09/05/2024
“Dia da Espiga 2024.
É hoje, dia 9, que se assinala o dia da Espiga ou Quinta-feira da Ascenção - Exactamente 40 dias depois da Páscoa, fechando-se assim o ciclo iniciado há 80 dias, logo após o Carnaval.
Mas não é preciso ser católico para celebrar com alegria a fertilidade da Natureza que todo o lado nos rodeia. E para quem puder, com os dias de sol que aí estão, hoje será o dia perfeito para usufruir de todas as cores da Primavera.
Na nossa perspectiva qualquer espécie ou flor pode entrar no ramalhete, de uma forma geral estas são as que habitualmente não podem faltar num ramo de Dia da Espiga:
As espigas, simbolizando o pão e a fecundidade;
A papoila simbolizando o amor;
A oliveira como símbolo d a Paz;
O alecrim representando a saúde e a memória;
O malmequer representando a riqueza e prosperidade e por fim,
A videira simbolizando o vinho e a alegria (!).
A tradição é que depois do dia passado no campo o ramo seja colocado atrás da porta principal da casa, aí devendo permanecer até ao ano seguinte, para que esse seja um ano de prosperidade!
O dia da espiga era também o "dia da hora" e considerado "o dia mais santo do ano", um dia em que não se devia trabalhar. Era chamado o dia da hora porque havia uma hora, o meio-dia, em que tudo parava, "as águas dos ribeiros não correm, o leite não coalha, o pão não leveda e as folhas se cruzam". Era nessa hora que se colhiam as plantas para fazer o ramo da espiga e também se colhiam as ervas medicinais. Em dias de trovoadas queimava-se um pouco da espiga no fogo da lareira para afastar os raios.”