Queremos te contar em primeira mão sobre o pré-lançamento do Projeto Guardiões dos Rios, que faz parte da plataforma Oceano Vivo na Escola. O objetivo do projeto é motivar o protagonismo dos alunos da educação básica em busca de soluções práticas para diminuir o despejo de lixo no mar, pelos rios. Precisamos conter o problema na fonte!
Te convido a assistir o vídeo e fazer parte dessa onda azul do bem! E você pode apoiar o projeto adquirindo camisetas e chapéus da nova linha Ocean Eyes 2025, cheia de estilo e good vibes para o novo ano!! Iremos reverter 100% do lucro das vendas pra o projeto Guardiões dos Rios!!!
“Oi! Nós somos embaixadores do Século XXI e vamos falar sobre uma campanha muito importante na nossa escola, a de recolhimento de lacres e tampinhas”. A apresentação das inciativas de coleta, reciclagem, cidadania e sustentabilidade em prol do oceano realizados pelos @embaixadoresdoseculoxxl , sob a orientação do Professor Renato, trouxeram uma onda de esperança para todos na manhã de 10/10/24, na UME João Papa Sobrinho @opapashow em Santos.
Começamos o dia compartilhando as nossas experiências de vida no mar e o que podemos fazer para manter o oceano vivo, através de fotos e vídeos para alunos do Ensino Fundamental I, que fizeram uma enxurrada de perguntas criativas e curiosas.
Com a orientação do Prof. Renato, da prof. Carla e da Prof. Tatiane, os alunos criaram desenhos sobre o que é preciso para manter o Oceano Vivo, e ainda nos presentearam com lindas ilustrações do nosso catamarã Ocean Eyes.
Em cooperação com o projeto Ecoando Vozes, que levará mensagens em defesa do oceano para o G20 em novembro, entregamos os desenhos para a querida Heloísa Schurmann, do @voicesoftheoceans, que acompanhou conosco a reinauguração do Cantinho do Oceano.
Na cerimônia preparada com carinho pelos Embaixadores do século XXI, eles nos apresentaram os projetos que executam e emocionaram com músicas de própria autoria sobre a importância de manter o oceano vivo, embalados pelo violão do prof Renato.
Foi uma manhã inesquecível, que ficará para sempre em nossa memória! Agradecemos ao Prof Renato e aos gestores da escola pela oportunidade de estarmos com os alunos nesta corrente do bem pelo oceano vivo!
Entre inúmeros aprendizados que temos com a vida a bordo, perseverança e resiliência são essenciais para nos mantermos no nosso rumo, ajustando as velas sempre que necessário. E não há sentimento mais enriquecedor do que planejar, aprender e explorar um novo destino. Assim foi em Belize, uma surpresa positiva após a outra. Gratidão!!! #belize #oceaneyexperience
Xunantunich na língua maia significa “Senhora de Pedra” . Reza a lenda que uma mulher fantasmagórica vestida de branco com olhos vermelhos ardentes foi vista no local há mais de 100 anos.
Xunantunich foi o primeiro sítio maia antigo aberto ao público.
Acredita-se que Xunantunich foi fundada durante a Era Maia Pré-clássica (aproximadamente 1000 AC a 250 DC).
Por volta de 600 DC, os maiores edifícios foram construídos, incluindo El Castillo (O Castelo), ainda a segunda estrutura mais alta feita pelo homem em Belize. #belizetourismboard #xunantunich #oceaneyesproductions
Logo cedo o Ronnel, guia e motorista da Nine Belize Tours, veio nos buscar em San Ignacio para visitarmos a vila maia de San Antonio, a maior do distrito de Cayo.
Fomos super bem acolhidos pela Sarita, uma das fundadoras da Cooperativa de Mulheres Maias (Women’s Group). Ela nos contou que as mulheres perceberam a importância de preservar as tradições de seus ancestrais maias, e por isso começaram a cooperativa há 20 anos.
Aprendemos sobre a construção das casas maias e a relevância do milho na alimentação, que pode ser amarelo, branco ou azul, sendo o amarelo o mais comum. O método tradicional chamado de nixtamalização, utiliza cal na agua fervente para tirar a casca do milho. Depois as mulheres utilizam um bastão de granito chamado “mano” para moer os grãos de milho na travessa de granito chamada “metata”. A Timótea moeu o milho com a maior rapidez e praticidade, e na minha vez não foi bem assim. O peso do antigo “liquidificador” dos maias é absurdo, e o processo bem cansativo. Depois de moído, preparamos juntos as bolinhas de massa de milho para serem colocadas sobre a chapa do fogão a lenha. A tortilla tem que estufar, e logo fica pronta. Saboreamos com um pouco de mel produzido por elas também.
Enquanto eu e o Alcides fizemos uma oficina de cerâmica com a Sarita, a Timótea preparou o nosso almoço, tudo fresco e diretamente da roça. Frango ensopado com purê de feijão com coco, e Chaya refogada (um tipo de espinafre maia), acompanhado por um refrescante suco de hibiscus. Uma experiência inesquecível!
#belizetourismboard #womensgroupsanantonio #tmamericas #oceaneyesexperience
Quem me conhece sabe que tenho o blog @Cook4life, com dicas de ingredientes saudáveis e sustentáveis. Por isso fizemos questão de conhecer o método de pesca tradicional da maior vila de pescadores de Belize, Sarteneja, na baía de Corozal. Sarteneja é famosa por ser o único lugar do continente belizenho onde o sol se poe no mar, pela sua posição geográfica. E por ser uma vila onde 80% da população vive da pesca. E onde tem as tradicionais beach traps, ou armadilhas de praias. Existem 13 beach traps, somente para quem tem a permissão.
Visitamos duas beach traps, que sao feitas por estacas de madeira cercadas por um alambrado, onde ficam os peixes que entram pelo “corredor” que vem da praia. Abi e seus irmãos nos levaram para acompanhar a pesca. Eles entram na agua com mascaras de mergulho, levando uma rede de malha fina. Abrem a rede na boca da armadilha, e cada um de um lado, vem fechado a rede. Os peixes ficam presos dentro, e eles ja vao olhando o que esta sendo levado, para evitar que entrem tarpoes, bone fish e permits, peixes proibidos de serem retirados do mar. Quem esta no barco ajuda a trazer a rede para cima, e aí eles separam os peixes pequenos e os proibidos, e os devolvem pro mar. É uma excelente forma de pesca seletiva e sustentável. Para completar a experiencia, Abi e seu irmão ###x limparam as barracudas pescadas e na mesma hora a Dona Lili preparou um delicioso cafe da manha estilo Sarteneja, com peixe grelhado, pasta de feijao, salada de repolho e as deliciosas fry jacks, que ela ate me ensinou a fazer. Como sobremesa ouvimos as historias da Dona Lili, descendente dos maias do Mexico, que nos deixou encantados. Quem for para Belize deve fazer este passeio em Sarteneja, e a CBEA te levara ate la.
#belizetourismboard #tmamericas #paraisopreservado #sarteneja #pescasustentavel #pescatradicional #viladepescadores #oceaneyesexperience #cook4lfie
Um peixe-boi veio dizer "oi" em Bacalar Chico em nosso primeiro mergulho em Belize. Nossa semana de yacht charter, com um Sunsail 454 visitando a 2a maior barreira coralínea do mundo, promete.
Duas horas de trilha de Jan Thiel até uma linda lagoa, com direito a observação de pássaros, ruínas, caminhos de corais fossilizados e por do sol no mar!!! E no final o ar condicionado do mercado com bebida geladinha pra se recompor kkkk explorando Curaçao por terra!!! #curacao #caribe #turismosustentavel #oceaneyesexperience