30/07/2021
Vou reproduzir aqui um importante e esclarecedor texto do meu amigo - Carlos Servo Ministerial
que você deve saber antes de se tornar uma Testemunha de Jeová?
👇👇👇👇👇👇
Uma das coisas mais perturbadoras na acção de seitas e grupos religiosos exclusivistas e de alto controle, é a forma aparentemente inocente como recrutam membros para o grupo.
A maioria das pessoas que aderem a tais, acredita que estão genuinamente estudando a Bíblia e não numa sessão de recrutamento e que possuem ao longo dessa doutrinação toda a informação necessária sobre o grupo, de modo a formar uma opinião concreta e abalizada sobre ele. Acreditam que as pessoas que estão a ensinar-lhe a Bíblia são suficientemente honestas para contar-lhe tudo sobre o grupo: seu passado, doutrinas e questões mais sensíveis.
Nada poderia ser mais enganador! A maioria destes grupos escolhe muito bem o que revelar ao prospectivo membro e sempre de forma muito gradual e seletiva. Normalmente o primeiro passo é fazê-lo acreditar que o grupo representa a “verdade”, o “caminho” ou a “revelação” para alcançar o “verdadeiro conhecimento” sobre Deus e com isso, alcançar a tão almejada vida eterna.
Após a pessoa assimilar essa convicção, estando completamente alheia de quaisquer aspetos ou pontos negativos sobre o grupo, a pessoa mais facilmente será manipulada a aceitar tudo o que futuramente lhe venha a ser apresentado como sendo a “verdade” religiosa divulgada pelo grupo.
O ser humano anseia por certezas, convicções e um sentido para a vida.
É manipulando estas necessidades que grupos de alto controle conseguem tocar a pessoa, especialmente as mais sensíveis aos aspetos negativos que ocorrem no mundo. Afinal, quem não gostaria de ver terminada a fome, a guerra, o crime, a violência, etc.?
É nesta base que um prospetivo estudante da Bíblia inicia um estudo com as Testemunhas de Jeová. Afinal, aquilo que elas ensinam é “provado” na própria Bíblia! Que mal há em aprender o que a Bíblia realmente ensina?
Embora não abordemos neste texto, questões propriamente doutrinais e a sua interpretação, é necessário perceber que aquilo que as Testemunhas de Jeová não dizem ao estudante é tão ou mais importante do que aquilo que lhe transmitem durante as sessões de doutrinamento.
Adicionando à deturpação da Palavra de Deus ao povo, a Torre de Vigia tem um modo de controlar o que as Testemunhas de Jeová pensam acerca da vida e crescimento espiritual. Às Testemunhas de Jeová é dito para “evitarem ideias independentes” e acreditar somente no corpo governante, quer esteja ensinar mentiras ou verdades (Veja A Sentinela,15 de Julho de 1983, págs. 22, 27) e acreditarem em qualquer coisa que a Torre de Vigia ensine — independentemente do facto que a Torre de Vigia tem alterado a sua posição em inúmeras doutrinas de modo que aquilo que é publicado hoje como sendo a “verdade”, amanhã poderá revelar-se um “erro.” (Mudanças na doutrina das Testemunhas de Jeová)
É dito às Testemunhas de Jeová o que acreditar em quase tudo — incluindo que tipo de música, TV e programas de rádio podem escutar (Veja A Sentinela, 1 de Novembro de 1987, pág. 19 e A Sentinela, 1 de Junho de 2000, pág. 27). A sua devoção às orientações da Torre de Vigia é tão forte que até mesmo permitem que seus filhos morram por recusar transfusões de sangue, porque as transfusões de sangue são condenadas pela organização Torre de Vigia. As Testemunhas de Jeová são também desencorajadas a ler a bíblia “sozinha” aparte da literatura da Torre de Vigia e são avisadas que se a lerem por conta própria, irão acabar em escuridão espiritual por acreditarem em doutrinas do cristianismo “apóstata.” (Veja A Sentinela, 1 de Junho de 1982, págs. 28-29)
Como condiciona a Torre de Vigia as Testemunhas de Jeová de forma a aceitarem de modo inquestionável a sua autoridade em suas vidas?
Faz isso por dizer às Testemunhas de Jeová que elas não podem entender a Bíblia sem a “ajuda” da sua organização, (Veja A Sentinela, 15 de Agosto de 1981, pág. 19 e A Sentinela, 1 de Junho de 1968, pág. 327) Visto que a Torre de Vigia afirma que apenas ela tem a autoridade dada por Deus para interpretar as Escrituras, questionar qualquer um dos seus ensinos é visto pelas Testemunhas de Jeová como questionando o próprio Deus!
“Dúvida” e crítica em relação a qualquer doutrina ensinada pela Torre de Vigia é vista como “estratégia” que Satanás usa para levar as Testemunhas de Jeová à “apostasia” (abandonar Deus e Sua organização).
Se uma Testemunha de Jeová batizada começar a criticar ou “duvidar” de alguma coisa que a Torre de Vigia ensine na sua literatura, ela é acusada de “ter falta de fé” e um atitude orgulhosa, pensando que sabe “melhor que Jeová Deus.” (Veja A Sentinela, 1 de Fevereiro de 2001, pág. 9 e A Sentinela, 1 de Fevereiro de 1981, págs. 19-20) É deste modo que a Torre de Vigia coloca-se no lugar de Deus e equivale a “lealdade” às suas doutrinas religiosas e políticas o mesmo que a devoção a Deus. (Veja A Sentinela, 1 de Agosto de 1997, pág. 8 ) são estes cuidados que deves saber bem antes de desejas ser TJ.