PEDRA AZUL
Em meados do século XIX, o Espírito Santo começou a receber imigrantes de várias regiões da Europa, principalmente da Alemanha e Itália, a partir de um decreto do Imperador Pedro II em 1846, que tinha a finalidade de recrutar imigrantes europeus para trabalhar no Brasil.
A partir de 1847 começaram a chegar imigrantes alemães na região de Santa Isabel que fizeram a colonização de Domingos Martins começando pela área chamada Campinho. Na região das montanhas, a imigração começou a partir de 1875 com os imigrantes italianos chegando na região do Aracê através do Araguaia.
Com a construção de uma estrada através da região serrana, fazendo a ligação dos estados de Manas Gerais e Espírito Santo um novo fluxo de imigrantes italianos se estabeleceu na região.
As primeira famílias italianas a chegarem na região foram: Canal, Bravim, Grecco, Módolo, Uliana, Bassani, Lorenzoni, Curbani, Ronchi, Pupin, Poletto e outras.
Na região da Pedra Azul, especif**amente, chegaram as famílias Fassarela, Pizzol, Gagno, Girardi, Peterle, entre outras.
O distrito de Aracê, primeiramente chamado de Pedreiras, embora pertencente ao município de Domingos Martins (colonização alemã), f**a mais próximo da sede do município de Venda Nova (colonização italiana) com o qual mantém a maioria das relações comerciais e afetivas.
Um movimento pela emancipação de Pedra Azul com administração própria e políticos voluntários teve origem há cerca de 10 anos é ainda um sonho dos que habitam a região.