09/05/2016
Tocha Olímpica chega ao Rio São Francisco
Em Minas Gerais, símbolo do Jogos Olímpicos Rio 2016 visitará Pirapora, localizada às margens do Velho Chico. Chama terminará o dia em Montes Claros.
A Tocha Olímpica segue desbravando o Estado de Minas Gerais nesta segunda-feira (9). A primeira parada do dia foi em Varjão de Minas, município ainda novo – fundado em 1996 – rico em belezas naturais e que tem em suas águas um grande potencial turístico e econômico. Cachoeiras e rios estão entre os maiores encantos da cidade. De lá, o revezamento segue para as cidades de Pirapora e Montes Claros, onde encerra o dia.
O fogo olímpico é aguardado às 11 horas na cidade de Pirapora, localizada às margens do Rio São Francisco, conhecido como "Velho Chico" famoso pela beleza singular protegida pelas tradicionais carrancas – esculturas em forma humana ou animal feitas por artesãos locais – que espantam todos os maus espíritos.
Em Pirapora, o revezamento terá como ponto de partida o Centro de Convenções e ainda passará pelas Avenidas Salmeron e São Francisco até chegar ao v***r Benjamim Guimarães. No barco, famoso por realizar passeios fluviais, está previsto um ato de passagem da Tocha Olímpica pela Cidade, com apresentações artísticas e o lançamento do selo dos correios alusivo ao evento.
A última parada do dia será em Montes Claros, cidade ícone do Norte de Minas pela culinária marcante e manifestações da cultura popular como a música e seu rico artesanato. Com previsão de chagada às 16h, a Tocha Olímpica percorrerá 17 quilômetros e será conduzida por personalidades da cidade e representantes do esporte local. Ela será recepcionada na avenida Francisco Gaetani e passará pela Major Prates, até a Praça dos Jatobás, no Bairro Morada do Sol, onde serão realizadas apresentações culturais.
Em Montes Claros, os visitantes podem se deliciar com a famosa gastronomia representada por pratos como arroz com pequi, frango caipira com pirão, requeijão e biscoitos dos mais diversos tipos. Festas populares como Folia de Reis, procissões, festas juninas, reinados, caboclinhos e pastorinhas acontecem todos os anos e movimentam a cidade.
Para ajudar na preservação e na exploração sustentável do turismo nos destinos mineiros, o Ministério do Turismo apoiou nos últimos anos projetos que somam mais de R$ 483 milhões.
Foto: UM dos mais importantes cartões-postais de Montes Claros, localizado no Centro Histórico do município, “o Corredor Cultural”, ganhou uma nova roupagem e foi batizado como “Padre Dudu”. O projeto que foi idealizado pelo arquiteto Aliomar Veloso Assis foi inaugurado na noite dessa quinta-feira 15/03, com toda p***a e ‘circunstance’ , com a presença de artistas, intelectuais, políticos, empresários e a comunidade local. O “Corredor Cultura Padre Dudu” que foi construído com recursos do próprio município, revitaliza aquela área onde já foram restaurados dois prédios antigos: o Casarão da Fafil e o Sobrado dos Versiani-Maurício. Este novo espaço vai abrigar atividades culturais: serestas, feiras, exposições, barzinhos, livrarias, lojas de antiguidades, sebos e outros.