Encontro Olho De Sogra

  • Home
  • Encontro Olho De Sogra

Encontro Olho De Sogra O Encontro Olho de Sogra promove experiências culturais e de lazer com recursos de acessibilidade para integração entre pessoas com e sem deficiência visual.

Começou hoje! Serão 19 dias de muita alegria, comilança e bons momentos. Partiu feira. Qual o seu doce favorito? 
17/07/2024

Começou hoje! Serão 19 dias de muita alegria, comilança e bons momentos. Partiu feira. Qual o seu doce favorito? 

AGORA É OFICIAL: COMEÇOU! ✨

A histórica 30ª edição está de portas abertas para receber todos os visitantes, relembrar as histórias passadas e criar novas lembranças para o futuro. Que todos sejam muito bem-vindos e possam viver os próximos dias intensamente!💛

Acesse o link para comprar seu ingresso antecipado em www.fenadoce.com.br! 🎟️

30ª FENADOCE
📆17 de julho a 04 de agosto
📍 Centro de Eventos Fenadoce - Pelotas/RS



# foto do primeiro visitante da 30ª Fenadoce, um homem adulto acompanhado da esposa e filhos, tendo seu ingresso checado pela segurança na entrada da feira.pelotasrs

Hoje aconteceu a abertura da exposição “Cadernos de receitas“ no Museu do Doce. As Baronesas dá 30ª Fenadoce marcaram p...
07/06/2024

Hoje aconteceu a abertura da exposição “Cadernos de receitas“ no Museu do Doce. As Baronesas dá 30ª Fenadoce marcaram presença esbanjando beleza e simpatia. 👑
descrição da imagem: Três mulheres estão em pé lado a lado na varanda do museu. Elas estão vestidas com Blazer azul marinho e usam coroas na cabeça. Cada uma delas está usando uma faixa diagonal com o título de soberana. O prédio do museu tem paredes de cor laranja e amarela, com detalhes arquitetônicos antigos e um corrimão de ferro trabalhado. A varanda tem um piso de mármore com um padrão geométrico.

Oba! A feira mais doce do Brasil está chegando. 
05/06/2024

Oba! A feira mais doce do Brasil está chegando. 

A Fenadoce é um evento gastronômico que evidencia o valor turístico da cidade de Pelotas/RS e promove a cultura doceira para todo o Brasil e exterior.

20/06/2023

29ª FENADOCE ENCERRA COM 314 MIL VISITANTES E 1,8 MILHÃO DE DOCES VENDIDOS

A 29ª Fenadoce encerrou neste domingo (18) superando a última edição do evento em número de público. Com 314.000 visitantes e 1.800.000 doces comercializados, o evento também registrou outras marcas importantes, como o crescimento de 40% em relação ao ano passado no volume de vendas da Feira da Agricultura Familiar, que somou mais de R$ 1,6 milhão. Entre as excursões, foram mais de 800, contabilizando ônibus de várias localidades do Rio Grande do Sul, de outros estados brasileiros e do Uruguai e grupos dos Estados Unidos através do Rotary Club. As visitas escolares totalizaram 63.000 alunos da rede pública de ensino de toda a região. Outra novidade da edição foi a escolha do nome da Formiga por votação popular: Docília.

"Temos a certeza de que essa edição foi um sucesso completo, seja em número de público, em negócios ou cultura. Vivemos dias intensos e estamos muito felizes em saber que a Fenadoce movimentou a economia de toda a cidade, os hotéis estavam com lotação máxima e milhares de turistas conheceram o que é a nossa cultura. A missão da Fenadoce é justamente essa, e temos conseguido alcançá-la”, destaca Daniel Centeno, Conselheiro Gestor da CDL Pelotas e membro da Comissão Organizadora da feira.

Em um ano com o tema “Doce Sabor da Infância”, a feira promoveu uma novidade que ficará para sempre na memória dos visitantes e de alunos de 12 escolas da rede municipal convidados a integrarem o elenco artístico. Eles animaram o público e se divertiram vestidos de pequenas Formigas, cozinheiras e cozinheiros que representaram a tradição doceira. A proposta da ação educacional e cultural foi feita em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Desporto de Pelotas (SMED) para que as crianças tivessem a oportunidade de viver a Fenadoce de forma lúdica e divertida inspiradas no tema. Durante os dias de semana, as escolas participaram com um grupo total de 28 alunos. Aos finais de semana eram formados dois grupos em turnos alternados.

As crianças também foram importantes mais um ano na ação social que a Fenadoce realiza a cada edição: alunos da rede pública da região visitaram o evento gratuitamente em grupos escolares e ganharam um ingresso para o Park Tupã e um doce. As visitas beneficiaram 63.000 alunos que aprenderam mais sobre a história da tradição doceira e de Pelotas.

Doce mais vendido

A disputa entre os doces mais vendidos esteve novamente entre o quindim e o bombom de morango, que ficaram no topo dos preferidos dos visitantes. Segundo a Presidente da Associação dos Produtores de Doces de Pelotas, Simone Bica, o sentimento é de dever cumprido. “Foi mais um ano de sucesso e realizações na Fenadoce e que apontam novos negócios após ela também. Encerramos com sentimento de gratidão com tudo aquilo que passou e já pensando na próxima”, avalia, agradecendo os esforços da CDL Pelotas para fornecer tudo que foi necessário ao trabalho das doceiras.

Foto: Rafael Takaki - Divulgação

Dia 06 de junho, na primeira semana de Fenadoce, aconteceu no salão de Desenvolvimento, Turismo e Inovação o painel sobr...
15/06/2022

Dia 06 de junho, na primeira semana de Fenadoce, aconteceu no salão de Desenvolvimento, Turismo e Inovação o painel sobre turismo e acessibilidade organizado pelo SEBRAE do qual o idealizador do Encontro Olho de Sogra Leandro Pereira participou, comentando sobre a importância da participação de pessoas com deficiência em atividades turísticas e culturais para o desenvolvimento da cultura da inclusão, a importância da acessibilidade e a capacitação dos serviços locais para receber todas as pessoas.
Descrição das imagens: Leandro tem a pele morena escura, cabelos curtos e pretos, está sentado segurando microfone, ao lado dele a mediadora da atividade Liliane caldas e na outra extremidade o também convidado Flavio Corrêa.

Estamos só esperando abrir a feira para fazer aquelas comprinhas de produtos que só se consegue lá. Apesar de os doces e...
29/05/2022

Estamos só esperando abrir a feira para fazer aquelas comprinhas de produtos que só se consegue lá. Apesar de os doces estarem por toda cidade, os da feira tem gostinho especial: de passeio, diversão, curtição, bons momentos. Vamos nessa!

HÁ 36 ACONTECIA A 1ª FENADOCE NO LARANJAL

Faltando 1 semana para a festa do doce, você sabia? Há 36 anos, acontecia a 1ª Fenadoce de Pelotas, no Laranjal

“Com a duração de apenas 5 dias surgia a 1ª Fenadoce. A feira aconteceu entre os dias 15 e 19 de janeiro de 1986. O primeiro evento foi realizado em área pertencente a Universidade Católica de Pelotas (UCPel), na Praia do Laranjal e organizada pela FUNDAPEL com o apoio da Prefeitura Municipal de Pelotas. O prédio, localizado no loteamento Amarílis, é ocupado pelo Lagoa Pádel. A festa surgiu com o objetivo de divulgar produtos artesanais, enlatados e confeitarias da cidade, tendo o propósito de estimular a comercialização. O sonho era que a festa do doce fosse como a festa da uva, mas isso não aconteceu devido à falta de promoção publicitária.

A Fenadoce teve sua abertura no dia 14 de janeiro ao som do Hino Nacional entoado pela Banda da Brigada Militar com a presença do prefeito da cidade Bernardo de Souza. À noite o show pirotécnico durou 20 minutos, encantou a todos que prestigiaram a festa. O sistema de som de 50 mil watts era equivalente à metade do som do Rock in Rio, prometendo incentivar a festa. Com uma lancheria montada em estilo circense numa área de 1.500 m², havia dentro do pavilhão cerca de 55 estandes e outros 20 ao ar livre. Assim começou a trajetória da Fenadoce que buscava mostrar a doçaria, indústria, comércio, artesanato e os serviços de Pelotas.

Pelotas contava com a cooperativa das doceiras que inicialmente tinham 100 associadas. Pelotas distribuía seus doces para vários estados como Santa Catarina, Paraná e São Paulo. A preferência na época era pelos doces cristalizados. A presidente da cooperativa, Amadelina Marini apontava a importância da realização desta festa, dizendo: “Com a Fenadoce o doce de Pelotas voltará a se impor no mercado e o mais importante vai ser a imagem da festa, onde haverá uma constante procura o ano todo”. O sucesso da Fenadoce possibilitou que a rádio Cosmos transmitisse um programa especial sobre a 1ª Fenadoce, integrando uma série: “Coisas da Província”, apresentando um painel sobre Pelotas, suas riquezas, potencialidades e sua gente. O especial foi gerado pela rádio do Mec no Rio de Janeiro.

Dia 19 de janeiro, último dia da festa, na coluna Marina Especial, do jornal Diário Popular foi mencionada a importância da festa, já que os turistas hospedados no Hotel Manta adoraram o atendimento e prometeram voltar em outras festas. Um dos maiores estandes que merece ser mencionado foi da Agapê, que superou as expectativas e também ofereceu degustação de alguns produtos. O desejo era que a cidade se tornasse um seu polo turismo, gerando dinheiro, riqueza e trabalho. Maria do Carmo Haertel Sobral falou sobre as confeitarias de Pelotas, recordando a Confeitaria Nogueira, Confeitaria Gaspar, Confeitaria Brasil, Confeitaria Abelha, homenageando-as por terem aberto o caminho para Pelotas se tornar a capital do doce. A Prefeitura e a Fundapel, os setores de comércio, indústria e turismo que há muito desejavam que a cidade tivesse a sua festa ficaram realizados com a sua merecida promoção.

O prefeito Bernardo de Souza falou sobre a festa: “Há a crença e o entusiasmo de muitos. Há também a certeza de que nada nasce perfeito, mas de que é preciso ousar e começar. A grande festa que Pelotas quis!” A Fundapel avaliou que o sucesso da 1ª Fenadoce estava garantido, pois até o sábado mais de 60 mil pessoas já haviam visitado a festa, sendo que na sexta-feira o mau tempo havia prejudicado o movimento. Mesmo assim, a fundação convocou reunião para avaliar os possíveis erros. A 1ª Fenadoce foi sinônimo de grande alegria e satisfação para os pelotenses, abrindo portas, dando esperanças de crescimento e desenvolvimento para o município.”

Texto extraído de trabalho acadêmico “FENADOCE: CULTIVANDO E DIVULGANDO O PATRIMÔNIO DE PELOTAS” de Taíza Corrêa Schmidt Triarca - Pelotas, 2008.

SERVIÇO
O que: Feira Nacional do Doce - Fenadoce 2022
Data: 03 a 19 de junho de 2022
Local: Centro de Eventos Fenadoce (Av. Presidente Goulart com a BR-116) – Pelotas (RS)
Horário: segunda a sexta-feira das 14h às 22h e sábados, domingos e feriados das 10h às 22h
Ingresso: R$ 15,00 de segunda a quarta; R$ 16,00 de quinta a domingo; estacionamento R$ 15,00 por veículo.

Foto: Cassal - JL

Estamos em contagem regressiva para prestigiar a feira e comer muitos doces!
26/05/2022

Estamos em contagem regressiva para prestigiar a feira e comer muitos doces!

Já ficou sabendo da novidade? Cada ingresso da feira nesta edição dará direito a um doce gratuito! ❤

Este é mais um presente para cada visitante, agradecendo pelo carinho e a visita na feira. Você poderá fazer a troca do ingresso na Cidade do Doce. E, convenhamos, um doce de Pelotas sempre é bem-vindo!

👉🏽 INFORMAÇÕES DA FENADOCE 2022:

🗓03 A 19 DE JUNHO
⏰ SEG A S*X: Das 14h às 22h | SAB, DOM E FERIADO: Das 10h às 22h
🎫 SEG - QUA: R$ 15,00 | QUI - DOM: R$ 16,00

https://youtu.be/hzJ6DBlMjLY
16/05/2022

https://youtu.be/hzJ6DBlMjLY

Esqueça tudo o que você sabe sobre Pelotas no Rio Grande do Sul, porque depois desse vídeo você vai ver a cidade com outros olhos, além de querer viajar pra ...

Oba! A feira Nacional do doce está chegando, uma alegria poder desfrutar de bons momentos nesse grandioso evento. Venha!...
07/05/2022

Oba! A feira Nacional do doce está chegando, uma alegria poder desfrutar de bons momentos nesse grandioso evento. Venha!!!

Vai ficar ainda mais fácil de você participar da próxima edição do nosso evento!!!
19/11/2021

Vai ficar ainda mais fácil de você participar da próxima edição do nosso evento!!!

hoje é aniversário da nossa querida turismóloga  Mirian Marta Garcia que faz parte da equipe permanente do Encontro Olho...
02/08/2021

hoje é aniversário da nossa querida turismóloga Mirian Marta Garcia que faz parte da equipe permanente do Encontro Olho de Sogra. Te desejamos muita saúde, bons momentos e alegria. Alegria contagiante que tu faz transbordar durante cada edição do nosso evento. estamos torcendo para que no próximo ano a gente consiga registrar mais momentos como este. Maravilhosa!

Mirian aparece de corpo inteiro, ela está sorridente com tambor Praieiro preso por uma alça no pescoço durante a atividade cultural na Casa do Tambor.

Neste final de semana Pelotas recebeu uma visita muito legal! O Jairo Roche e a Talita Gallo, ocasal simpático do canal ...
01/08/2021

Neste final de semana Pelotas recebeu uma visita muito legal! O Jairo Roche e a Talita Gallo, ocasal simpático do canal Cegas na Cozinha. Eles moram em Ribeirão Preto/SP, mas o Jairo e de São Lourenço do Sul, pertinho daqui. Ele participou da primeira edição do Encontro Olho de Sogra em 2017. Aproveitaram para garantirem algumas guloseimas da terra do doce e fazerem um vídeo do Leandro Pereira ensinando uma receita de pão caseiro, que vocês não podem perder de ver lá no canal. Registramos esse momento de reencontro no centro histórico da cidade logo após almoçarem.
Aproveita para se inscrever no canal e acompanhar o que aprontaram.

http://www.youtube.com/c/Cegasnacozinha

Cinco pessoas posam para a foto, estão em pé, abraçadas, usam máscara anti-coviide e vestem roupas pesadas de inverno. Leandro está entre dois casais Segurando sua bengala de locomoção; à esquerda Talita e Jairo, Cada um com sua bengala de locomoção; à direita de Leandro o irmão e a cunhada do Jairo. O dia está ensolarado e tem ao fundo o Mercado Público.

O Museu do Doce esteve na programação de duas edições do Encontro Olho de Sogra. Mal podemos esperar para voltar lá com ...
30/07/2021

O Museu do Doce esteve na programação de duas edições do Encontro Olho de Sogra. Mal podemos esperar para voltar lá com um grupo animado de participantes. 👁🤳🏾👨🏾‍🦯👩🏻‍🦯🧑🏾‍🦯

A cidade de Pelotas está no centro de uma região doceira que compreende uma variedade de saberes. A tradição dos doces de frutas, ou doces coloniais, por exemplo, surgiu entrelaçada ao desenvolvimento da sociedade local, enquanto imigrantes de origem europeia ocupavam a zona rural do município. Os doces eram produzidos para consumo familiar e, posteriormente, passaram a ser vendidos aos moradores de Pelotas e de outras cidades.
 
O exercício do reconhecimento dessa tradição pode evocar em muitos de nós memórias que nos fazem bem lembrar: a família em torno da mesa, servindo-se de uma deliciosa compota de frutas, ou mesmo o reconfortante aroma que emana do processo de preparo de um doce de tacho, dentre outras agradáveis lembranças.
 
O conhecimento que proporcionou a produção dos doces coloniais vem da união de uma herança antepassada com a adaptação aos recursos disponíveis, através da criatividade de seus detentores. Consolida-se assim um espaço de vivências, trabalho e afetos. A tradição se renova pela transmissão e valorização desses saberes e a ampliação dos seus sentidos. Essa tradição mantém-se, portanto, viva, através daquilo que nos faz bem lembrar.
 
Esse card faz parte de uma série de publicações que irá explorar a temática da sociabilidade do doce por meio da memória, daquilo que faz bem lembrar. Esse percurso tem base também em elementos lúdicos que desvelam a ideia de que percebemos o mundo por meio de todos os sentidos.
 
Criação: Dani Mano
 
: No card, sobre um fundo em tom homogêneo e rosado, na parte inferior, vê-se a representação de uma mesa vermelha que comporta na base uma lata com doce de compota com um rótulo verde e tampa lilás e que exibe a ilustração de um pêssego amarelo com duas folhas verdes. Nos cantos direito e esquerdo estão ilustrações de folhas, apenas sugeridas por seus contornos.  Ao centro, na parte superior, consta a seguinte frase: “O DOCE DE FRUTAS” seguida, logo abaixo, pela frase: “Tradição que permanece viva através da preservação dos saberes e ampliação de seus sentidos e significados”.

Convite: Como fazer com que seu negócio em turismo e hospitalidade seja mais inclusivo? ♿Segundona temos um bate-papo be...
24/07/2021

Convite: Como fazer com que seu negócio em turismo e hospitalidade seja mais inclusivo? ♿

Segundona temos um bate-papo bem bacana com quem entende do assunto! Receberemos aqui o que é pesquisador e mestrando em Turismo pela UFPR, enfoca seus estudos nas interfaces do turismo, hospitalidade e pessoas com deficiência. E é mestrando em Memória Social e Patrimônio Cultural pela UFPel e consultor de acessibilidade.
Boralá?

26/07 às 19h19!

na imagem temos no topo a palavra “live”, seguida do nome do perfil , embaixo a palavra “bate-papo” com fotos dos três participantes. Abaixo temos o título “Turismo, hospitalidade e pessoas com deficiência: como ser uma empresa mais inclusiva?” e a data do encontro.

16/07/2021

Address


Telephone

+5553991699449

Website

Alerts

Be the first to know and let us send you an email when Encontro Olho De Sogra posts news and promotions. Your email address will not be used for any other purpose, and you can unsubscribe at any time.

Contact The Business

Send a message to Encontro Olho De Sogra:

Videos

Shortcuts

  • Address
  • Telephone
  • Alerts
  • Contact The Business
  • Videos
  • Claim ownership or report listing
  • Want your business to be the top-listed Travel Agency?

Share