23/05/2024
Hoje faz uma semana que perdemos o melhor guia que já conhecemos, .
Fomos pra Senja nos dias 8 a 10 de janeiro de 2024 encantados com o trabalho desse cara que, além de tirar muitas fotos lindas, era brasileiro, o que facilitaria a compreensão da explicação.
Desde o primeiro contato com ele, percebemos que o cara era diferente. Uma simpatia, um carisma, uma animação e uma leveza que nos deixavam à vontade, mesmo sendo ele o guia que levou tanta gente famosa pra aquela região linda.
No dia que fizemos a excursão com ele, Senja foi atingida por uma forte e rara chuva para janeiro. Foi tanta água que avalanches despencaram das montanhas e não tivemos como sair da ilha, diante dos acessos interditados pela neve na estrada.
O que poderia ser uma frustração se transformou em um dia de lembranças inesquecíveis. E isso por causa do André. Ele reservou uma hospedagem em um apartamento amplo com vista incrível. Compramos mantimentos no mercado próximo, cozinhamos e f**amos conversando a noite toda sobre a história dele, a vida no Ártico, a criação e a evolução do projeto e as dicas para trabalhar lá, revelando um cara destemido, alto astral e que tinha sempre os lemas “se outra pessoa conseguiu fazer, eu também consigo” e “é pra tratar a rainha e a pessoa mais simples da rua da mesma forma”.
Não vimos muitas paisagens como gostaríamos, mas a certeza é que nenhuma que víssemos seria tão impactante e divertida quanto as horas de perrengue transformado em oportunidade de aproximação que tivemos na van e na hospedagem.
Mesmo depois que voltamos pro Brasil, ele atendeu minha ligação e manteve o mesmo jeito gente boa e prestativo de ser, ajudando com dicas sobre como tratar com o hospital universitário de Tromsø que estava cobrando por uma internação da minha mãe acidentada que já tinha sido paga. O cara não sumiu ou fugiu. Foi amigo. Deu alternativas pra gente não se prejudicar.
É sério…ninguém foi igual conosco em todos os países que visitamos como ele.
Já está fazendo uma falta enorme, mas deixou tanta coisa boa na gente e em quem dividiu um tempo com ele. Nossos profundos e sinceros sentimentos aos familiares.