07/05/2024
Conheça os 8 (oitos) países mais visitados em África nesses últimos tempos.
Com uma área enorme e uma biodiversidade digna de seu tamanho, viagens para a África são muito procuradas pelos safáris — especialmente nos desertos e savanas, os biomas mais lembrados usualmente.
Porém, o continente africano vai além dessas atrações. A capacidade histórica e arqueológica da África é imensa, guardando fósseis, construções de civilizações antigas e preservando culturas diversas.
Mais aventuras pelo continente podem ser encontradas em locais para mergulho e escaladas em montanhas, além das tradicionais visitas a museus e pólos econômicos.
Viagem à África: 8 destinos mais visitados ...
• África do Sul
É o país mais ao sul do continente africano, banhado pelos oceanos Atlântico e Índico e com quase 2.800 quilômetros de litoral, que incluem boas praias.
A África do Sul é conhecida por sua grande diversidade, tanto de fauna e flora quanto de culturas, idiomas e crenças.
A moeda oficial é o rand e o país possui onze línguas oficiais, sendo as mais faladas o zulu, o xhosa e o africâner. O inglês também é um dos idiomas mais falados na região, e é conhecido como a língua do comércio e da ciência.
• Moçambique
Moçambique f**a no nordeste da África. O país é banhado pelo Oceano Índico e possui quase 30 milhões de habitantes.
Grande parte de sua economia é baseada na agricultura, que está crescendo juntamente com o seu potencial turístico.
Apesar de o seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) ser baixo, ele se encontra em rápida ascensão — o que acontece, em parte, por causa dos investimentos que recebe de países como o Brasil, Portugal e a África do Sul.
Sua única língua oficial é o português, comumente falado como segunda língua, sendo as mais populares o macua, o tsonga e o sena. A moeda oficial é o metical de Moçambique.
• Zimbabwe
Neste país de 16 milhões de habitantes, há 16 idiomas oficiais. Os mais populares são o inglês, o shona e o ndebele.
Zimbabwe acaba de sair de uma série de crises, instabilidades políticas, econômicas e hiperinflações da última década. Por isso, apesar de o país ainda estar crescendo, a evolução não acontece tão rapidamente quanto em outras nações africanas.
A antiga moeda oficial saiu de circulação. Por isso, várias outras são utilizadas, como o dólar americano, o euro e o rand sul africano.
Zimbabwe recebe grande atenção por suas artes tradicionais, desde a preservação de pinturas rupestres ao incentivo à escultura, pintura e artesanato
• Marrocos
O Reino de Marrocos, como é conhecido oficialmente, é uma monarquia constitucional que f**a no Norte da África, com aproximadamente 34 milhões de habitantes.
As línguas oficiais são o árabe e um conjunto de línguas berberes, sendo que o árabe possui uma adesão cada vez maior. Sua moeda oficial é o dirham marroquino.
O turismo é um dos setores mais importantes de Marrocos, sendo o segundo maior rendimento da economia nacional. Normalmente, os pontos turísticos são focado na cultura, na história do país e em atrações ao longo do litoral.
Exemplos de pontos de interesse são as visitas ao Deserto do Saara e à Mesquita Hassan II, em Casablanca, uma das principais cidades do Marrocos.
• Egito
O Egito f**a ao norte da África, fazendo fronteira com o Sudão, a Líbia, Israel e a Faixa de Gaza. O país é banhado pelo Mar Vermelho e o Mar Mediterrâneo.
Sua primeira dinastia foi no ano 3.100 antes de Cristo, e veio a se tornar uma república no ano de 1.953. Hoje, tem uma estimativa de 92 milhões de habitantes.
Tendo como moeda oficial a libra egípcia, o Egito possui uma indústria turística de grande importância, empregando mais de um décimo da força de trabalho local.
A Necrópole de Gizé, também conhecido como as Grandes Pirâmides, é um dos locais mais simbólicos e populares do Egito. Elas são consideradas uma das sete maravilhas do mundo desde tempos antigos!
Boa parte dos atrativos para turismo no Egito estão concentrados na cidade de Cairo.
• Tanzânia
A República Unida da Tanzânia é composta por 26 regiões e surgiu com a União entre Tanganica e Zanzibar, em 1964. Curiosamente, Zanzibar é o local onde Freddie Mercury nasceu!
A Tanzânia f**a a sudeste do Egito, norte de Moçambique e é banhada pelo Oceano Índico, tendo um clima tropical semiárido. Usa-se como moeda oficial o xelim tanzaniano.
As línguas oficiais são o suaíli e o inglês. Destas, o inglês é mais usado comercialmente, enquanto o suaíli foi oficializado para unif**ar os povos que falam quase 100 línguas bantu.
Um dos pontos muito visitados por turistas é a Catarata Kalambo, próxima ao lago Tanganica, de mais de duzentos metros de queda d’água.
Também recebem muita atenção o Arquipélago de Zanzibar, com deliciosas especiarias e ótimas praias, e o monte Kilimanjaro, um dos pontos mais altos da África.
• Etiópia
A Etiópia é o segundo país com a maior população na África, com mais de 91 milhões de habitantes em sua última estimativa.
Não há uma língua oficial por lei, mas o amárico é considerado como língua de trabalho, usada com mais frequência comercialmente. Como moeda, usa-se o birr etíope.
O país é um dos que compõem o Chifre da África — como é conhecida a região mais ao leste do continente, que possui um formato pontudo, parecido com um chifre de rinoceronte.
A nação tem recebido mais investimentos e incentivos ao turismo recentemente, o que trouxe muitas melhorias aos seus parques nacionais e hotéis.
O Museu Nacional da Etiópia, por exemplo, disponibiliza fósseis impressionantes, como o ser humano mais antigo já encontrado, de 3,2 milhões de anos atrás.
• Ilhas Maurício
A República da Maurícia, ou República de Maurício, inclui várias ilhas e arquipélagos à leste de Madagascar, no sul da África.
Com uma área de pouco mais de dois mil metros quadrados, sua capital é Port Louis.
Não há uma língua oficial, mas as línguas usadas são o crioulo mauriciano, o inglês e o francês. A moeda utilizada é a rupia mauriciana.
O turismo é uma das principais atividades econômicas das Ilhas Maurício. A própria capital é bastante popular para compras e acervos de cultura e história local.
A atividade de mergulho também é frequente, passando pelos recifes de corais em águas límpidas e uma ampla diversidade de vida marítima.
🇦🇴 🇵🇹 🌍