15/04/2024
Uma jornalista norte-americana de 40 anos já coleciona milhares de visualizações nas redes sociais por contar a história por trás do nome dela. Mesmo sendo nascida nos EUA e sem nenhuma ascendência brasileira, ela se chama Sheeka, em uma homenagem à Chica da Silva, por causa do filme de 1976, estrelado pela atriz Zezé Motta.
No vídeo, Sheeka conta que os pais dela viram o filme e adoraram o nome "Xica", da forma como foi estilizado para o longa.
Para que os norte-americanos pronunciassem da forma correta, fizeram algumas alterações: o "x" virou "sh", o "i" virou "ee", e o "c", "k" — mesmo assim, eles ainda não falam da forma mais adequada.
Os pais lembram que descobriram a existência do filme graças a um cinema perto de uma universidade no bairro onde moravam, em Tucson, no Arizona.
Por causa dessa curiosidade, Sheeka decidiu viajar mais de 7 mil quilômetros, saindo de Atlanta, onde mora atualmente, até Diamantina, no Vale do Jequitinhonha, onde Chica da Silva viveu durante o Brasil Colônia — ou Arraial do Tijuco, ou Tejuco, na época.
O objetivo principal dela era, claro, conhecer a Casa Chica da Silva, que foi transformada em museu. Por lá, voltou a viralizar por conhecer um jardineiro de nome John Lennon, em homenagem ao eterno beatle.
Sheeka visitou o Brasil com o filho de sete anos, durante seis dias de feriado que ele tinha na escola. Além da cidade histórica, eles conheceram o Museu dos Brinquedos, em Belo Horizonte, e o Inhotim, em Brumadinho, na Grande BH.
Gravar o vídeo que viralizou sequer estava nos planos dela.
Antes, ela já havia visitado o Rio de Janeiro e São Paulo com o marido, em 2015. "Tem muito mais que eu quero conhecer desse país lindo. Espero ir a Salvador um dia", completou.
Informou Portal Notícia
Fonte: G1
Foto: Arquivo Pessoal