Aqui temos algumas impressões do nosso passeio junto às margens do rio Leça no sábado, dia 17 de fevereiro. Fomos muitos! Desfrutamos de uma tarde cheia de sol, aprendemos sobre a história e o futuro do rio, e visitamos uma maravilhosa quinta! Até muito breve numa próxima descoberta!
Cá vêm alguns detalhes do nosso passeio recente, onde explorámos o sentido de lugar e atravessámos juntos a zona de Dragão até a Baixa. Percorremos um Porto diferente, que não se revela à primeira vista, um Porto íntimo, complexo e encantador, com a ajuda de bom tempo!
Here we share a few snippets from our Sense of Place - Combatentes to Asprela walk last week! Enjoy! #loveporto #architectoursporto #RockOn
No início desta semana, o Jornal de Notícias, ao fim de 53 anos (pelo menos celebrá-los-ia em Dezembro próximo), deixou a sua sede na Rua de Gonçalo Cristóvão, deixando todos com uma sensação de nostalgia, de fim de uma era. (o que vira na esteira contaremos nos próximos dias).
Queremos deixar este vídeo, do icónico edifício do skyline portuense, concebido pelo arquitecto Márcio Freitas e remate decorativo de Charters d'Almeida.
Na realidade, a implantação do edifício, fazia parte de um plano mais amplo de terciarização desta parte da cidade, tal como proposto no início da década de 60 por Robert Auzelle.
Razão pela quando a torre foi terminada, em 1969 (só no ano seguinte o JN transferiria os seus serviços para lá). já tinha à sua espera à torre norte da Rua de Gonçalo Cristóvão, do arquitecto Manuel Marques de Aguiar, de1962, (se dissermos Big Ben identificarão de imediato) e do Hotel D. Henrique (José Carlos Loureiro 1965). Era a consolidação de um caminho já aberto no final dos anos 50 por Agostinho Ricca, com os edifícios no topo de Sá da Bandeira.
Recordamos que o Jornal de Notícias, anteriormente, tinha instalações na Avenida dos Aliados, (ainda está lá o icónico globo no topo, mesmo ao lado da Culturgest) com acesso tb pela Praça D. João I.
Até podemos afirmar que esta mudança foi só mais um episódio da "organicidade" do Porto, tal como encontramos em qualquer cidade". Afinal, a construção da torre, já anteriormente, implicara a demolição do Palacete das Lousas, em 1964, uma obra também icónica de uma arquitectura revivalista, mas, indo ainda mais atrás, também já havia desaparecido o edifício original e toda a Rua D. Pedro, onde o JN se instalara em em 1888, para romper a Avenida dos Aliados. Mas disso tb falaremos nos próximos dias.
Obrigado a todos
Video OODA Architecture.
#architectoursporto na Foz!
The Waterfalls of the Leça - Event 20th May 2023
Seguem a bom ritmo as obras para a construção da nova sede da Liga Profissional de Futebol, na Prelada. Falamos de um lote de 13200 m2, situado entre a Rua de Requesende e a Rua Padre Diamantino Gomes.
Recordamos que é um projecto desenvolvido pelo gabinete matosinhense OODA. No fundo, temos um pódio, com serviços subterrâneos e nele assentará um edifício de sete andares, que, contemplará uma sala multiusos, um auditório com capacidade para 300 pessoas, espaços para formação, um restaurante/bar e uma área comercial, abertas ao público, além de um museu do futebol profissional, orçado num investimento de 18 milhões de euros.
Deixamos aqui a ligação para melhor se apropriarem do projecto e do conceito que lhe subjaz.
https://ooda.eu/work/liga-portugal-hq/