10/04/2021
Retoma do Turismo na Ilha do Sal - a procura de melhores dias para os pequenos operadores nacionais.
1- Procurando apoio para a boa integração no novo normal, as associações APROTUR-SAL e GUIANTUR, vendo que já se iniciou mesmo de forma ligeira a chegada de turistas e as atividades de excursão e tendo as pequenas empresas algumas dificuldades, estas vêm procurando estes dias encontrar soluções para que possamos continuar a contribuir da melhor forma para trabalhar em prol de um destino cada vez mais integrado, onde a classe nacional possa ganhar mais espaço e conseguir melhores dividendos, já que como vimos com a pandemia, a estabilidade financeiro das empresas é um factor importante na sustentabilidade da economia nacional.
2- Sendo que a Câmara Municipal é a instituição que gere os destinos da Ilha, está previsto a assinatura de um acordo de parceria, como já foi feito com outras associações, afim de ajudar-nos na procura das melhores soluções para as classes, fazendo a ponte entre nós e as outras diversos organismos que gerem o turismo em Cabo Verde.
3- Proximamente com o apoio da CMS iremos fazer a instalação da sede conjunta para que os trabalhos possam decorrer de melhor forma.
4- Como temos vindo a fazer a alguns anos, a procura das soluções sempre serão através do diálogo com a DGTR, Instituto do Turismo, Ministérios e Delegação Marítima, Câmara Municipal, Polícia Nacional entre outros. E neste aspeto estes dias o diálogo está a ser feito para que possamos contornar a maioria dos constrangimentos presentes e futuros.
5- A formação profissional também deverá ser a questão fulcral, para que cada vez mais, possamos apresentar um trabalho de maior qualidade onde a fiscalização poderá ser feita por todos afim de garantir a segurança de quem nos visita.
6- A preservação ambiental já está incutida na maioria dos guias formados e esperamos que esta seja vista como uma responsabilidade de todos.