27/01/2021
⛑Trabalha com e preza pela segurança em sua operação de ? Então veja a novidade no processo de normalização:
👉A ‘ABNT NBR 15285’ será atualizada e substituída pela nova ‘ABNT NBR ISO 21102 – Turismo de Aventura – Líderes – Competência de pessoal’.
✅A nova ‘ABNT NBR ISO 21102’ trata das competências mínimas do líder (condutor) de Turismo de Aventura. Com algumas alterações, normais dentro desse processo de construção, houve um aprimoramento de acordo com o que há de mais novo dentro do turismo de aventura internacional. Assim, ela está baseada nos seguintes componentes: conhecimento, habilidades, atitudes e atributos.
📍Desenvolvida no Brasil, em meados de 2005, 4 anos depois a ABNT NBR 15285 foi sugerida como modelo para os trabalhos iniciais na ISO para que pudesse se transformar numa norma internacional, assim como foi feito com a ABNT NBR ISO 21101 e ABNT NBR ISO 21103. Normas que são a base de um Sistema de Gestão de Segurança numa empresa e as informações aos participantes, respectivamente.
❗Com a publicação oficial, que deve acontecer nos próximos dias, agora, das 41 Normas Brasileiras, 17 são ISO, ou seja, internacionais.👏
Mais uma vez, isso reforça o papel estratégico e importantíssimo do Brasil enquanto especialista na criação, desenvolvimento e exportação das Normas Técnicas do turismo de aventura.
✔Vale lembrar que, atualmente, na ISO estão sendo desenvolvidas as futuras normas de terminologia e caminhada, ambas também baseadas nas ABNT brasileiras. O brasileiro e especialista em normalização e turismo de aventura, Leonardo Persi, está como convenor dos trabalhos internacionais na ISO, desde 2018.
🤜🤛Parabéns a todas pessoas e entidades envolvidas – principalmente ao apoio da ABNT – e um viva à , programa pioneiro no país e executado pela , iniciado em 2006, em parceria com o Sebrae e Ministério do Turismo, que teve papel essencial para chegarmos até aqui.🙌