12/10/2022
Circula pelas redes sociais um vídeo que mostra presos, em uma cela com paredes brancas, comemorando e gritando “Olê, olê, olê, olá, Lula, Lula”. A legenda que acompanha a gravação diz que os detentos estariam celebrando o resultado do 1º turno das eleições deste ano. Na ocasião, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva obteve 48,43% votos, contra 43,20% do atual presidente Bolsonaro. Lula e Bolsonaro disputarão o 2º turno no dia 30 de outubro.
❌ A informação é FALSA. Trata-se de uma montagem. O vídeo foi editado para parecer que os presos estavam gritando “Olê, olê, olê, olá, Lula, Lula”. Os gritos, porém, foram inseridos digitalmente sobre o vídeo original. Na ocasião, eles estavam falando “Uh, é a massa!”. A gravação é antiga, de 2016, quando alguns presídios do Rio Grande do Norte passaram por uma onda de ataques orquestrados. Após a gravação, a situação nos presídios do estado piorou. Em janeiro de 2017, detentos da maior unidade penitenciária do estado entraram em conflito. Ao menos 26 pessoas foram mortas e outras 56 fugiram durante o confronto. A unidade tinha uma capacidade máxima de 620 presos, mas estava superlotada, com 1.150 detentos.
ENTENDA: Esse mesmo vídeo já foi tirado de contexto em outros momentos. Em 2021, verificamos essa peça de desinformação quando o ministro do STF Edson Fachin anulou as condenações do ex-presidente Lula relacionadas à Lava Jato. Em 2019, quando o STF decidiu contra a prisão em 2ª instância e soltura de Lula, a gravação também circulou pelas redes sociais.
🧾 Leia a checagem completa em https://bit.ly/presosprimeiroturno
Circula pelas redes sociais um vídeo que mostra presos gritando “Olê, olê, olê, olá, Lula, Lula”. A legenda que acompanha a cena afirma que os detentos estariam comemorando o resultado do primeiro turno das eleições deste ano. No entanto, o vídeo é antigo e o áudio foi inserido sobre a...