Original From Brazil

  • Home
  • Original From Brazil

Original From Brazil Custom made online and in loco guided experiences
(2)

15/04/2024

Uma jornalista norte-americana de 40 anos já coleciona milhares de visualizações nas redes sociais por contar a história por trás do nome dela. Mesmo sendo nascida nos EUA e sem nenhuma ascendência brasileira, ela se chama Sheeka, em uma homenagem à Chica da Silva, por causa do filme de 1976, estrelado pela atriz Zezé Motta.

No vídeo, Sheeka conta que os pais dela viram o filme e adoraram o nome "Xica", da forma como foi estilizado para o longa.

Para que os norte-americanos pronunciassem da forma correta, fizeram algumas alterações: o "x" virou "sh", o "i" virou "ee", e o "c", "k" — mesmo assim, eles ainda não falam da forma mais adequada.

Os pais lembram que descobriram a existência do filme graças a um cinema perto de uma universidade no bairro onde moravam, em Tucson, no Arizona.

Por causa dessa curiosidade, Sheeka decidiu viajar mais de 7 mil quilômetros, saindo de Atlanta, onde mora atualmente, até Diamantina, no Vale do Jequitinhonha, onde Chica da Silva viveu durante o Brasil Colônia — ou Arraial do Tijuco, ou Tejuco, na época.

O objetivo principal dela era, claro, conhecer a Casa Chica da Silva, que foi transformada em museu. Por lá, voltou a viralizar por conhecer um jardineiro de nome John Lennon, em homenagem ao eterno beatle.

Sheeka visitou o Brasil com o filho de sete anos, durante seis dias de feriado que ele tinha na escola. Além da cidade histórica, eles conheceram o Museu dos Brinquedos, em Belo Horizonte, e o Inhotim, em Brumadinho, na Grande BH.

Gravar o vídeo que viralizou sequer estava nos planos dela.

Antes, ela já havia visitado o Rio de Janeiro e São Paulo com o marido, em 2015. "Tem muito mais que eu quero conhecer desse país lindo. Espero ir a Salvador um dia", completou.

Informou Portal Notícia
Fonte: G1
Foto: Arquivo Pessoal

18/03/2024
Você sabia?Principal porto de entrada de africanos escravizados no Brasil e nas Américas, o Cais do Valongo, localizado ...
07/03/2024

Você sabia?

Principal porto de entrada de africanos escravizados no Brasil e nas Américas, o Cais do Valongo, localizado no Rio de Janeiro (RJ), passou a integrar Lista do Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), em 1º de março de 2017. O Brasil recebeu perto de quatro milhões de escravos, durante os mais de três séculos de duração do regime escravagista. Pelo Cais do Valongo, na região portuária da cidade, passou cerca de um milhão de africanos escravizados em cerca de 40 anos, o que o tornou o maior porto receptor de escravos do mundo.

A inclusão nessa Lista representa o reconhecimento do seu valor universal excepcional, como memória da violência contra a Humanidade representada pela escravidão, e de resistência, liberdade e herança, fortalecendo as responsabilidades históricas, não só do Estado brasileiro, como de todos os países membros da Unesco. É, ainda, o reconhecimento da inestimável contribuição dos africanos e seus descendentes à formação e desenvolvimento cultural, econômico e social do Brasil e do continente americano.

Revelado, em 2011, durante as obras do Porto Maravilha, que abrange uma área de cinco milhões de metros quadrados, o Cais foi construído em 1811 pela Intendência Geral de Polícia da Corte do Rio de Janeiro. O objetivo era retirar da Rua Direita, atual Rua Primeiro de Março, o desembarque e comércio de africanos escravizados que eram levados para as plantações de café, fumo e açúcar do interior do Estado e de outras regiões do Brasil. Os que ficavam na capital, geralmente eram os escravos domésticos ou aqueles usados como força de trabalho nas obras públicas.

Em 2012, a prefeitura do Rio de janeiro acatou a sugestão das Organizações dos Movimentos Negros e, em julho do mesmo ano, transformou o espaço em monumento preservado e aberto à visitação pública. O Cais do Valongo passou a integrar o Circuito Histórico e Arqueológico da Celebração da Herança Africana, que estabelece marcos da cultura afro-brasileira na região portuária, ao lado do Jardim Suspenso do Valongo, Largo do Depósito, Pedra do Sal, Centro Cultural José Bonifácio e Cemitério dos Pretos Novos.

http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/1605/

EMPODERAMENTO PRETA!!!! Há 10 anos!!!!
17/11/2023

EMPODERAMENTO PRETA!!!! Há 10 anos!!!!

15/11/2023

Address


Alerts

Be the first to know and let us send you an email when Original From Brazil posts news and promotions. Your email address will not be used for any other purpose, and you can unsubscribe at any time.

Shortcuts

  • Address
  • Telephone
  • Alerts
  • Claim ownership or report listing
  • Want your business to be the top-listed Travel Agency?

Share