Randonnée Santo Antao

Randonnée Santo Antao Agência de turismo

16/12/2021
15/12/2021

30 anos de municipalismo em Cabo Verde

Completam-se hoje 30 anos sobre as primeiras eleições autárquicas em Cabo Verde, em que o MpD ganhou oito câmaras, os independentes quatro e o PAICV duas, segundo a Direcção de Serviços de Apoio Eleitoral (DESAPE).

Num ano, era pela terceira vez que os cabo-verdianos eram chamados às urnas, desta feita, para escolherem os governos locais.

O Movimento para a Democracia (MpD) ganhou as câmaras de Praia, Santa Cruz, Santa Catarina, Tarrafal, São Nicolau, Ribeira Grande, Porto Novo e Brava, enquanto o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) saiu vencedor na Boa Vista e no Fogo.

Segundo o jornal Voz di Povo, da época, os independentes Onésimo Silveira, Alcídio Tavares, José Teixeira Azevedo e Amílcar Andrade, respectivamente, ganharam as câmaras de São Vicente, Paul, Sal e Maio.

Onésimo Silveira havia sido apoiado pela União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID), enquanto Alcídio Tavares contou com o apoio do PAICV e José Azevedo e Amílcar Andrade pelo MpD.

No município da Praia. concorreram dois grupos independentes, sendo o Pro –Juventude Democrática, liderado por Emanuel Sapinho Monteiro (Nelito) e o Grupo Independente para a Melhoria do Concelho da Praia, encabeçado por António Carlos Tavares (Sabú), um oficial militar na reforma.

Boa Vista contou com um único candidato, na circunstância o do PAICV, Eutrópio Lima, porque o MpD entregou as listas fora do prazo. O partido de Carlos Veiga recorreu da decisão da Comissão Eleitoral local junto do Tribunal Supremo da Justiça, mas esta instância judicial negou provimento à reclamação.

Na Ribeira Grande, em Santo Antão, o grupo independente Unir, Democratizar e Desenvolver- Ribeira Grande (UDD-RG), encabeçado por João José Spencer, quis que as eleições neste município fossem adiadas por um período não inferior a 45 dias e a substituição imediata dos titulares dos órgãos institucionais, nomeadamente o delegado do Governo, o Conselho Deliberativo e as direcções regionais do Ministério das Obras Públicas e do Ministério do Desenvolvimento Rural, mas o executivo não aceitou.

Entretanto, nas vésperas dessas autárquicas, em cerimónia presidida pelo primeiro-ministro, Carlos Veiga, o edifício da antiga Câmara Municipal da Praia, onde durante 15 anos funcionou a sede da Chefia do Governo, foi devolvido ao município.

Às primeiras eleições municipais, os partidos políticos apresentaram, ao todo, 17 listas, sendo o MpD 10 e o PAICV 7 e os grupos independentes 14.

Na Praia, concorreram quatro candidatos: Jacinto Santos (MpD), Nuno Duarte (PAICV), António Carlos Tavares (GIMCP) e Emanuel Sapinho Monteiro (Pro-Juventude Democrática).

Em Santo Antão, candidataram-se Jorge Santos (Ribeira Grande); César Almeida (Porto Novo), Pedro Monteiro (Paul), todos nas listas do MpD; Natalino Rocha (Grupo Independente para o Desenvolvimento do Porto Novo-GIDPN); João José Spencer (Grupo Independente Unir, Democratizar e Desenvolver- Ribeira Grande -UDD-RG;) e Alcídio Tavares (Grupo Independente para o Desenvolvimento Socio-económico do Paul – GIDSP).

Para a Câmara Municipal de São Vicente concorreram Onésimo Silveira (Movimento para Renascimento de S. Vicente); Moacyr Rodrigues (PAICV) e Alfredo Ferreira Fortes (MpD).

A autarquia da ilha do Fogo foi disputada por Eugénio Veiga (PAICV) e João do Rosário à frente do grupo independente “Pa Frente Djarfogo”.

No Maio, Amílcar Andrade chefiou o grupo Alternativo para o Desenvolvimento do Maio (GAPDM) e Nadir Frederico liderou a lista do PAICV.

No Tarrafal, houve uma corrida entre primos. Jacinto Furtado, apoiado pelo MpD e Carolino Dias, do grupo independente Nova Esperança para Tarrafal (NETA).

Na Brava, Jorge Nogueira (MpD) disputou com António Pina (PAICV) o cadeirão do Paços do Concelho da Nova Sintra.

No Sal, o independente José Teixeira de Azevedo (Frente de Desenvolvimento da Ilha do Sal- FDIS) e o também independente Carlos Lopes (Promoção da Ilha do Sal- Pro-Sal) estiveram a medir as forças para conquista da câmara local.

Na Boa Vista, o candidato do PAICV concorreu sozinho, embora tivesse manifestado ao enviado especial do “Voz di Povo” que gostaria de ter um adversário.

Em Santa Cruz, Frutuoso de Carvalho encabeçou o Movimento de Apoio à Candidatura Independente de Frutuoso (MACIF) que disputou a autarquia local com Pedro Alexandre Rocha (MpD) e o professor Brito (PAICV).

A câmara de São Nicolau foi disputada entre João de Deus Lopes da Silva (MpD) e António Lopes Soares, do grupo Cidadãos Independentes de S. Nicolau (CINS).

Em Santa Catarina, Celestino Almada (MpD) esteve na corrida à câmara com Aires Borges que liderou Grupo de Apoio à Lista Independente de Santa Catarina (GALIS).

No Maio, Amílcar Andrade, à frente do Grupo Alternativa para o Desenvolvimento do Maio (GAPDM), foi à luta com Nadir Frederico (PAICV)

Eis os vencedores das primeiras eleições autárquicas em Cabo Verde: Jacinto Santos (Praia) Onésimo Silveira (São Vicente), Pedro Alexandre Rocha (Santa Cruz), Jacinto Furtado (Tarrafal), Celestino Almada (Santa Catarina) Eugénio Veiga (Fogo), Jorge Nogueira (Brava), Eutrópio Lima da Cruz (Boa Vista), José Azevedo (Sal), João de Deus Lopes da Silva (São Nicolau), Amílcar Andrade (Maio), Jorge Santos (Ribeira Grande), César Almeida (Porto Novo) e Alcídio Tavares (Paul).

Fonte: https://inforpress.cv/efemeride-15-de-dezembro-de-1991-15-de-dezembro-de-2022-30-anos-de-municipalismo-em-cabo-verde/
Publicado por: VM

13/10/2021

URGENTE - SOS

Consta que as vendedeiras ambulantes da cidade da Praia estão a utilizar Carbureto de Cálcio, para amadurecimento rápido dos seus produtos....nomeadamente frutas...e neste caso particular,a banana.

O carbureto é cancerígeno, altamente tóxico e inflamável!
Este produto utilizado para maturar os produtos é uma substância que em contacto com o ar, libera um gás,o acetileno, que actua de mesma maneira que o etileno naturalmente produzido pelas frutas durante o seu amadurecimento;a substância acelera o processo de amadurecimento.
Portanto devemos ter muita atenção ao comprar bananas,até que medidas sejam tomadas pelas autoridades competentes que já foram alertadas.
É visível nas nossas bananas! Pode-se comprovar nos laboratórios! Compra-se hoje e amanhã já não servem, pelo excesso da dosagem do carbureto.

Antigamente nas oficinas utilizava-se o carbureto para soldaduras nas chapas leves( serviços de bate-chapas).
Ainda me lembro perfeitamente dum episódio numa oficina na Achada Santo António:
O recipiente de alta pressão que era utilizado para misturar água e carbureto,para produzir o acetileno,para soldaduras e dar calor nas chapas explodiu e felizmente na altura ninguém estava por perto;contudo mesmo assim,danificou portas,janelas e tudo que estava num raio de 10 metros foi afetado.
Já houve casos de mortes em algumas oficinas,nessa altura.Estou a falar de 50 anos atrás.Hoje já se usa garrafas de acetileno e oxigénio para soldaduras.
Por isto tudo, pode-se calcular os efeitos do carbureto.
Agora cabe às autoridades fazerem o resto;não é difícil procurar saber quem importa e vende o carbureto às vendedeiras.
E mais:deve-se examinar as bananas nas ruas, mini-mercados,mercados municipais da Praia e também em outras cidades e Ilhas.
Pode ser que nem todas as vendedeiras utilizam este produto,contudo devem ser inspeccionadas,a bem da saúde pública.
F**a o alerta.
/ Cascavaco/
São Domingos CV

Verdad
28/09/2021

Verdad

O CEO do Google, Sundar Pichai,
fez um discurso em apenas 60 segundos, ele disse:

“Imagine que a vida é um jogo de 5 bolas que você manipula no ar tentando não cair essas bolas. Um deles é borracha, e o resto é vidro.

As cinco bolas são:

Trabalho, família, saúde, amigos e alma.

Não vai demorar muito para você perceber que o trabalho é uma bola de borracha. Sempre que você deixar cair, ela vai voltar novamente, enquanto as outras bolas são feitas de vidro. Se uma delas cair, não voltará à sua forma anterior.

Ou será danificada, machucada, rachada ou até mesmo estilhaçada.

Você tem que estar ciente disso e se esforçar por isso.

Gerencie seu trabalho de forma eficiente durante o horário de trabalho, tenha certeza de sua sinceridade, dê o tempo necessário para sua família e amigos, descanse adequadamente e cuide de sua saúde. Se você se cair, não será fácil voltar como era.”

17/06/2021
Que seja benvindo
27/09/2019

Que seja benvindo

TEMPORADA DE CRUZEIROS EM SANTO ANTÃO 2019

Caro operador turístico, serviços de restauração e transporte está a porta a nova época de turismo de cruzeiros para Ilha, pelo que devem preparar parar realizar algum negócio, caso houver disponibilidade de procurar os vossos serviços:

Segue o calendário da TEMPORADA DE CRUZEIROS para o PORTO NOVO durante o mês de Outubro 2019:

- ALBATROS ETA 07 OUT 2019 PELAS 07:00HORAS

- HEBRIDEAN SKY ETA 16 OUT 2019 PELAS 07:00HORAS

- HANSEATIC NATURE ETA 18 OUT 2019 PELAS 07:00HORAS

- BREMEN ETA 19 OUT 2019 PELAS 07:00HORAS

Boa época alta de turismo à todos!

09/09/2019
Caminhada chã de mato-corda. Mut sab
07/04/2019

Caminhada chã de mato-corda. Mut sab

O trabalho da natureza
08/12/2018

O trabalho da natureza

14/06/2018

avec kris santana

07/03/2018
12/01/2018
12/01/2018

Endereço

Ribeira Grande

Website

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Randonnée Santo Antao publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Compartilhar


Outra Agência de turismo em Ribeira Grande

Mostrar Todos