23/08/2022
MUNDO CELEBRA DIA INTERNACIONAL DA MEMÓRIA DO TRÁFICO DE ESCRAVOS E SUA ABOLIÇÃO
A humanidade recorda hoje 23 de agosto como o dia que serviu de impulso para aquela que viria extinguir totalmente o trabalho escravo e dar a possibilidade dos negros estarem livres das atrocidades, que hoje lembramos como a maior tragédia e ao combate a valorização da pessoa humana.
Na noite de 22 a 23 de agosto de 1791, notou-se a revolta dos escravos de São Domingos contra o sistema de escravidão e que resultou com a independência à República Dominicana, actual Haiti , e que foi decisiva para a abolição do comércio de escravos e que foi um ponto de viragem na história da humanidade, tendo uma grande expectativa no estabelecimento dos direitos humanos.
“Este dia vem homenagear às vítimas de escravidão e que com aspirações pela liberdade foram bravos e lutaram para conseguirem ver seus direitos respeitados.
Esta data foi instituída pela UNESCO, que luta na garantia da paz e a segurança no mundo e pela dignidade da pessoa humana, como por exemplo vários projetos como “A rota dos escravos”, que luta contra o preconceito, discriminação racial e todas as formas envolventes em que 20 milhões de pessoas ainda sofrem no mundo inteiro.
“Devemos ensinar os nomes dos heróis desta história, porque eles são os heróis de toda a humanidade”, afirmou a Directora-geral da UNESCO, Irina Bokova, na sua mensagem oficial para este dia.
O dia internacional da memória do tráfico de escravos e sua abolição, celebra-se anualmente desde 1998, através da resolução 24 C/40.
Texto/Foto
AGTSA