07/01/2022
Montanhismo é muito mais que um esporte, é uma filosofia que levamos como um estilo de vida por representar valores e dedicação.
Montanhistas brasileiros são engajados a defender a cultura da atividade, proteger o meio ambiente e nos prestamos a realização de ações em prol da concientização para uma prática segura, responsável e de impactos mínimos. Propondo a reflexão em como isso afetará não somente a si próprio mas como também a natureza global a qual fazemos parte.
Com essa percepção e atônitos, viemos a público repudiar a atividade amplamente divulgada nas mídias sociais de Pablo Marçal no evento que reuniu 67 pessoas em situação de risco na trilha Pico do Marins de 2421m de altitude, sendo uma das mais altas da Serra da Mantiqueira.
Promovida pelo Coach, o evento foi realizado na contramão da cultura do montanhismo e das boas práticas, não deixando espaços para que o acontecido seja tido como normal e aceitável.
Desejamos que participantes das atividades outdoors desenvolvam uma visão holística e coletiva do mundo. Tudo está interligado! Traçando uma linha de coerência entre suas atitudes, o que almeja a frequentar esses lugares e apresentar um comportamento mais positivo.
Restabelecendo assim uma nova conexão com o ambiente natural e tratando-o como o que ele é: a nossa casa.
Exigimos de Pablo, uma retratação imediata diante do acontecido, divulgado pelo próprio, a respeito do estímulo a situações de riscos ao qual promoveu publicamente e imediatamente cumprir medidas de segurança necessária e limitação de quantidade de participantes para possíveis futuros eventos.
Prezando assim, além da segurança dos participantes, a preservação do meio ambiente que abriga espécies endêmicas e com alto fluxo de visitantes não tem tempo suficiente para se recuperar, tornando necessário estabelecer uma conduta menos agressiva.