BRAGANÇA
O recinto muralhado, que já fez parte de uma cerca muito mais vasta, é o núcleo urbano mais antigo da cidade.
É provável que, em povoado tão próximo da fronteira, se tenha construído uma linha defensiva, neste local, ainda no reinado de Dom Sancho I.
Dom Dinis, nos fins do século XIII, teria mandado construir o primeiro castelo.
Todo este monumental conjunto, em que se destacam as muralhas, a torre de menagem e o pelourinho foi, através dos tempos, uma presença forte na região norte de Portugal, junto à fronteira com Espanha.
PALÁCIO DE BELÉM
O Palácio de Belém é herdeiro de uma história com cerca de 5 séculos.
Construído no século XVl pelo fidalgo D. Manuel de Portugal, foi adquirido por D. João V, em 1726, permanecendo na posse da família real até finais do século XIX, altura em que foi destinado a funções do Estado.
Utilizado como local de veraneio e, durante alguns períodos, como residência principal, o Palácio de Belém acolheu sucessivas gerações de reis e rainhas, sobreviveu ao terremoto de 1755, albergou animais exóticos, viu partir a família real rumo ao Brasil, foi local de nascimento e morte de príncipes e hospedou visitantes de várias partes do mundo.
Depois da implantação da República, o Palácio de Belém foi escolhido como sede da Presidência da República e residência oficial do chefe de
Estado, ganhando, assim, uma nova centralidade.
Mantendo seu protagonismo no desenrolar da história, o Palácio
de Belém tem acompanhado a vida da República: assistiu a reuniões políticas cruciais, a tomadas de posse e exoneração de governos, ao anúncio do final da Guerra, ao velório de um Presidente assassinado em funções, à renúncia de Presidentes, à assinatura de pactos de regime e dissolução de parlamentos.
O Palácio de Belém é hoje a "casa maior” da Democracia, com uma história que todos os dias se acrescenta e enriquece!
INAUGURADO EM 1884
O Jardim Zoológico de Lisboa foi o primeiro parque com fauna e flora da Península Ibérica.
Foram vários os seus fundadores, que contaram com o apoio de várias personalidades, como o Rei D. Fernando II.
As primeiras instalações situaram-se no Parque de São Sebastião da Pedreira, que foi cedido gratuitamente pelos seus proprietários.
Mais tarde, em 28 de maio de 1905, foram inauguradas as novas e definitivas instalações na Quinta das Laranjeiras.
As inúmeras remessas de animais vindos de África e do Brasil contribuíram para que, ao longo dos anos, o Jardim Zoológico tivesse uma das coleções de animais mais vastas e diversificadas do mundo.
Em 1952, a Câmara Municipal de Lisboa galardoou o Jardim Zoológico com a Medalha de Ouro da Cidade.
O Zoo deixou de ser uma vitrine de animais para assumir um papel ativo na proteção e conservação da Natureza.
A melhoria das instalações para os animais permitiram o aumento da taxa de natalidade.
Hoje em dia, o Jardim Zoológico está diferente, tem uma nova missão e uma nova mensagem.
É um espaço que une conservação e educação ao entretenimento e à diversão.
Neste novo Zoo habitam cerca de 2000 animais num conjunto de aproximadamente 300 espécies, entre mamíferos, aves, répteis e anfíbios.
Guimarães, cidade Berço de Portugal, cuja história está intimamente ligada à história e identidade nacional. Distinguida pelo seu patrimônio único e exemplarmente recuperado, o Centro Histórico foi reconhecido pela UNESCO, em 2001, como Patrimônio da Humanidade. Siga-nos no Instagram @conceitoturismooficial e tenha a chance de receber nossos brindes e dicas sobre Portugal.
Dia de Camões - Dia de Portugal
05 DE OUTUBRO - Hoje comemora-se a Implantação da República em Portugal.
Em 5 de outubro de 1910 José Relvas seria o escolhido para proclamar a Implantação da República, da varanda da Câmara Municipal de Lisboa.
A Conceito Turismo conheceu um pouco do legado de José Relvas e da história trágica que marcou sua vida ao visitar a Casa dos Patudos.
A Casa dos Patudos é uma casa-museu situada em Alpiarça, no distrito de Santarém, Portugal. Foi inaugurada como museu em 15 de maio de 1960.
Relvas legou a quinta dos Patudos e praticamente todos os seus demais bens ao município de Alpiarça por testamento de 1929.
Entre várias vontades que são referidas nesse testamento, uma delas é que a Casa fosse conservada como museu, que é atualmente referido por especialistas como o mais importante museu autárquico do país e é procurado por muitos milhares de visitantes.
A visita nos surpreendeu pela organização deste museu e pela historia que envolve a residência e a família de José Relvas. Cultura, política e tragédia são elementos que envolvem toda esta Casa-Museu.
Vale a pena visitar.
#venhaconhecerportugal
#roteirospersonalizados
#hospitalidade #conforto #dicas #historia #cultura #arte #diversão #passeiosinesqueciveis #gastronomia #portugal #santarem #republica
#joserelvas #casadospatudos #museu
#viagensincriveis #ferias #turismo
Peniche tem extensas praias azuis a norte e a sul, mas além disso foi
palco de importantes acontecimentos históricos nacionais e internacionais.
Perante frequentes assaltos de piratas e ocupações de potências estrangeiras, foi terra defendida por uma construção fortificada, a Praça-forte de Peniche, mandada edificar pelo rei D. João III em 1557 e concluída em 1645 por D. João IV.
Tendo sido praça militar em 1897 e local estratégico na defesa da península no século XIX, abrigou refugiados da Guerra dos Bôeres no início do século XX e prisioneiros alemães e austríacos durante a Primeira Guerra Mundial.
Tornou-se célebre como prisão política durante o governo autoritário de Salazar, entre 1934 e 1974, ano da Revolução dos Cravos.
O ponto mais ocidental da Península de Peniche é o Cabo Carvoeiro.
O Farol do Cabo Carvoeiro faz parte do grupo de seis faróis mandados edificar pelo Alvará pombalino de 1 de Fevereiro de 1758 que criou o Serviço de Faróis em Portugal.
Entrou em funcionamento em 1790, sendo um dos mais antigos da costa portuguesa.
#venhaconhecerportugal
#roteirospersonalizados
#hospitalidade #conforto #dicas #historia #cultura #arte #diversão #passeiosinesqueciveis #praia #gastronomia #portugal #carvoeiro #farol #berlengas #cabo #passeiosmaritmos
#peniche #fortaleza #prisão
#viagensincriveis #ferias #turismo