15/08/2018
✨✨Dicas para ler e entender a Bíblia✨✨
No passado, saber manusear uma espada era fundamental para a sobrevivência. Não é à toa que quando Deus orienta a respeito de usarmos as armaduras espirituais, a Palavra de Deus – a Bíblia – é comparada a uma espada:
“... espada do Espírito, isto é, a Palavra de Deus.”Efésios 6.17
A Palavra de Deus é a melhor arma de defesa e ataque que podemos ter, e a única que pode vencer o mal.
“Porque a Palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes.” Hebreus 4.12
O Senhor Jesus sabia usá-la muito bem. Temos um exemplo claro disso quando Ele foi levado para o deserto. Todas as vezes que o diabo O tentou, foi usando a própria Palavra de Deus que ele o enfrentou, e também foi com ela que o derrotou.
Mas será que você sabe usá-la corretamente?
Separamos 5 orientações fundamentais para você extrair o máximo de suas leituras da Bíblia. Confira:
1. Ore antes de começar a ler: Talvez você já tenha lido por aí que a Bíblia é o único livro que lemos na companhia do Autor. Por isso reserve um instante antes de iniciar a leitura para pedir a Deus que fale com você por meio da Sua Palavra e que o faça compreender os Seus preceitos. Muitos leem a Bíblia toda e não compreendem nada exatamente por não se preocuparem em pedir ao Seu autor que os oriente na leitura.
2. Esteja atento às palavras-chaves: Ao meditar na Palavra de Deus, esteja atento aos termos principais contidos em cada passagem. Por exemplo: “Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim como sábios, remindo o tempo, porque os dias são maus”(Efésios 5.15,16). Nesse versículo, o termo principal é “remindo o tempo”, que quer dizer"aproveitando cada oportunidade"; ter sabedoria para saber priorizar o que é importante. Outra dica importante é sempre consultar um dicionário para saber o significado das palavras que para você não estão tão compreensíveis.
3. Preste atenção no contexto: Assim como às palavras-chaves, é importante atentar para o contexto em que está inserida determinada passagem bíblica. É preciso compreender por que aquilo foi falado naquela época e como poderia trazer isso para os dias atuais, ou seja, o que Deus está falando hoje por meio daquela palavra.
4. Medite: Durante a leitura é possível que um trecho ou uma palavra chame sua atenção. Nesse momento é preciso parar e meditar sobre o que Deus quer falar com você com aquele trecho. Pense no que a sua vida tem a ver com a passagem em questão. Não ignore. Ali pode estar a resposta que você tem buscado.
5. Coloque em prática o que leu: De nada adianta orar, prestar atenção no contexto e nas palavras-chaves, meditar, se no final das contas, a Palavra de Deus não for colocada em prática. É isso que Deus mais espera de nós. Ele não quer que sejamos apenas ouvintes ou conhecedores da Sua Palavra, mas praticantes dEla. Ao final da leitura, sempre se pergunte: “Que atitude(s) eu devo tomar em relação ao que acabei de ler?” E faça.
E nunca se esqueça: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.” 2 Timóteo 3.16,17
📖Que tal deixar nos comentários o seu versículo favorito da Bíblia e por que ele é tão especial para você? Aproveite e compartilhe essa mensagem em suas redes sociais.