08/10/2015
Curiosidades sobre São Vicente:
- Descoberta no dia 22 de Janeiro de 1462 por Diogo Afonso.
- Esteve desabitada durante quase quatro séculos.
As tentativas de fixar pessoas na ilha de São Vicente, foram muito difíceis devido, sobretudo, à endémica falta de água.
- A cidade do Mindelo, deve o seu nome ao facto da rainha D. Maria II, em 1835, querer assinalar o desembarque das tropas liberais comandadas pelo seu pai, no lugar do Mindelo, próximo de Viana do Castelo, em Portugal.
- Quarenta anos após a sua fundação, torna-se cidade por mérito próprio.
- É o seu porto, o Porto Grande, o motor do seu desenvolvimento.
- São Vicente foi primeira região de Portugal a libertar os escravos, muito antes das leis de 1888, impostas pelo Marquês Sá da Bandeira.
- Devido ao Porto Grande, São Vicente desfrutou e desfruta de um grande contacto com outras gentes, culturas e costumes. O Porto Grande torna-se então um importante ponto estratégico nas ligações entre a Europa e o Atlântico.
- A cidade do Mindelo é hoje um importante centro cultural agregador de culturas dos mais diversos pontos da Europa, com especial relevo para a música, a literatura e o desporto.
- Em tempos, Mindelo foi também conhecida por Morada, pois era o lugar onde se encontravam as casas de moradia, em oposição aos casebres das pessoas pobres, que se espalhavam em torno da urbe.
- A cidade do Mindelo ainda conserva um centro histórico relativamente bem preservado, onde predomina a arquitetura de estilo colonial.
- O Mindelo faz lembrar as cidades portuguesas do início do século XX e por todo o lado se sente esta interposição.
- Inúmeros edifícios e casas, jardins e monumentos e até uma réplica da Torre de Belém de Lisboa podem ser observados na cidade.
- Estima-se que atualmente São Vicente tenha em cerca de 75.000 habitantes, 95% dos quais concentrados na cidade do Mindelo.
- Fruto dos grandes avanços democráticos registados em Cabo Verde após a independência, São Vicente tem registado grandes progressos ao nível da educação, saúde e bem estar das suas gentes, o que as torna num povo hospitaleiro, que gosta de receber com amizade e conforto, fazendo de São Vicente a terra da morabeza.