Um Brasil que você não viu

  • Home
  • Um Brasil que você não viu

Um Brasil que você não viu Olá galerinha, esta página foi criada com objetivo de registrar informações sobre as histórias Guia Turístico

Depois de uma curta viagem em direção ao norte de Vitória/ ES alcançamos aqui um outro importante monumento católico da ...
14/11/2020

Depois de uma curta viagem em direção ao norte de Vitória/ ES alcançamos aqui um outro importante monumento católico da cidade. A Basílica de Santo Antônio. O templo foi construída em 1956 e concluída em 1976.

Santo Antônio é o padroeiro de Vitória, desde a chegada dos portugueses ao Brasil. A ilha em que a capital do Estado está assentada tem o nome dele.

No alto do morro, f**a nítida a forma em cruz grega do edifício. A cruz grega tem os quatro braços do mesmo tamanho. Essa simetria representa o equilíbrio entre o divino e o terreno, ou seja, o céu e a terra.

O projeto do templo apresenta uma grande cúpula central e 4 (quatro) semi - cúpulas, é uma réplica de escala menor de um edifício renascentista da Igreja de Nossa Senhora da Consolação da cidade de Todi na Itália.

Artistas italianos também foram convidados para decorarem a igreja. Os afrescos na parede f**aram a cargo do artista italiano Alberto Bogani, já os vitrais e uma comovente escultura de Cristo foram encomendados pelo artista italiano Carlos Crépaz que morou em Vitória/ ES durante uma parte de sua vida.

Em 2008, o Vaticano concedeu ao Santuário de Santo Antônio o título de ‘Basílica’, do grego “A casa do Rei”. Hoje, “trata-se de um título honorífico que o Vaticano concede a alguns templos católicos, localizados em qualquer parte do mundo, que se distinguem pela beleza artística, pela transmissão da fé e pela vivência cristã.

A cúpula central, com 37 metros de altura, traz no centro a pintura do padre Ludovico Pavoni, fundador da congregação Pavonianos.

Do lado esquerdo do presbitério temos o painel “Nascimento de Cristo” e do lado direito o painel “Ressureição de Jesus”.

Em 2008, o Vaticano concedeu ao Santuário de Santo Antônio o título de ‘Basílica’, do grego “A casa do Rei”. Hoje, “trata-se de um título honorífico que o Vaticano concede a alguns templos católicos, localizados em qualquer parte do mundo, que se distinguem pela beleza artística, pela transmissão da fé e pela vivência cristã.

Apoio: Memorial da Basílica de Santo Antônio. IBGE. Biblioteca Nacional.

Foto: Portal Católico do Espírito Santo / ES.

O tempo substituiu a antiga matriz da cidade. Levantada em 1551 e demolida em 1918.Catedral de Colônia que  remonta á id...
13/11/2020

O tempo substituiu a antiga matriz da cidade. Levantada em 1551 e demolida em 1918.

Catedral de Colônia que remonta á idade média na Alemanha. O seu estilo Arquitetônico é chamado de gótico. As igrejas modernas que retomam esse estilo são conhecidas como neogóticas.

Sua construção teve início em 1920, tendo sido concluída em 1933.

A fachada é longilínea e os muito detalhes pontiagudos da decoração externa, se baseia no projeto da catedral de Colônia na Alemanha.

A estruturação da edif**ação é em concreto armado nos setores portantes (altas e finas
colunas), onde aquele material foi empregado à maneira das pedras nas catedrais
góticas. As paredes são preenchidas por tijolos maciços e por vitrais. As fachadas
possuem elementos arquitetônicos e ornamentos próprios do estilo gótico, como o arco ogival, a rosácea, pináculo, vitral.

Os vitrais instalados no coro, guarda-vento, presbitério, nave e transepto da catedral de Vitória interessam e muito aos visitantes locais, pois, expressam um pensamento que fun-
damentou o programa iconográfico da catedral nas décadas de 30 e 40, também interessa em destacar que esse conjunto de vitrais da catedral são um exemplo local e nacional da retomada da arte do vitral no Brasil.

Com duas torres sineiras em forma de cruz e um frontão minuciosamente decorado, sobre o qual repousa a imagem de Nossa Senhora da Vitória. A padroeira que originou o nome da capital do Espírito Santo / ES.

A Catedral foi tombada pelo Conselho Estadual de Cultura em maio de 1984 e é um dos monumentos religiosos mais relevantes do Espírito Santo.

Apoio: Prefeitura Municipal de Vitória.
Es.hoje.
Rota Capixaba.

Foto: Pinterest

Na data de 11 de Julho de 1919 nasce na cidade de  Viana / ES,  Rosa Helena Schorling Albuquerque, a capixaba  primeira ...
11/11/2020

Na data de 11 de Julho de 1919 nasce na cidade de Viana / ES, Rosa Helena Schorling Albuquerque, a capixaba primeira mulher aviadora e paraquedista da história do Brasil, e também a primeira mulher a adquirir carteira de habilitação do Brasil, além de ser professora e também pianista.

Quebrou todos os tabus, e superou preconceito dos mais conservadores se tornando cada vez mais influente na sociedade e também na aeronáutica.
Sua presença era de forma unânime bastante requisitada entre todos que estavam presentes para reuniões e também festas, uma mulher inteligente que impôs um enorme respeito por onde passa.

Dedicou sua carreira na Aeronáutica, e conseguindo feitos inéditos, entre tantos feitos, uma delas foi atingir de forma inédita um marco expressivo para a história, na data de 08 de novembro de 1940, diante de 10 mil pessoas, saltou no céu do Rio de Janeiro, sendo a primeira mulher Paraquedista do Brasil.

Rosa entrou definitivamente para a história e desde então realizou centenas de voos e também 137 saltos em todo Brasil. Rosa, superou todas as desconfianças, preconceito e colocando a imagem da mulher cada vez mais sólida na sociedade brasileira e na mais elevada hierarquia profissional.
Após falecimento de seus pais, Rosa foi morar na cidade de Domingos Martins / ES onde ficou até o fim de sua vida em 11 de Dezembro de 2017 aos 98 anos de idade.

Apoio: Memória Capixaba, Gazeta Online
Foto: Gazeta Online

ilha da Pólvora - Vitória ES. A Ilha abrigou um Hospital de Isolamento, cujo fundado em 1925 no Governo de  Florentino Á...
06/11/2020

ilha da Pólvora - Vitória ES. A Ilha abrigou um Hospital de Isolamento, cujo fundado em 1925 no Governo de Florentino Ávidos. O hospital funcionou até a década de 90 quando foi desativado logo em seguida. Foi construído para tratar hanseníase, tuberculose, e demais doenças graves e mortais na época, assim, tiveram diversas mortes no local e também funcionou como hospital psiquiátrico recebendo demais pacientes que eram levados ao local e muitos para serem abandonados.

Aconteceu também que fizeram salas e alas de psiquiatria junto com demais pacientes, assim, a epidemia propagou de forma mais rápida que o imaginado afetando inclusive médicos locais e sendo construído uma sala de depósito para corpos, havendo assim centenas de mortes mais tarde. Quando a lha foi desativada e construída uma nova no Centro da cidade, haviam pessoas vivas no hospital que foram esquecidas, o estresse aumentou e casos de pacientes que chegaram atacar médicos e matarem. Enfermeiros junto com psicólogos conseguiram transferir os vivos para outro hospital e salvaram também vidas.

Hoje a ilha mesmo desabitada, foi usada por muitos anos por grupos de traf**antes para esconderem corpos para dificultar investigação da polícia, crianças, mulheres, e homens até de 3 idade foram encontrados empilhados , alguns também queimados.
Na ilha abriga frascos de medicamentos abertos, comprimidos expostos e até agulhas. Uma vez um cidadão usava agulha para atacar quem entrava na ilha e havendo contaminações severas .
A ilha é apelidada de a Ilha do MEDO. O Discovery colocou este local entre os 50 locais mais perturbadores e sombrios do MUNDO. Local é visitado por Youtubers e grupos investigadores paranormais, um escrivão investigador relatou em seu registro que pescadores que iam para o local cometiam suicídio por perturbação psicológica, a exemplo de andar sobre o local e sempre encontrar corpos boiando , barulhos extras que soavam tormento. O local estava limpo e pintaram tudo, quando voltamos meio tempo, presenciamos pichações de palavras ameaçadoras de quem visitava a ilha.
E aí, é o verdadeiro Inferno ou não é?

Apoio: Casa da Memória - Vila Velha / ES
Foto: Pinterest

Considerado um local histórico, onde  residiu  o primeiro Donatário da capitania  Vasco Fernandes Coutinho.Foi o primeir...
04/11/2020

Considerado um local histórico, onde residiu o primeiro Donatário da capitania Vasco Fernandes Coutinho.

Foi o primeiro local utilizado como captania dos portos no Estado, depois, transferido para a Baía de Vitória ,a qual situa-se no Centro de Vitória até hoje.

Era lugar considerado estratégico pela facilidade do sinaleiro oficial João Moreno em conseguir identif**ar barcos que chegavam em direção a Vila Velha e corsários inimigos ao mesmo tempo, e a dificuldade de acessar a trilha que situava a praia do Ribeiro onde f**ava o navio oficial do Donatário.

Hoje o lugar é atracado por barcos pesqueiros e utilizado como fonte de pesca e concentração da colônia dos pescadores na região e ao fundo temos vista do Morro do Mestre Álvaro, em período de temperatura elevada é possível termos presença de golfinhos e tartarugas que buscam alimentos pelas proximidades.

Apoio: Museu De Vila Velha / ES.
Foto: Pinterest

Depois que avistaram o Monte Pascoal tendo a convicção de terra firme na cidade de Prado/ Bahia,  Pedro Álvares Cabral  ...
03/11/2020

Depois que avistaram o Monte Pascoal tendo a convicção de terra firme na cidade de Prado/ Bahia, Pedro Álvares Cabral tentou com sua equipe atracar pela região de Cumuruxatiba / Bahia que é distrito de Prado / Bahia, porém, a equipe encontraram com falésias com mais de 30 m de altura e assim voltando para o alto mar e continuar com seu trajeto até encontrar local seguro para atracar.

Atravessando toda a costa, a equipe avistou um Recife e terras baixas, e diante disso mostraram alívio.
E as primeiras palavras ditas foram: Na distância de dez léguas onde tínhamos levantado ferro, acharam os ditos navios pequenos um recife com um porto dentro, muito bom e muito seguro, com uma larga entrada.

Por isso o nome Porto Seguro, por terem atracado com segurança em terra firme. Realizaram a primeira missa e colocando o o monumento Marco do Nascimento como primeiro ato da chegada deles nas terras brasileiras, o local está sob cuidados do Governo do Estado da Bahia para manutenção e preservação do ponto que virou museu e pontos de visitações, foi nomeado como sendo a Costa do Descobrimento do Brasil.

Se tornou a principal atração turística do Sul da Bahia em Porto Seguro, sendo visitado por turistas não só do Brasil mas do mundo inteiro.

Apoio: Governo do Estado da Bahia.
Foto: Memórias dos Viajantes.

A fundação do Espírito Santo  começa 34 anos depois de o Brasil ter sido descoberto em 1500. Explorando a região, os por...
03/11/2020

A fundação do Espírito Santo começa 34 anos depois de o Brasil ter sido descoberto em 1500. Explorando a região, os portugueses buscaram um local mais seguro para se guardarem dos ataques dos índios e de outros estrangeiros no local de origem da descoberta do ES em Vila Velha, principalmente de holandeses e franceses.

O então Rei de Portugal, Dom João III, dividiu as terras do Brasil em capitanias hereditárias, cabendo à capitania do Espírito Santo ao Donatário Vasco Fernandes Coutinho, que tomou posse em 23 de maio de 1535, instalando-se no sopé do morro da Penha, em Vila Velha.
Em 8 de setembro de 1551, os portugueses carregavam a imagem da Nossa Senhora da Vitória que era símbolo de proteção, e então assim que venceram a acirrada guerra contra os índios Goitacazes, fizeram uma missa e celebraram o feito homenageando a Santa dando o nome do lugar de Vitória, cujo hoje é a capital do Espírito Santo - ES.

Os índios chamavam a Ilha de Vitória de Guananira ou "Ilha do Mel" pela beleza de sua geografia e amenidade do clima com a baía de águas tranquilas e manguezal repleto de moluscos, peixes, pássaros e muita vida.

No século XX, em função da ocupação dos morros, que refletem as luzes das casas nas águas da baía, Vitória passou a ser chamada de "Cidade Presépio do Brasil" e depois "Delícia de Ilha".

O Parque Nacional do Monte Pascoal foi o primeiro monte a ser visto pelo português Pedro Álvares Cabral em 22 de outubro...
02/11/2020

O Parque Nacional do Monte Pascoal foi o primeiro monte a ser visto pelo português Pedro Álvares Cabral em 22 de outubro de 1500.
Pedro Álvares Cabral em sua caravela em meio alto mar avistou a montanha e neste monte soltou o marcante grito "Terra á Vista", tornando assim o exato momento do descobrimento do Brasil.

A região era coberta de falésias e não conseguiram atracar e eis que decidiram continuar sua viagem e suas primeiras palavras foram: "

"Neste dia, a horas de véspera, houvemos vista de terra! Primeiramente dum grande monte, muito alto e redondo; e doutras serras mais baixas ao sul dele… ao monte alto o capitão pôs nome – o Monte Pascoal e à terra – a Terra da Vera Cruz ( BRASIL). Fizemos vela e seguimos diretos à terra, mantendo os navios pequenos adiante, por dezessete, dezesseis, quinze, quatorze, treze, doze, dez e nove braças, até meia légua da terra onde todos nós lançamos âncoras de frente à boca de um rio. A ancoragem se completou mais ou menos às dez horas".

Foi assim que Pero Vaz de Caminha, escrivão da expedição comandada por Pedro Álvares Cabral, descreveu a primeira porção de terra avistada pelos portugueses quando chegaram ao Brasil em 22 de Abril de 1500.

A montanha recebeu o nome de " Monte Pascoal devido ser avistado em um Domingo de Páscoa.

Este era o mapa de  1500 antes da chegada dos portugueses sobre as terras brasileiras a qual é possível identif**ar a or...
02/11/2020

Este era o mapa de 1500 antes da chegada dos portugueses sobre as terras brasileiras a qual é possível identif**ar a origem dos indígenas e também a origem de cada estado que nasceram e viveram naquele período. O Brasil não foi descoberto pelos portugueses porque as terras brasileiras sempre foram habitadas e sempre pertenceram aos povos indígenas.

Apoio: Memória do Brasil.
Foto: Arquivo do Museu da História do Brasil da antiga sede do Governo Federal em Salvador/ Bahia.

Em meados do século XIX (19), crescendo a navegação costeira nacional e mesmo o número de embarcações que demandavam Vit...
02/11/2020

Em meados do século XIX (19), crescendo a navegação costeira nacional e mesmo o número de embarcações que demandavam Vitória, o Governo Imperial onde por meio da Marinha iniciou estudos de dotar a entrada da barra com um farol, sendo solicitado através do João Maurício Wanderley, conhecido como Barão de Cotegipe e também Ministro da guerra do império em Glasgow ( Escócia) a qual o farol foi construído no ano de 1871 e celebrado por Dom Pedro II mesmo sem nunca ter visitado o Estado.

Então, resolveram instalá-lo na ponta de Santa Luzia, e adquiriram a estrutura metálica na Escócia. O lampião com suas lentes vieram da França e iluminação inicial de querosene e logo depois a gás.

O farol mesmo em época de GPS como a nossa é ainda muito útil aos navegantes, pois tanto orienta as pequenas embarcações que não dispõe de equipamento moderno, como serve como referência para aferição do mesmo, e ainda como segurança em caso de uma pane, ou mesmo em ocasião de ocorrência de forte anomalia magnética, ou de tempestade solar. ( Casa da memória )

Seu piscar tem registro em cartas náuticas de validade internacional, e suas características é uma espécie de DNA do mesmo, revelando sua latitude e longitude, sendo sua luz avistada a muitas milhas da costa.
O farol de Santa Luzia é construção de montagem mecânica mais antiga do Espírito Santo.

Esta pesquisa causou espanto para muita gente, e muitos vieram no privado perguntando o real motivo, e então vou esclare...
01/11/2020

Esta pesquisa causou espanto para muita gente, e muitos vieram no privado perguntando o real motivo, e então vou esclarecer tudo.
Nos últimos 60 anos Vitória/ ES tem sofrido com um aumento no valor médio das ondas mais altas.

Elas têm aumentado em torno de 2 centímetros em uma década na Capital. Quais são os resultados? Vitória está inundando mais. E não precisa de muita evidência ou grandes fatos para ver que a cidade construída em cima de muitas áreas alagadas e de manguezal, que foram aterradas e irão sofrer com esse aumento.

Segundo a doutora em Geociências e professora de Oceanografia na Ufes, Jacqueline Albino o município foi erguido em cima de uma área geologicamente baixa. "Qualquer subida do mar vai gerar inundação. Com a chuva, a água tem que escoar, mas ela encontra no nível do mar uma barreira. Se o nível está alto, ela não consegue escoar e aí intensif**a as inundações quando chove ou tem uma tempestade", exemplif**a.

As praias de Vitória são artificiais, como a Praia do Canto e Camburi. Todo lugar que é aterrado pode ter o recuo da faixa de areia, o que já acontece sob alguns eventos na Curva da Jurema. Se for confirmada uma subida do mar, toda parte da cidade que é baixa sofre inundação, com qualquer chuva". Previsão de até o ano 2200 o município seja toda tomada pelo oceano.

O Mestre Álvaro é uma montanha que possui  diversas elevações. A maior elevação do Mestre Álvaro possui 833 metros de al...
31/10/2020

O Mestre Álvaro é uma montanha que possui diversas elevações. A maior elevação do Mestre Álvaro possui 833 metros de altura.

O Mestre Álvaro abriga uma das últimas áreas de Mata Atlântica de altitude do Estado do Espírito Santo/ ES.

Devido às diversas elevações existentes, o Mestre Álvaro deve ser denominado corretamente de Serra do Mestre Álvaro e não apenas de Morro, Montanha ou Monte.

A região possui também uma flora exuberante e morros com resquícios da Mata Atlântica, como o Morro do Vilante (Vigilante), com 427 metros de altura; Morro do Céu, com 414 metros de altura; Morro Cavada, com 362 metros de altura; Morro Grande, com 329 metros de altura; Morro das Araras, com 309 metros de altura e a montanha conhecida como Serra do Mururon, com elevações (pontões) com 328, 207 e 200 metros de altura.

Durante milhões de anos, a erosão vai aplainando terrenos, destruindo as montanhas. Há, contudo, rochas mais resistentes, de granito ou gnaisse, e quando a erosão é muito intensa, restam montes isolados. O exemplo de um maciço isolado no Espírito Santo é o da Serra do Mestre Álvaro.

A origem do nome da Serra do Mestre Álvaro é devido o fato do mestre da embarcação da Caravela do Descobridor do Estado Vasco Fernandes Coutinho, ser a primeira pessoa a avistar a montanha e perceber que há terra á vista no solo capixaba aportando perto da montanha com segurança a caravela em 23 de Maio em 1535, cujo, é a data oficial em que pisaram pela primeira vez no Estado do Espírito Santo. E o mestre da Caravela se chamava Álvaro. E assim ficou o nome " MESTRE ÁLVARO.

Ilha da Trindade - VItória - ES.Trindade e Martim Vaz é um arquipélago brasileiro que f**a localizado na região do Atlân...
31/10/2020

Ilha da Trindade - VItória - ES.

Trindade e Martim Vaz é um arquipélago brasileiro que f**a localizado na região do Atlântico Sul do Oceano Atlântico, f**ando a cerca de 1.200 km a leste do município de Vitória / ES. Descoberto pelo navegador espanhol João da Nova em 1501.

A Cadeia de edifícios vulcânicas mais distante da costa brasileira se chama Vitória-Trindade.

Desde a cidade de Vitória até as Ilhas de Trindade e Martim-Vaz, é formada por cerca de 12 grandes ex-vulcões (já não ativos) que a cerca de 12mil anos atrás formaram uma linha de Ilhas oceânicas. Esta visão da Ilha da Trindade é de frente a última cratera vulcânica (cone vulcânico), onde a cerca de 5 mil anos atrás ocorreu a última atividade de um vulcão no Brasil.

O Espírito Santo possui cadeia de morros entre sua costa a qual abriga a maior diversidade de espécies entre todas as ilhas do país, foi assim que a cidade de Vitória capital do Espírito Santo teve existência por surgir entre as atividades vulcânicas originada na Ilha da Trindade.

Na Ilha habita diversas espécies raras, como por exemplo os mais de 20 mil ninhos da espécie Tartaruga - Verde, também da espécie caranguejo - amarelo, fragatas, e outras espécies de peixes recifais.

A origem do nome da ilha é devido a ilha possuir uma tríade, três picos em formatos de torres em cada canto da ilha.

Interessante não é?

Foto: Rafael Colombi

História e origem do nome Morro do Moreno. Vila Velha / ES.Desde o início da colonização do Espírito Santo, o Morro do M...
30/10/2020

História e origem do nome Morro do Moreno. Vila Velha / ES.

Desde o início da colonização do Espírito Santo, o Morro do Moreno funcionava como posto de observação assegurando a defesa de Vila Velha e de Vitória, aos ataques dos navios piratas. O responsável pela observação era o colono Vasco Fernandes Coutinho. Seu nome era João Moreno, daí o nome do Morro: MORRO DO MORENO. Além da atividade de vigia, João Moreno utilizava as terras do Morro para o cultivo.

No início do século passado, o topo do morro foi fundamental na criação de um sistema de sinalização para a entrada de navios na Baía de Vitória, reforçando sua vocação como Posto de Observação. Agora, ao invés de defesa de ataques dos navios, o topo do Morro do Moreno servia para auxiliar a navegação.

A partir da identif**ação do navio, havia um sistema de comunicação que funcionava com bandeiras coloridas colocadas numa cruzeta fixas na parte superior do mastro. Era uma enorme cruz, com quase dez metros de altura.

Após falecimento do sinaleiro João Moreno, seu filho Clementino assumiu por nomeação do Governo Federal, o cargo de sinalizador do POSTO SEMAFÓRICO localizado no Morro do Moreno.
Este posto - que f**ava de frente para o mar, a leste - tinha a finalidade de identif**ar por meio de uma luneta de longo alcance, os navios em alto mar. Clementino verif**ava com antecedência de aproximadamente uma hora, se os navios iriam atracar no Porto de Vitória, se vinham do sul ou do norte e ainda era possível ver detalhes como o nome do navio e da companhia a que pertencia.

Foto : Jornal Ilha de vitória.

A Primeira Baleia Azul no Brasil foi registrada na orla de Vila Velha / ES. O nome se chama praia da baleia por conta da...
30/10/2020

A Primeira Baleia Azul no Brasil foi registrada na orla de Vila Velha / ES.

O nome se chama praia da baleia por conta da primeira baleia azul no ES ter feito passagem pela região no ano de 1863, porém, ela encalhou na região.

O Governo Federal que era situado no Rio de Janeiro na época, enviou ajuda ao governo do Estado, mandando profissionais, kits de prontos socorros , cordas e também os barcos mais modernos da marinha.

A baleira era muito grande, e nenhuma tecnologia e suporte desde com as próprias mãos até barcos e navios modernos não conseguiam carrega-lo até o fundo do mar. Como a maré não ajudava, não restou outra alternativa a não ser deixá-la para sofrer até sua morte. Seus ruídos de agonia eram possíveis de ouvir de muito longe, afetando inclusive a saúde dos moradores locais por perto, cujo, agoniados em presenciarem o sofrimento dela em média por 1 semana completa.
Assim o nome da praia f**a em homenagem a baleia azul cujo moradores locais se solidarizaram com a situação. ( Fonte comprovada, documentados e armazenados pelo Governo Federal da época no Rio de Janeiro e sendo possível a consulta em Museu da região de Niterói).

Foto : Casa da Memória.
Local a qual está enterrada a baleia azul.

Igreja do Rosário - Vila Velha / ES. ( A mais antiga em funcionamento do Brasil. A igreja do Santos Cosme e Damião local...
30/10/2020

Igreja do Rosário - Vila Velha / ES. ( A mais antiga em funcionamento do Brasil.

A igreja do Santos Cosme e Damião localiza-se na cidade de Igarassu em Pernambuco e foi considerada a igreja mais antiga do Brasil construída no ano de 1535 e confirmado pelo IPHAN.
Aconteceu um acidente e um incêndio infelizmente se espalhou pela igreja e causando danos irreparáveis. A igreja precisou ser fechada e ser 100% restaurada.

Durante este acontecimento, a paróquia Nossa Senhora do Rosário teve sua obra concluída a pedido do Donatário Vasco Fernandes Coutinho na data de 23/05/1535 no Parque da Prainha em Vila Velha.
A igreja foi ampliada desde aquele período e nunca precisou passar por processos de modif**ações, teve por várias vezes de ser reformada mas mantendo a origem da obra feito de argila e areia, pisos e cerâmicas que foram cedidas e doados pela família imperial em Portugal e também pela Inglaterra sendo visitado por D. Pedro II.

Por isso é considerado a igreja mais antiga em funcionamento do país, por manter a originalidade a qual construída no período de 23 de Maio de 1535 e encontra-se intacta até os dias atuais.
É tombado como patrimônio histórico e cultural, tendo grande valor afetivo e importância na história do Brasil.
A igreja f**a localizado na região da Prainha, Vila Velha, situado perto do parque da Prainha e perto da entrada do convento.

O Brasão de Vila Velha possui uma representação da Nossa Senhora do Rosário, a flor de-lis no meio das cinco torres no topo do Brasão.

É a única Igreja do ES que preserva resquícios de Santos reconhecidos diretamente pelo Vaticano em uma Pedra D'ara, trazido pelo descobridor do ES, o português Vasco Fernandes Coutinho.

Foto: Casa da Memória.

Descoberta do Estado do Espírito Santo e também a origem do nome.A história capixaba começou em 23 de maio de 1535, quan...
30/10/2020

Descoberta do Estado do Espírito Santo e também a origem do nome.

A história capixaba começou em 23 de maio de 1535, quando os colonizadores portugueses, chefiados pelo descobridor Vasco Fernandes Coutinho que desembarcaram na Capitania dentro do Estado. Nesse mesmo dia foi fundada a povoação de Vila Velha e o local tornou-se o primeiro núcleo populacional da capitania em um Domingo do mês em que celebra-se a festa do Divino Espírito Santo.

E então, em homenagem ao Domingo de festa do Espírito Santo, o Estado assim ganhou seu nome.
Vila Velha tem como seu nome de origem,Vila do Espírito Santo, com o tempo seu nome foi modif**ado.

Houve um grande período neste meio tempo ao qual muitos desconhecem, em que o Espírito Santo foi anexado à Bahia, tendo portanto a capital sediada em Salvador.

Foto: Governo do Estado do Espírito Santo.

ORIGEM DO NOME DA CAPITAL DO  ESTADO DO ESPÍRITO SANTO / ES. A fundação do Espírito Santo  começa 34 anos depois de o Br...
30/10/2020

ORIGEM DO NOME DA CAPITAL DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO / ES.

A fundação do Espírito Santo começa 34 anos depois de o Brasil ter sido descoberto em 1500. Explorando a região, os portugueses buscaram um local mais seguro para se guardarem dos ataques dos índios e de outros estrangeiros no local de origem da descoberta do ES em Vila Velha, principalmente de holandeses e franceses.

O então Rei de Portugal, Dom João III, dividiu as terras do Brasil em capitanias hereditárias, cabendo à capitania do Espírito Santo ao Donatário Vasco Fernandes Coutinho, que tomou posse em 23 de maio de 1535, instalando-se no sopé do morro da Penha, em Vila Velha.
Em 8 de setembro de 1551, os portugueses carregavam a imagem da Nossa Senhora da Vitória que era símbolo de proteção, e então assim que venceram a acirrada guerra contra os índios Goitacazes, fizeram uma missa e celebraram o feito homenageando a Santa dando o nome do lugar de Vitória, cujo hoje é a capital do Espírito Santo - ES.

Os índios chamavam a Ilha de Vitória de Guananira ou "Ilha do Mel" pela beleza de sua geografia e amenidade do clima com a baía de águas tranquilas e manguezal repleto de moluscos, peixes, pássaros e muita vida.

No século XX, em função da ocupação dos morros, que refletem as luzes das casas nas águas da baía, Vitória passou a ser chamada de "Cidade Presépio do Brasil" e depois "Delícia de Ilha".

Foto: "Capixaba da Gema".

Desde 1500 a qual os portugueses pisaram pela primeira vez nas terras brasileiras, o Estado do  Espírito Santo possui um...
29/10/2020

Desde 1500 a qual os portugueses pisaram pela primeira vez nas terras brasileiras, o Estado do Espírito Santo possui uma história que marcou não só América Latina como toda a Europa, a cidade de São Matheus ganhou destaques nos noticiários em massa em todo o mundo, isso devido a batalha mais sangrenta do século XVI considerado pelos próprios europeus. A famosa batalha do Cricaré.

A batalha foi um dos mais sangrentos massacres a índios Tupis, promovido pelos portugueses no ES. Ocorreu no século XVI, na região que hoje conhecemos como Meleiras na cidade de São Matheus/ ES.

O padre José de Anchieta escreveu sobre essa batalha alguns anos depois do grande acontecimento. Segundo ele, meses antes da famosa batalha, Vasco Fernandes Coutinho, donatário da Capitania do Espírito Santo, escreveu uma carta desesperada ao Governador Geral do Brasil, Mem de Sá, pedindo que este lhe enviasse navios e homens para enfrentar os índios, que já haviam destruído, novamente, quase toda a Vila Velha e a Vila de Vitória.

Em 1558, Mem de Sá, então, enviou seis navios e mais de duzentos homens armados com arcabuzes (espingarda antiga), sob o comando de seu filho, Fernão de Sá. Eles partiram de Salvador, em direção à Vitória, para socorrer o donatário e seus colonos portugueses.

Antes, porém, pararam em Porto Seguro, para reabastecer e planejar melhor o ataque aos índios ao redor da Vila de Vitória. Foi lá que eles receberam a informação de que os índios estavam em grande número às margens do Rio Cricaré. Sabendo dessa informação valiosa, Fernão de Sá partiu imediatamente com seus homens Chegando à foz do Cricaré com uma caravela, pelo rio.

Nesse local, a meio caminho de São Mateus, os índios usavam para a guerra a tática dos mereriques, que eram uma espécie de fortaleza de palha e madeira e atacaram os portugueses realizando uma chuva de flechas, eles estavam realmente preparados para a guerra contra os portugueses.
Do navio, os portugueses chegaram, em pequenos barcos, às margens de areia fofa do rio.

Em grande número, os portugueses conseguiram destruir o primeiro forte dos índios, que se reorganizaram nos outros dois que ainda restavam, em meio a tanto sangue mataram o filho Fernão de Sá cujo virou notícia em toda Europa, com bravura, os índios foram derrotando todos os portugueses que restavam, e, também os portugueses resistiram e fujiram ao alto mar para não serem alcançados. OS INDIGENAS VENCERAM.

Foi um marco na História da colonização portuguesa no Brasil e uma prova para os portugueses daquela época, de que os nativos eram fortes e de uma grande resistência.

Address


Website

Alerts

Be the first to know and let us send you an email when Um Brasil que você não viu posts news and promotions. Your email address will not be used for any other purpose, and you can unsubscribe at any time.

Contact The Business

Send a message to Um Brasil que você não viu:

Shortcuts

  • Address
  • Alerts
  • Contact The Business
  • Claim ownership or report listing
  • Want your business to be the top-listed Travel Agency?

Share