27/03/2018
O caminho faz-se de projetos!
Hoje foram apresentados e assinados os primeiros contratos “Turismo Acessível em Portugal”, entre eles, Percursos Acessíveis no Mosteiro Batalha e Convento de Cristo, Acessibilidades no Palácio de Mafra, Castelo de S. Jorge e Cinema S. Jorge, Informação acessível em Fátima, Ourém, Museu Etnográfico e Posto de Turismo acessíveis em Mira, Visitas acessíveis no Campo Arqueológico Oliveira, Comboio Turístico adaptado na Tapada de Mafra, Melhoria das acessibilidades físicas e de serviço em três hotéis do Grupo Vila Galé, Autocarro adaptado para transporte de grupos em diversos itinerários turísticos, Programas acessíveis no Caminho de Santiago, entre tantos outros projetos que farão diferença na oferta turística em Portugal.
Em setembro de 2016, foi apresentado publicamente o programa All4All , com o grande objetivo de apoiar financeiramente projetos de empresas e de entidades públicas para adaptações físicas e de serviço em equipamentos turísticos (museus, monumentos, hotéis, restaurantes, etc), de modo a fazermos de Portugal um destino cada vez mais acessível para todos.
Num total de 260 candidaturas, recebidas no espaço de um ano, 60 projetos foram já aprovados, num montante global de 7 milhões de euros de financiamento.
Este é o resultado da estreita parceria desenvolvida entre o Turismo de Portugal e o Instituto Nacional para a Reabilitação, agradecendo desde já o empenho de todos os seus técnicos envolvidos, e naturalmente um agradecimento especial à minha colega de Governo, Ana Mendes Godinho, Secretária de Estado do Turismo, pela dedicação e prioridade dados a esta área da Inclusão.
São ótimos resultados neste projeto pensado e lançado logo no início de funções deste XXI Governo Constitucional. Passo a passo garantimos melhor qualidade de vida para as pessoas com deficiência ou incapacidade.