17/06/2015
Vamos proteger nosso patrimônio!
Bom dia amigos,
Peço que antes de curtir ou comentar o post, leiam até a última linha.
Há tempos vemos uma ascensão meteórica de corridas de montanha e na mesma velocidade vem a degradação de ambientes extremamente sensíveis (antes já castigados por montanhistas, trekkers, turistas, guias, entre outras classif**ações).
Antes de continuar o texto, vamos salientar que em nada nos opomos à corridas de montanhas, porém é nítido que essas provas devem ser movidas para outras áreas, vide os dois estudos que postamos aqui.
Insistimos nos posts aqui nessa fanpage, pois tentamos a tática de conscientização via internet já que infelizmente essa porção da Serra não é protegida por um Parque (um erro que já deveria ter sido corrigido há muito tempo). O órgão que deveria cuidar disso (APASM) também não tem braço suficiente para tal empreitada (isso quer dizer, mão-de-obra e recursos disponíveis). Muitos usuários (da Serra, não do facebook) cobram atitudes de montanhistas, de guias, de ongs, etc, etc, porém, mesmo que estes elaborem qualquer coisa para o bem da Serra, não terá prerrogativa legal para, por exemplo: multar quem jogar lixo nas trilhas.
Por isso pergunto a você corredor de montanha: Você realmente necessita pagar uma fortuna para empresas, para que você se mate de tanto correr e se perder dentro das matas da Serra da Mantiqueira (ou outra Montanha)? É necessário um evento de grandes proporções para te incentivar nessa aventura? Precisa divulgar foto por foto em redes sociais mostrando sua capacidade? Ou você é capaz de fazer isso por conta própria? Acredito que sim.
Digo isso, pois vejo inúmeras propagandas de marcas de esportes outdoor criando eventos e chamando seus consumidores para essas empreitadas. Elas não estão te desafiando a completar um percurso, elas estão te influenciando a consumi-la (não adianta dizer que não é suscetível a propagandas, pois todo mundo é, inclusive eu). Mas eu prefiro acreditar na sua capacidade e vontade de se superar, isso e somente isso. Te desafio a entrar solitário ou você e mais 2 amigos (vamos tentar o mínimo), nesses trajetos, sem informar a ninguém, registrar fotos, vídeos e o tempo é claro, e depois de concluir essa grande aventura, fazer um churrasco pra contar aos amigos que duvidaram de você (pode me chamar pro churrasco). Sabe quanto isso vai te custar? Nada. Quer dizer, você vai gastar um pouco com comida, locomoção, guias (se você preferir) e hospedagem, tudo o que você já gasta indo a um evento desses, porém sem a necessidade da taxa de inscrição (que é bem cara por sinal), pois a Montanha não te cobra um centavo, apenas RESPEITO!
No mais é isso pessoal,
Abraços a todos (aos que concordam ou não)
Tarik M Carvalho
Presidente AMPM