14/01/2024
PORQUE NÃO FAZER DA ILHA O POLO DE TURISMO DA ZONA NORTE DO RIO?
O turismo atualmente é uma das áreas que mais abrem ofertas de emprego no mundo. A cidade do Rio de Janeiro possui condições, pela sua diversidade geográfica, de criar outras zonas de atrativos turísticos que não sejam apenas o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor e as praias da Zona Sul. Nossa cidade maravilhosa tem muito mais há mostrar e uma dessas zonas de atração turística que pode e deve ser criada é a da Ilha do Governador.
Com sua história latente, sua beleza natural, seu clima bucólico, seu potencial de lazer, seu parque gastronômico, seus hotéis, sua população diferenciada, a Ilha já atrai visitantes de outros bairros do Rio como também de cidades vizinhas, isso sem qualquer ajuda governamental, Imagina se tivermos o incentivo dos órgãos públicos competentes apoiando, divulgando e conscientizando a população para mais essa possibilidade de arrecadação financeira que já existe em escala pequena, mas que só precisa de um empurrão para se tornar uma das estrelas do turismo carioca nos próximos anos.
Vejam o que a Ilha já oferece ao público que a visita em matéria de turismo:
🍴 Circuito Gastronômico
Bairros como a Freguesia, Ribeira e Jardim Guanabara possuem excelentes restaurantes e quiosques, alguns com atendimento internacional, onde a atração principal apesar de ser muito diversificada ainda é a culinária que vem do mar.
🚴 Circuito de Lazer
Com uma orla bastante diversificada, a Ilha oferece em cada uma de suas praias atrações diferentes, como o vôlei de praia e o frescobol na Praia da Bica; o standy up paddle nas Pitangueiras; o futebol soçaite na Ribeira, isso sem falar nas corridas e caminhadas por toda a orla onde a bela imagem da Baía de Guanabara por si só já carrega as energias de quem curte exercícios ao ar livre.
Passeios organizados de bicicletas pela Ilha chegam a atrair pessoas de lugares distantes e imprimem laços duradouros de amizade.
⛪️ Circuito Histórico
Igrejas antigas, centenárias, com histórias que remontam desde o século XVI quando os portugueses aqui desembarcaram e encontraram os índios Temiminós como antigos donos de nossas terras, até os dias de hoje. Nossas igrejas unem atrativos históricos com visuais externos encantadores, algumas sendo verdadeiros mirantes tamanha beleza que se descortina a sua volta.
Temos atualmente a nível de oferecimento turístico passeios como:
🏡 Projeto "CONHECENDO NOSSA ILHA A PÉ" que recebe moradores e simpatizantes da Ilha e de outros bairros de nossa cidade e até de cidades vizinhas com o objetivo de, com uma linguagem informal, apresentar ao público em passeios a pé, os principais atrativos e curiosidades de cada um de nossos 14 bairros, todos com suas características e peculiaridades próprias, fazendo com o visitante se sinta um morador do lugar que está visitando.
👩🏻🕵🏻♀️ Projeto "A ILHA PARA A TERCEIRA IDADE" onde uma Van Turística percorre visitando inúmeros atrativos da Ilha, fazendo com que o idoso se familiarize e até relembre boas histórias que presenciou ou que gostaria de ter estado presente. O passeio termina com um café da manhã ou chá da tarde sempre em lugares surpresas de um de nossos diferentes bairros.
📸 Projeto "SAFARI FOTOGRÁFICO" que percorre lugares com belezas ímpares que somente nossa Ilha pode oferecer, como a visita ao manguezal do Rio Jequiá, mostrando todo o verde peculiar da mata de mangue e seus animais característicos, em passeios realizados a pé e em canoas caiçaras; passeios na região de pesca da bucólica Tubiacanga, etc..
⛵️ Projeto "A ILHA VISTA DO MAR" onde você passa a conhecer os principais atrativos da Ilha de um ângulo diferente, ou seja, percorrendo a orla de saveiro e sendo informado sobre cada atrativo que estará se mostrando a cada momento a nossa frente.
🍷Projeto "SABORES DA ILHA" onde você visita numa Van, alguns estabelecimentos surpresas da Ilha, provando as peculiaridades e novidades gastronômicas desses lugares, acompanhado de sua história e sempre de uma boa conversa de bar.
🚋 Projeto "A ILHA PARA VISITANTES" onde toda semana sai um ônibus de diferentes bairros da cidade, como Barra da Tijuca, Flamengo, Copacabana, Tijuca, Vila da Penha, Leblon, Campo Grande, para uma visita aos principais atrativos da Ilha. O ônibus trás os visitantes para conhecer igrejas, mirantes, praias, etc..sempre encerrando com um almoço de confraternização num dos muitos de nossos bons restaurantes.
Esse foi um pequeno resumo do que já acontece na Ilha e do que poderá vir a acontecer se nossos governantes olharem com mais carinho para o potencial turístico que estão desperdiçando.
Roberto Macchiute
Fotógrafo e Guia de Turismo
Tel/zap: 98167-5535
ILHA TURÍSTICA
A verdadeira porta de entrada do Rio!
Ecotur ILHA
Ecologia, História e Turismo na Ilha do Governador.
AVENTURAS DO RIO
Explorando os Caminhos da Natureza!