas sobremesas prediletas. Alguns chamam de rainha da cocada, outros, como eu, de petit gateau do cerrado, trata-se da cocada de babaçu com bola de sorvete de creme com a calda de murici.

Esse prato foi o campeão da 6ª edição do Festival Gastronômico de Taquaruçu, é um autêntica e verdadeira sobremesa do cerrado, inventada pelo chef Eliseu do Restaurante Sabor da Serra.

A cocada e a calda de murici são servidas quentes e esse contraste com o sorvete gelado, realça ainda mais suas peculiaridades.

O mais incrível é saber que é possível encontrar esses e outros pratos deliciosos e autorais nos restaurantes em Taquaruçu: Sabor da Serra e Vila dos Sabores .

Compartilhar aqui nos comentários se você já provou dessas delícias.

Na segunda hospitalidade, vamos falar sobre uma das experiências mais completas que temos no Tocantins,  em termos de ho...
08/11/2021

Na segunda hospitalidade, vamos falar sobre uma das experiências mais completas que temos no Tocantins, em termos de hospedagem: Pousada Aldeia da Serra.

Localizada em um babaçual (floresta da palmeira babaçu), a pousada conta com uma decoração de excelente bom gosto. Grande parte do artesanato da palha do babaçu foram feitos pelas dedicadas mãos de Dona Tereza, artesã da região.

Você consegue perceber o zelo e cuidado nos mínimos detalhes, seja no teto do quarto ou na decoração do SPA Capim Santo.

É indicado para famílias e casais, particularmente esse ano pude comemorar junto à minha esposa nossas bodas de lã (7 anos). De tão bom, acabamos esquecendo de registrar em fotos

A cozinha é um espetáculo à parte, uma das ressalvas que tinha era o tempo de espera, mas a dica é já marcar o quanto antes o jantar junto à recepção e se deliciar com os mais diversos pratos.

Sempre que possível, essa hospedagem faz parte da nossa programação e recomendo ao final das expedições estendar sua estadia para curtir um dia relax.

E por falar em relaxamento, o empreendimento ainda conta com um SPA repleto de massagens e terapias alternativas.

Se vc já viajou conosco e conheceu essa pousada, por favor compartilhe sua experiência nos comentários.

Fotos:

Hoje celebramos a chegada da primavera. E não poderíamos de ressaltar na quarta ativa, que nessa época do ano, o Tocanti...
23/09/2021

Hoje celebramos a chegada da primavera. E não poderíamos de ressaltar na quarta ativa, que nessa época do ano, o Tocantins tem um filtro natural no por do sol e nascer da lua, em face da forte estiagem, acontecem a maiora dos focos de incêndio e esse gás carbônico deixa eles de cor mais avermelhada.
🌺🌸🌼🌻
Ao invés de deslocar de um fervedouro a outro através dos 4x4, recomendamos e convidamos a fazer esse percurso através das trilhas, sempre recheada de conhecimento pois são condutores nativos que conhecem como ninguém todos os segredos e sabores da região.
🥾
Compartilhar outro segredo com vocês, é justamente nessa período que é possível caminhar nas trilhas da região e se deliciar com cajuí, mangaba, cagaita, murici, mama cadela, buriti, pequi dentre outras frutos do cerrado.
🎒
Época da colheita da matéria prima mais cobiçada do Jalapão, o capim dourado.
🥜🍍🍌☀️
E aí? conta pra gente se já fez alguma dessas caminhadas.

Como comemorar o dia da Árvore no Tocantins? Estamos na terça gastronômica, resolvemos homenagear 2 símbolos do estado e...
21/09/2021

Como comemorar o dia da Árvore no Tocantins? Estamos na terça gastronômica, resolvemos homenagear 2 símbolos do estado em uma cajadada só. Trata-se do Chambari ou Chambaril, degustado principalmente às sombras de uma fava de bolota (outro símbolo) ou de uma mangueira, nos famosos restaurantes "de costra pra rua"
🍖
Até celebridades tocantinenses fazem questão de manter as tradições, ta aí a dupla Henrique e Juliano sendo feliz na sua refeição.
🍽
Poucos sabem que essa iguaria tem origem na europa, desde a Idade Média e lá conhecido como ossobuco (literalmente, osso furado), obviamente aqui no Brasil ganhou vários temperos e acompanhamentos, dentre eles destaca-se o Pequi.
🎼
Seja para recuperar da ressaca, ou então se preparar para um dia intenso de labuta, é muito comum em todo o estado você encontrar essa iguaria.
🥇
Inclusive em 2010 em uma reportagem do JOrnal Nacional, através do Ernesto Paglia, foi divulgado nacionalmente.
🎉
Você já experimentou essa delícia?

Na quinta cultural de hoje iremos prestar homenagens ao povo Iny, os indígenas da etnia Karajá e seu artesanato internac...
16/09/2021

Na quinta cultural de hoje iremos prestar homenagens ao povo Iny, os indígenas da etnia Karajá e seu artesanato internacionalmente já conhecido. As bonecas Ritxókò

Desde 2012 o processo de confecção das peças foi reconhecido pelo IPHAN como patrimônio imaterial da cultura brasileira.

Uma das aldeias se localiza na maior ilha fluvial do mundo: ilha do Bananal.

O incrível é saber que através das bonecas que as meninas indígenas aprendem a ser karajá, quais são suas obrigações, seu idioma e as lendas do seu povo.

São feitas de uma mistura de argila branca, retirada do fundo dos rios e das cinzas de uma árvore do cerrado muito dura, o cega-machado. Uma cultura centenária

Próxima semana vamos abordar também outras tradições ceramistas tocantinenses. Já viu essa boneca em alguma exposição?

Quem aí curte uma boa história? Segue então o fio... Esse casal, Dani e Ailton (meninão) fizeram a viagem no período em ...
04/09/2021

Quem aí curte uma boa história? Segue então o fio...

Esse casal, Dani e Ailton (meninão) fizeram a viagem no período em que eu vivia um dos dias mais felizes da minha vida, justamente quando minha filha Yasmin nasceu.

Recebi esse testemunho em texto e varios audios no dia do nascimento dela, em 15 de agosto. Não fazem idéia do quão emocionado eu fiquei ao ler e ouvir essas suas palavras.

Se era um sonho deles poder conhecer o Jalapão, a minha realização de sonho é sempre quando temos essa liberdade de poder fazer alterações no roteiro para deixar o mais personalizado possível, como costumo dizer, o caminho se faz caminhando. E nossas sensibilidades, tanto a de vocês, como nossa (guia principalmente) puderam redesenhar de acordo às suas necessidades.

A possibilidade de poder começar um roteiro as 11h da manhã (pq queriam f**ar no quarto relaxando) e finalizar um dia as 2h na observação astronômica. Isso só é possível com essa sinergia. Essa é a mágica de viagem personalizadas e exclusivas. Minha enorme e mais sincera Gratidão a vocês Dani e Ailton. Desejo tudo de melhor na vida de vocês. Até uma próxima aventura.

E você que leu até aqui, te convido a vivenciar experiências autênticas, seja casal, família ou um grupo de amigos. Vamos viver juntos essa aventura emotiva?

E na QuartAtiva de hoje, onde compartilhamos experiências autênticas com pitadas de esforço físico. O primeiro é um parc...
01/09/2021

E na QuartAtiva de hoje, onde compartilhamos experiências autênticas com pitadas de esforço físico.

O primeiro é um parceiro do Stand up Paddle - SUP entre os canions do funil em Miracema do Tocantins (minha terra natal inclusive). Grande Paulo da

Recomendo para aqueles dispõe de mais tempo pra conhecer a capital Palmas, vale a pena esticar e conhecer as belezas de Miracema. Além das belas praias de rio e , que são cenários paradisíacos. A te leva para fazer uma trilha aquática entre os canions do rio Tocantins, uma experiência única para sentir-se ainda mais integrado com a natureza exótica do local.

Geralmente os roteiros são aos finais de semana, mas é possível programar com grupos.

E aí? Já praticou SUP?

Na nossa terça gastronômica trazemos uma iguaria tocantinense, mas especif**amente de Natividade. O biscoito amor perfei...
31/08/2021

Na nossa terça gastronômica trazemos uma iguaria tocantinense, mas especif**amente de Natividade.

O biscoito amor perfeito, feito com polvilho doce que derrete na boca, especialidade da ícone da culinária Nativitana: Tia Naninha

Ela é responsável por produzir mais de 4 mil bolinhos artesanalmente no forno à lenha e confere a essa iguaria um sabor único e autêntico, confesso que até hoje nunca comi nada nem parecido. Uma receita que passa por várias gerações.

Sempre que possível podemos degustar essa guloseima nos lanches à bordo do veículo nas nossas expedições. Deu água na boca né? Podem pedir pelo insta

Me conta aí, já experimentou? o que achou?

E aí pessoal! Na quinta cultural de hoje quero falar sobre um típico instrumento do Tocantins. Se o Mato Grosso tem a vi...
26/08/2021

E aí pessoal! Na quinta cultural de hoje quero falar sobre um típico instrumento do Tocantins.

Se o Mato Grosso tem a viola de cocho como símbolo cultural do estado, nós no Tocantins temos a viola do buriti.

Não bastasse ser uma palmeira frondosa e conhecida como "árvore da vida" pelos indígenas porque se aproveita tudo que se produz, seus frutos como fonte de alimento, suas folhas para construir o abrigo. Também serve para fazer as jangadas. E de lá é que surge o instrumento único e autêntico: A viola do buriti.

Que honra e maravilha é ver os mestres das comunidades quilombolas tocando com amor e enchendo os corações dos ouvintes de alegria. Compartilho aqui dois projetos que podem desfrutar um pouco dessa experiência cultural.

Café com viola que reúne os principais tocadores do estado e o outro de cunho educacional que visa repassar às novas gerações as culturas ancestrais e tradicionais do Tocantins o

O que tem a ver os Jogos Olímpicos Tokyo 2020 e o Jalapão?Assistindo aos jogos olímpicos, acompanhei algumas partidas qu...
31/07/2021

O que tem a ver os Jogos Olímpicos Tokyo 2020 e o Jalapão?

Assistindo aos jogos olímpicos, acompanhei algumas partidas que são apenas transmitidas imagens, sem qualquer narração. Senti falta daquele suporte dos comentaristas fazendo todas as análises e contando sobre o histórico de cada competidor.

Logo dei um estalo e já liguei ao fato de apenas visitar o Jalapão sem acompanhamento de um especialista na região. O guia/condutor responsável pelo elo com a natureza e as comunidades tradicionais e as melhores experiências.

Como prefere suas relações com os lugares? algo mais superficial ou prefere aprofundar na cultura de onde viaja?

Sei que os atrativos naturais pesam na decisão de ir visitar tal região, mas o fator que encanta, são as experiências vivenciadas.

Para isso não há segredo, é necessário se conectar profundamente com a natureza local: seus moradores.

"Você não é todo mundo"Quantos de nós já não ouviu ao menos uma 10x essa frase, principalmente na infância. E como sabed...
30/07/2021

"Você não é todo mundo"

Quantos de nós já não ouviu ao menos uma 10x essa frase, principalmente na infância.

E como sabedoria popular e de mãe, ela tem alguma razão de existir, então porque na hora de fechar uma viagem você precisa se limitar a uma programação já estabelecida, ou seja, ser igual a todo mundo?

Sem a LIBERDADE de deixar o roteiro mais seu estilo, seu perfil. RESPEITANDO o seu tempo e de sua família e/ou amigos.

Por isso que a Rota da Ventura faz uma co-criação da expedição junto aos seus viajantes. Além de uma avalição prévia para saber suas preferências, quando estiver acontecendo a aventura, o roteiro ainda poderá ser ajustado já que é caminhando que se faz o caminho.

Venha viver uma aventura inesquecível seja no Jalapão, nas Serras Gerais, Cantão, Chapada das Mesas Terra Ronca ou ainda integrando e costurando todos esses destinos ou parte deles.

Quem, como eu, é apaixonado pelo espetáculo que vemos nos céus diariamente? Seja com o por do sol ou nascer da lua. Ou a...
19/07/2021

Quem, como eu, é apaixonado pelo espetáculo que vemos nos céus diariamente? Seja com o por do sol ou nascer da lua. Ou ainda os dois ao mesmo tempo, que eu chamo de efemérides astronômicas 360°. Não importa o horizonte que vc se direcione, tem uma obra de arte acontecendo

Sempre busquei nas viagens visitar planetários e sempre f**ava curioso em ter essas experiências em um observatório natural. E como toda nova experiência a ser desenhada, precisa encontrar uma pessoa que ama o que faz e e principalmente gostar de compartilhar.

Finalmente vamos poder aprofundar um pouco mais nosso olhar e entendimento sobre as belezas do céu noturno com auxílio dos equipamentos adequados e o conhecimento do astronomo Bruno Kalls.

Fiquem ligados que em Outubro tem a melhor e mais visível chuva de meteoros, da constelação Perseidas. E aquelas astrofotografias com a via láctea ao fundo, também estamos nessa época.

Ficou curioso? mande um whatsapp ou Direct pra Rota.

Grandes civilizações antigas f**aram conhecidas por estudar com uma riqueza de detalhes o posicionamento dos astros. Não fique de fora.

Dois momentos ímpares acontecem no meio dessa grande transformação que vivemos na pandemia.  A gestação da minha 2ª filh...
08/07/2021

Dois momentos ímpares acontecem no meio dessa grande transformação que vivemos na pandemia. A gestação da minha 2ª filha, Yasmin e em paralelo a isso o surgimento da Rota da Ventura, minha agência de turismo receptivo.

Busco fazer conexões com pessoas que amam o que fazem e além disso gostam de compartilhar desse amor. E encontrar pessoas que estejam dispostas a vivenciar toda essa experiência. O que denomino confluência. Assim como a junção de dois rios. São 2 histórias de vida que se cruzam e que dali surgem novos signif**ados. O resultado dessa troca é uma maravilha.

Rota da Ventura é como o próprio nome diz, um caminho que leva à felicidade, que precisa ser percorrido e se tem a flexibilidade de fazer pequenos reajustes ao longo da jornada. Nessas imagens, compartilho com vocês um pouco da minha Rota da Ventura, minha família.

Sempre fui apaixonado por gente, por conectar com pessoas e ouvir suas histórias sinceras. Pra mim, é uma honra enorme poder desenhar roteiros para que sua família(unidos pelo sangue) ou grupo de amigos(unidos pela escolha) vivenciem o melhor da região do Tocantins. E aí? vamos engajar nessa EXPERIÊNCIA

"Poxa Alan, não sei se compensa fazer uma viagem por conta própria ou contatar uma agência/consultor de viagens?"🌎Ontem ...
23/03/2021

"Poxa Alan, não sei se compensa fazer uma viagem por conta própria ou contatar uma agência/consultor de viagens?"
🌎
Ontem comentei sobre qual veículo recomendável para o Jalapão, isso gerou alguns questionamentos no privado sobre contratar ou não uma agência de turismo ou um consultor especialista no destino.
☀️
Vai depender do seu perfil. Se você é alguém que tem:
1° tempo disponível para avaliar todas as hospedagens?
2° tempo para pesquisa sobre todos os detalhes dos passeios, trilhas e aventuras disponíveis?
3° tempo para costurar todos os atrativos e vivências?
4° tempo para encontrar as melhores experiências gastronômicas da região;
5° conhecimento para otimizar os acessos e rotas(quais os dias da semana e horário ideal para visitar)?
6° em caso de algum imprevisto ou pane com o veículo não ter como ser rapidamente substituido e/ou resgatado,
🌤
Se respondeu sim para todas as perguntas, óbvio que uma agência de receptivo não é recomendável pra você.
🌿
Agora no caso de sua única preocupação é saber o dia que vai entrar de férias e retornar ao trabalho para a intesidade do dia a dia, então recomendo buscar um agência especialista no destino.
💦
Certamente poderei contribuir indicando os condutores/guias mais adequados de acordo com seu estilo de viagem, praticar vivências autênticas com as comunidades tradicionais, seus saberes e sabores, ouvir as curiosidades de quem tem uma conexão formidável com sua terra natal.
🌬
Principalmente em um destino de off road onde a logística é muito importante para poder aproveitar o que há de melhor na região. Afinal de contas estamos trafegando frequentemente na região, então temos mais horas de estrada na região e isso nos dá uma vantagem para propor melhores as rotas.
🥾
Próximo post vou falar sobre a ferramenta Wikiloc para os viajantes independentes.
🎒
Apenas ressaltar que é obrigatório a presença do condutor ou guia de turismo para a visitação nos atrativos do Jalapão. Siga os protocolos de biosegurança. Use máscara, alcool em gel e pratique o distanciamento social.

É Possível visitar o Jalapão com carro de passeio?🚘Compartilhar uma experiência pessoal, em 2006 realizei uma pesquisa p...
22/03/2021

É Possível visitar o Jalapão com carro de passeio?
🚘
Compartilhar uma experiência pessoal, em 2006 realizei uma pesquisa pela Fundação O Boticário, como o orçamento era bem enxuto, tivemos que locar um UNO Mille, e fizemos 1 ano de pesquisa indo com esse UNO. Fato que não foi possível rodar com ele no período de agosto a outubro em virtude dos bancos de areia. E esse carro inclusive foi renomeado para UNIX 200 (fusão do Uno com a Toyota Hilux e a Mitsubishi L200).
🛺
Não é difícil encontrar relatos nos blogs e vlogs de viagem na internet que conseguiram essa proeza de fazer o Jalapão em um carro de passeio (veículo de pequeno porte), mas essa não é a realidade da maioria das tentativas, por isso se vangloriam e chamam de conquista. Pois as estradas são traiçoeiras e o barato pode sair bem caro, além do que, pouquíssimas pessoas tem experiência em lidar com estradas off road.
🚖
Conclusão, sim é possível, porém não é recomendável. Não existe uma reposta certa, pois vai depender muito do seu estilo de viagem. Se quer algo mais confortável com possibilidade remota de atoleiros, apenas curtir o que há de melhor na região, então ir com um veículo 4x4 é a opção ideal para você. Caso queira uma aventura e não se importa de perrengue e nem preocupação com consequências de possíveis danos ao veículo (seja locado ou próprio), então recomendo ir logo após a chuva: entre 2ª quinzena de abril até o final de maio)
🚔
Também não são todos 4x4, existem muitos SUVs de médio porte no mercado que em determinadas épocas também não são recomendáveis pro Jalapão, pois a chance de ter danos graves ao veículo é enorme. Creta, Duster, Ecosport, Jeep Renegade mesmo sendo 4x4. Como costumamos brincar esses são os melhores off road para asfalto ou então de shopping. Existem certos lugares/atrativos que em nenhuma época do ano é acessível com veículos pequenos, como é o caso das Dunas.
✈️
Apenas ressaltar que é obrigatório a presença do condutor ou guia de turismo para a visitação nos atrativos do Jalapão. Siga os protocolos de biosegurança. Use máscara, alcool em gel e pratique o distanciamento social.
🛸
O que achou dessa informação? Tem outra opinião sobre o assunto?

Hoje é celebrado o dia Mundial das Águas.Impressionante como um dos principais encantos que atraem visitantes para deter...
22/03/2021

Hoje é celebrado o dia Mundial das Águas.

Impressionante como um dos principais encantos que atraem visitantes para determinado local é a abundância e cor de suas águas.

Todos exaltam as águas límpidas e potáveis do Jalapão com suas cores magníf**as e temperatura agradável e também das Chapadas das Mesas, Veadeiros e Diamatina. O mar caribenho com seu azul turquesa e outros destinos como Maragogi, Maldivas, Bora Bora, Tailândia, dentre outros.

E para que essas maravilhas naturais continuem atraindo e povoando o desejo de todos, é necessário refletir sobre nosso consumo responsável de água.

Esse final de semana, teve uma polêmica envolvendo a cervejaria Heineken que alertou para o consumo de carne, convidando seus clientes para reduzir no dia mundial sem consumir carne (comemorado no dia 20 de março), considerando a grande quantidade necessária para se produzir 1 kg de carne (estimado em 17 mil litros de água/kg). Só que tal sugestão não foi tão recebida pelo setor agropecuário. fazendo subir a

Só por curiosidade, estima-se que para produção de 1 litro de cerveja, são necessários até 296 litros (considerando desde a produção do malte, lúpulo, até o processo de engarrafamento)

Esses dados são levantados pela pegada hídrica. Para saber mais sobre essas e outras curiosidades recomendo acessar a pegada hídrica (water fooprint), não tão conhecida como a pegada ecológica, só digitar no google.

E você, o que tem feito para reduzir sua pegada hídrica? Compartilhe aqui abaixo suas dicas de como tornar o consumo de água mais responsável?

Address


Website

Alerts

Be the first to know and let us send you an email when Rota da Ventura posts news and promotions. Your email address will not be used for any other purpose, and you can unsubscribe at any time.

Videos

Shortcuts

  • Address
  • Alerts
  • Videos
  • Claim ownership or report listing
  • Want your business to be the top-listed Travel Agency?

Share