11/05/2015
Caminhada solo de Lucena (PB) até P**a (RN). Aproximadamente 95 km, realizados em 2 noites e 3 dias. Fiquei impressionado com as mudanças de paisagem ao longo do caminho (dunas, falésias, turbinas de energia eólica, vegetação, foz de rios, etc).
Caminhada feita de forma independente por Fernando Brito, este que mantém o projeto EcoDestinos :). Saída no dia 25/11/2014.
Refazendo o percurso de duas caminhadas já feitas por mim anteriormente (Lucena, PB até Barra de Mamanguape, PB e Baia da Traição, PB até P**a, RN). Dessa vez resolvi fazer sozinho. Aproveitei que já conhecia o percurso para andar à noite e de madrugada. Aproximadamente 95km, em 2 noites e 3 dias.
--
O primeiro dia eu dormi em Barra de Mamanguape. Foram uns 26km. Não lembro se peguei a balsa às 8am ou às 9am, mas lá pelas 2pm ou 3pm eu já estava em Barra de Mamanguape (sem pausa longa para almoço, apenas para lanches). No caminho há a travessia do rio Miriri, que só é segura na maré seca. Barra de Mamanguape tem alguns lugares legais para fazer "acampamento selvagem", mas acabei optando por dormir em um camping (Sua Casa na Barra).
O segundo dia foi bem mais intenso. Atravessei o rio Mamanguape com o barqueiro e andei até Barra de Camaratuba (uns 20km). Lá almocei bem e saí umas 3pm. Antes de chegar em Barra de Camaratuba, tem que atravessar o rio Camaratuba. Atenção na maré.
Andei até às 5pm, mas como a maré estava f**ando cheia, f**a ruim de andar (areia fofa), então dormi nas dunas até umas 10pm. Segui até o rio Gaju (rio da divisa PB/RN). Devo ter chegado no rio lá pela meia noite. Esse rio também só é seguro atravessar na maré beem seca. Atravessei à noite pois já conhecia, mas se for a primeira vez, vá somente de dia.
Depois devo ter andado mais umas 2h. Passei por Sagi, continuei andando e dormi na areia da praia até o Sol nascer, só acordando para vestir a capa de chuva quando começou a chover. Quando acordei novamente, andei até um "museu das tartarugas" que tem já perto de Baia Formosa. Lá começou a chover novamente, então aproveitei o abrigo para dormir mais um pouco.
Chegando em Baia Formosa, tomei café da manhã em uma padaria e passei o resto do dia andando, parando apenas para pequenas pausas e lanches e para esperar a travessia perto de Barra de Cunhaú. Devo ter chegado em P**a umas 3pm ou 4pm.
Quanto à segurança, na minha opinião os pontos mais críticos era quando passava pelas cidades. Sempre escondia a mochila com um pano para não chamar atenção, e às vezes tirava a camisa, que também chamava um pouco (camisa de UV de manga longa). A ideia é parecer o mais "simples" possível. Durante a passagem das cidades, eu f**ava atento se alguém estava me observando, principalmente quando eu estava saindo. Depois que passa da civilização, achei bem seguro. Você anda umas 3h e só cruza com um ou outro pescador, quando muito.
Em alguns trechos você também f**a um pouco exposto pois pode ser observado de cima das falésias, então é bom f**ar atento.