24/05/2020
with
・・・
A área do Projeto Primatas foi adquirida em abril de 2014 com objetivos de preservação ambiental e conservação da memória do montanhismo do sul do estado de Santa Catarina.
A área de mais de 7,5 hectares f**a localizada na comunidade de Santo Antônio na cidade de Treviso, SC., no entorno da REBIO – Reserva Estadual do Aguaí, e conta com uma trilha de 1.100 metros que dá acesso à cachoeira do Salto Branco, uma queda de 77 metros de altura.
A área é frequentada por montanhistas da região a mais de 20 anos e possui dezenas de vias de escalada na parte alta, ao lado da cachoeira, setor denominado de Santo Antônio, um dos primeiros da região sul de Santa Catarina.
Duas espécies de primatas já foram registradas na área, o Alouatta guariba, popular Bugio e o Sapajus, mais conhecido como Macaco Prego, além de outras inúmeras espécies de mamíferos, pássaros e felinos.
Atualmente a área é monitorada através de 18 armadilhas fotográf**as, que são resultado da parceria com o Laboratório de Zoologia e Ecologia de Vertebrados (LABZEV) da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). O estudo faz parte do projeto de inventariamento da fauna de mamíferos terrestres e voadores da área, o qual é idealizado pelo professor Fernando Carvalho, coordenador do LABZEV e professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da UNESC. Também fazem parte da equipe, alunos de graduação do curso de Ciências Biológicas e do PPGCA.
Além das pesquisas que estão sendo realizadas, a trilha foi toda sinalizada com placas de orientação e informação, permitindo às pessoas visitarem a área através de uma trilha autoguiada até a cachoeira do Salto Branco.
Desde a aquisição da área, o projeto vem cuidando ferrenhamente da preservação deste pedaço de terra, onde é expressamente proibido entrar com bebidas alcóolicas, acampar, fazer fogueiras, alimentar animais silvestres, retirar plantas ou flores. Isto permite que outros projetos usufruam da área como o OBA – Observação de Aves, do Instituto Alouatta de Treviso, SC., que veem fazendo lindos e importantes registros de pássaros dentro da área do Projeto.