12/09/2022
Em outubro, começa a estação das tâmaras. Para os que gostam de tâmaras e do deserto, contactem a agência Toomana Tours e façam uma viagem inesquecível. A TAP está a fazer voos diretos para a ilha de Djerba, aproveite! Eis o programa completo:
À DESCOBERTA DO SAHARA E DA VIDA DOS NÓMADAS
Venha descobrir Sabria, uma aldeia no sul da Tunísia, descubra os palmeirais a perder de vista e todo o trabalho de colheita de tâmaras. Terá o prazer de conhecer a vida dos nómadas e saborear as melhores tâmaras do mundo. No final, você receberá um presente extraordinário, 1kg de tâmaras. Sabria é uma aldeia no sul da Tunísia, na província de Kébili, na região de Nefzaoua, e a 40 quilómetros de Douz. Com 2000 habitantes, todos de origem nómada. A aldeia está localizada no que se pode chamar de "A Porta do Deserto" e até a vila se mistura com a areia, pois é cercada pelas dunas. O património oásis de Sabria é fundamental na aldeia, mas subsistem ainda as actividades artesanais, sobretudo a tecelagem feita pelas mulheres, os hábitos tradicionais, o folclore, a arquitectura desta aldeia deserta, a criação e todo o seu património cultural (imaterial e material) muito específico para esta região e esta população de origem nómada.
1º dia:
Partida de Djerba pela estrada romana… Ao lado da estrada, terá a primeira descoberta "o chott" ou o deserto salgado, é um lago salgado. Visita ao mercado tradicional "Souk" de Tataouine. Será convidado a visitar a Mesquita dos Sete Dormentes durante uma hora. Depois, continua até à mais bela vila berbere da Tunísia, "Chenini",com a ajuda de um guia local que o acompanha. Almoça no local, uma refeição tradicional. Continua sua travessia do deserto e, desta vez, em direção a Ksar Ghilane, passando por um vasto deserto plano "o Reg". Chegada à porta do deserto do Sahara, um mundo de areia fina se estende até onde a vista alcança. Instalação no nosso acampamento, onde passará a primeira noite. Aproveite o tempo para desfrutar de um banho na fonte termal e também pode participar de um belo passeio de camelo ou quad. Não perca um pôr-do-sol soberbo sobre as dunas de areia. Depois de um jantar tradicional no nosso acampamento, será convidado a participar de uma noite à volta de uma fogueira, enquanto admira um céu super estrelado.
2º dia:
Pequeno almoço e saída para Douz. Ao longo do caminho, certamente encontrará rebanhos de camelos em estado selvagem. Chegando a Douz, terá tempo para descobrir o "Souk", o mercado tradicional de artesanato local, que é a base das tradições de vestuário dos nómadas. Almoço no local de uma refeição tradicional à la carte. À tarde, conhecerá o Museu do Sahara dedicado ao património material e imaterial desta região. Aí, pode conhecer as raças de camelos e as técnicas de tatuagem, descobrir joias e roupas tradicionais, a fauna e a flora do Sahara e todas as tradições nómadas. Depois, tempo livre para conhecer Douz. Jantar e alojamento no hotel.
3º dia:
Após o pequeno almoço, exploraremos a aldeia de Sabria, para conhecer como vivem os nómadas. Percorremos a aldeia e visitaremos um palmeiral, para conhecer o trabalho dos oásis de colheita de tâmaras e saborear um almoço delicioso no palmeiral, onde também pode provar as melhores tâmaras do mundo. No final, a agência Toomana Tours oferecer-lhe-á 1kg de tâmaras. À tarde, iremos ao deserto. Lá, vai passear, ver o pôr do sol, beber chá e jantar pratos tradicionais e o famoso pão de areia. Noite à voltado fogo com canções tradicionais do Sahara. Alojamento em tendas beduínas ou em bivoacs.
4º dia:
Pequeno almoço no deserto e retorno a Sabria para caminhadas de camelo. Almoço com pratos tradicionais na casa de habitantes de Sabria. Retomaremos a estrada para Matmata, onde visitará as famosas casas trogloditas. Jantar e alojamento em hotel troglodita.
5º dia:
Após o pequeno almoço, tomaremos a estrada para Toujene. Sempre haverá boas surpresas, desta vez você visitará Toujene; é uma aldeiaa localizada em uma das montanhas mais altas da Tunísia, fundada pelos berberes no século XII. Continuaremos o caminho para Medenine, onde visitará o Museu Ksour Medenine. Continuamos a estrada para chegar a Djerba no final do dia. Hotel e jantar em hotel em Djerba.
6º dia:
Pequeno almoço e passeio pela ilha: descubra Houmt Souk, a maior e mais antiga cidade de Djerba com suas ruas pitorescas, as belas portas e buganvílias nas fachadas, os souks (mercados), o artesanato (artigos de couro, cerâmica, tapetes, joias , etc.), o Forte Borj el-Kebir (Forte Ghazi Mustapha), do século XIII, lugares ligados ao mito de Ulisses n’A Odisseia de Homero e também o refúgio dos piratas e a marina. Almoço em restaurante. Depois do almoço, continuamos a visitar Djerba com o famoso Parque dos Crocodilos (com mais de 400 crocodilos do Nilo) e o museu Lalla Hadria. Ainda terá tempo livre até à sua partida
Entre em contacto com a agência Toomana Tours para viver dias inesquecíveis e comer as melhores datas do país:
https://toomana-tours.com/