Vem Pra Borgonha

Vem Pra Borgonha Enoturismo na Borgonha
Loja Etsy: https://vempraborgonha.etsy.com

Essa foto eu tirei no começo de julho quando eu estava dando uma volta pela cidade de Beaune. Bem à frente do museu dos ...
09/07/2024

Essa foto eu tirei no começo de julho quando eu estava dando uma volta pela cidade de Beaune.
Bem à frente do museu dos Hospices de Beaune, a antiga Santa Casa onde freiras enfermeiras cuidaram de inúmeros enfermos por quase 5 séculos, eu vejo essa cena:

Um grupinho de freiras bem animadas parecendo passarinhos, tentando decidir a próxima parada.

Eu não falei com elas, mas registrei esse momento que para mim é um dos mais lindos em todos esses anos que eu moro por aqui.

E como vocês pediram, eu coloquei aqui no feed também.

Passeios privados pela Borgonha
www.vempraborgonha.com.br
E-mail
[email protected]

Poder beber vinhos da Borgonha realmente é uma oportunidade incrível. E dentro do universo Borgonha, há uma pequena part...
01/06/2024

Poder beber vinhos da Borgonha realmente é uma oportunidade incrível.
E dentro do universo Borgonha, há uma pequena parte de produtores que fazem vinhos excepcionais e poder prová-los é uma chance de vida enorme. Pode beber tranquilamente algumas dessas taças é algo realmente raro e grandioso.

Eu sou muito grata por poder viver entre esse meio, ter oportunidades e ter acesso a esses tipos de vinhos e produtores/produtoras. E também de poder aprender com os melhores, estudar muito, trabalhar nas vinhas, nas vinícolas, fazer inúmeras degustações tudo para poder me aprimorar e poder explicar esse mundo tão particular da Borgonha para vocês, seja aqui mesmo na Borgonha ou à distância.

Obrigada à todos aqueles que confiam no meu trabalho e que me dão inúmeras oportunidades de aprendizado e é claro inúmeras taças brindadas!

Saúde e bom fim de semana!

Todo mundo que vem para a Borgonha quer: beber os vinhos locais, comer bem, visitar lugares lindos. E uma das formas de ...
03/04/2024

Todo mundo que vem para a Borgonha quer: beber os vinhos locais, comer bem, visitar lugares lindos. E uma das formas de visitar alguns desses lugares é de bicicleta.

Na cidade de Beaune foi construída uma ciclovia que grande parte dela passa entre os vinhedos. Ela é super segura e liga a cidade de Beaune aos outros vilarejos do sul da região, passando por várias parcelas de vinhas (loteamentos de vinhedos específicos). É uma estrada linda e dá para passar o dia todo pedalando por lá e parando no meio do caminho.

Ou a outra opção é correr ou caminhar por essa mesma estradinha, seja sozinho ou acompanhado ou levando o cachorro. E eu garanto: a sensação é boa demais!

Meu conselho é: tire um tempo para passear nessa ciclovia (nos hotéis e air bnb há as instruções de como chegar lá), seja de manhã ou à tarde.

Mas atenção: no alto verão que vai de junho até agosto, vá bem cedinho para evitar o forte calor e leve a sua garrafa de água. E de novembro até fevereiro é muito frio, então agasalhe-se bem para a caminhada ou corrida. Evite a bicicleta nesse período.

Bicicleta: há inumeros lugares onde você pode aluga-las espalhados pelo centro de Beaune e vilas ao redor. E geralmente só funcionam entre abril até novembro. Pesquise no Google como "location de vélo à Beaune" ou pergunte no seu hotel. Muitas vezes eles já possuem bicicletas próprias disponíveis para os hóspedes alugarem.

Eu?
Eu vendi a minha bicicleta e com o dinheiro eu comprei vinhos. Mas sempre ando por essa estradinha com as minhas amigas😄

Que elenco de primeira! Eu nem consigo contar para vocês o que a gente aprontou nesse dia! Em breve eu conto, por agora ...
01/04/2024

Que elenco de primeira!
Eu nem consigo contar para vocês o que a gente aprontou nesse dia!
Em breve eu conto, por agora é só essa imagem e deixo a imaginação de vocês rolar solta!

Olha o motivo de saber pronunciar corretamente o nome dos vinhos da Borgonha. Imagina você chegando nesse bar e falando ...
06/02/2024

Olha o motivo de saber pronunciar corretamente o nome dos vinhos da Borgonha. Imagina você chegando nesse bar e falando que vc quer vinhos "Nuites Sainte Jorges". É muito provável que o sommelier francês não te entenda e aí f**a tudo truncado.
Hoje mesmo aconteceu a situação inversa. Um produtor de vinhos disse que conhece a família Amorrã lá de Portugal. Eu falei que não conhecia. Ele disse: "claro que você conhece, a das rolhas." Eu "ahhhh, Amorim!". 🤣🤣🤣 ele ficou super frustrado, coitado, porque ele falou como ele lê em francês. Mas como eu sou legal, eu fiz uma piadinha e o jogo seguiu.
Então, para vocês verem que é normal e não é por mal que falamos errado os nomes dos vinhos. E como muita gente que conversa comigo me pede para ensinar a pronúncia dos vinhos, eu fiz essa série de vídeos curtos, que eu também coloquei na no YouTube.
E é claro que temos sotaque, o nosso belo sotaque, mas pronunciando do jeito francês eu garanto que qualquer pessoa de qualquer nacionalidade vai te entender.
Acompanhem, compartilhem e venham para a Borgonha comigo para aprender mais sobre a região!

Informação: algumas pessoas não sabem, mas a tradição na Borgonha é de após a fermentação da uva em vinho, colocar este ...
15/01/2024

Informação: algumas pessoas não sabem, mas a tradição na Borgonha é de após a fermentação da uva em vinho, colocar este álcool dentro de barris de madeira, principalmente para o vinho tinto, para que ele possa maturar, envelhecer antes de ser engarrafado.
Esses barris são provenientes de diferentes florestas francesas que passam pelo processo de reflorestamento. E a maioria são de madeira de carvalho.
É claro que alguns produtores optam por outro tipos de barris ou de madeiras, mas o mais comum é: barril de madeira de carvalho.
E pode ser tanto um barril novo, quanto mais velho. Depende do que o produtor deseja e também da produção dele. Pois às vezes ele só usa barril antigo, mas se em um ano a produção foi acima do esperado, como foi em 2023 (e ainda dentro do limite permitido por lei), ele tem que comprar novos barris para acomodar a produção em excesso. Acontece. E isso vira mais uma característica da safra desse vinho.
Localização: vinícola .pacalet
Cidade: Beaune, Borgonha
Quer conhecer mais sobre os vinhos da Borgonha?
Entre no meu site e LinkedIn, leia os meus textos e se quiser um passeio ou aula particular sobre vinhos da Borgonha, me mande um e-mail no
[email protected]

Ontem eu fui fazer um happy hour com amigos que trabalham no vinho.E eu resolvi fazer pão de queijo, porque o pessoal es...
30/11/2023

Ontem eu fui fazer um happy hour com amigos que trabalham no vinho.
E eu resolvi fazer pão de queijo, porque o pessoal estava me pedindo alguma comidinha brasileira. Fiz com um queijo francês chamado Comté, envelhecido 12 meses.

Só que a pergunta foi: qual vinho combina com pão de queijo?
Resposta: Champagne!

Sério. Tentem. Experimentem.

Eu escolhi o Champagne da Françoise Bedel "Dis, Vin Secret". A Françoise produz Champagnes orgânicos e biodinâmicos (com certif**ado) e ca entre nós, produzir Champagne 100% biodinâmico é algo super difícil!

E ela consegue! Ela é conhecida por seu estilo unico e costuma deixar os champagnes envelhecendo dentro da garrafa, deitado na horizontal (sur lattes), por no mínimo 3 anos. E tem algumas de suas cuvées que envelhecem por 15 anos!

Eu escolhi a cuvée de base, a de 3 anos de envelhecimento "sur lattes" e que escolha perfeita!
Um Champagne rico, porém leve (nada enjoativo), generoso na boca, mas com uma perlage finíssima e delicada, aromas deliciosos de brioche, mel, pêras, muitas nozes e um leve toque final de maçã verde, lembrando (atenção LEMBRANDO) o começo de uma oxidação (típica nota que encontramos em vinhos 100% biodinâmicos).
Sua acidez é bem contralada na medida certa, trazendo frescor equilibrando seu lado rico e seus aromas sedutores.

O Champagne é uma gourmandise só, bem generoso e ele entrega tudo! Ele por si mesmo já se basta. É um imenso prazer borbulhante com uma cor dourada forte que chama a atenção logo de cara (me perdoem, eu não tirei foto da taça). A sensação de prová-lo é uma experiência acima das outras. Imaginem a cena: uma festa de gala num castelo francês, excelente e generosa comida com muitos sabores, muito vinho de qualidade máxima, banda perfeita, alegria, fogos de artifício no jardim, roupas impecáveis, tudo elegante de bom gosto e generoso. Nada de abundante brega. Tudo perfeito. Essa é uma cena para descrever esse Champagne. Entenderam?

Quanto ao pão de queijo: sucesso absoluto tanto que pediram para eu repetir a dupla na próxima vez.

Esse Champagne você encontra na loja e site da
Eu trabalho para eles, mas essa foi uma experiência pessoal e sem vínculos.

Faz um tempo que eu não escrevo por aqui, porque eu fico sempre pensando em algo interessante, útil e leve para trazer p...
23/11/2023

Faz um tempo que eu não escrevo por aqui, porque eu fico sempre pensando em algo interessante, útil e leve para trazer para vocês.
Afinal estamos na há 8 anos juntos nessa minha peripécia na Borgonha e chegou um momento que o meu deslumbre passou e restou a matéria-prima.

Eu vou contar sobre a última quinta-feira, 16 de novembro 2023, quando eu fui numa degustação de vinhos chamada La Releve. Lá eu encontrei a filha do produtor Pierre Jean Villa, a minha querida Pauline. Eles fazem vinhos na região perto de Ampuis no Vale do Rhône. A Pauline e eu nos conhecemos quando ela e seu pai foram ao Brasil no ano passado para um evento da . Nós da Anima Vinum passamos ótimos dias com eles e uma amizade surgiu entre a equipe toda e ela.

Na quinta passada depois da degustação nós fomos comer e beber no bar e a Pauline me pediu "Ju, escolhe um vinho daqui que eu ainda não conheça". Tarefa difícil, pois ela já provou muito vinho bom! Então, eu escolhi o vinho do Domaine des Croix, porque além de ser excelente, é a vinicola onde eu participo da colheita desde 2019.

Esses pequenos momentos separados já são ótimos e juntos eles criam mais lembranças! A gente falou da viagem deles ao Brasil, do povo brasileiro, da nossa receptividade, do show do Jorge Ben Jor que eles foram, que uma das músicas que ele cantou era uma música que a mãe dela canta no coral. Eu contei das colheitas que participei, das pessoas engraçadas, do trabalho da mesa de triagem. Ela falou como foi a colheita desse ano, também da triagem, da festa de encerramento da colheita, dos jogos de futebol da vinícola e etc. Os assuntos foram se juntando e demos risadas, marcamos viagens para 2024 (é só beber que eu marco viagens!) e tudo graças à essas conexões que esse maravilhoso trabalho ao redor do vinho nos proporciona!

Morar aqui é maravilhoso!
Trabalhar com enoturismo é uma paixão!
Trabalhar para a Anima Vinum é o melhor trabalho que eu já tive.

E pensar que o vinho aproxima as pessoas desse jeito. É incrível!

Eu fico por aqui. Beijos a todos e bom restinho de semana!

Muitas pessoas pensam que vinhos da Borgonha só valem os  Grands Crus. Mas isso é um grande exagero. Há excelentes vinho...
28/10/2023

Muitas pessoas pensam que vinhos da Borgonha só valem os Grands Crus.

Mas isso é um grande exagero. Há excelentes vinhos de apelações menores que fazem um grande diferença em nossa experiência.

A apelação Côte de Nuits-Villages (categoria Village) surpreende a cada vez mais.Tudo graças aos incansáveis produtores e produtoras da área perto de Corgoloin e Nuits-Saint-Georges, que buscam valorizar a apelação tendo o mesmo cuidado com terroir local, na sua na viticultura e vinif**ação, em comparação às outras apelações mais reconhecidas.

Esse é um movimento até que recente, menos que 10 anos, e os resultados estão nos surpreendendo. Eu vou explicar melhor:

Imagina aquele vinho que você já tomou algumas vezes. Aquele vinho que não era bom e nem ruim, que não te marcou, que você não faz nenhuma questão de provar de novo, a não ser que já esteja servido.

Esse mesmo tipo de vinho, passa por uma mudança de atitude pelos produtores locais, que valorizam o seu terroir adaptando técnicas de agricultura e vinif**ação para evidenciar as excelentes características locais. Para a sua surpresa o vinho que alguns anos atrás era "nhé" agora é: sedoso, macio, elegante, equilibrado, aromático, com muitas nuances de sabores e deixa uma bela sensação na boca. O vinho te marca, te surpreende, chama a sua atenção e te deixa em estado de alerta para conhecer mais sobre este terroir e Climat. Sucesso!!!

É exatamente isso o que aconteceu com a apelação Côte de Nuits-Villages. Ela é uma das menos renomadas das apelações da categoria Village, uma das mais recentes a serem criadas e agora está causando frisson a cada taça.

O meu conselho é: liberte-se da ideia de que na Borgonha só valem a pena vinhos Grands Crus. Essa região tem muito mais a oferecer.
Ao beber um vinho da Borgonha, se deixe levar pela tradução do terroir dentro da garrafa, seja curioso e curiosa, leia o rótulo para ver que tipo de vinho que é, anote o nome do vinho e não somente do produtor ou da safra. Tire foto se quiser. E aos poucos você vai entender o mosaico que é a Borgonha. Mas, o mais importante é: experimente!

Eu trabalho no mundo dos vinhos da Borgonha há 8 anos. E nesses anos eu tomei uma atitude que eu não me arrependo: eu es...
23/10/2023

Eu trabalho no mundo dos vinhos da Borgonha há 8 anos. E nesses anos eu tomei uma atitude que eu não me arrependo: eu escuto mais do que falo.

Essa postura, na minha opinião, me deixou mais sensível e me deu uma conexão com a região que carinhosamente me adotou.

Eu já literalmente peguei na enxada e fui cuidar das videiras. Me machuquei, chorei depois de 12h seguidas de trabalho, pisei em uvas, selecionei cachos, vendi garrafas, limpei barris e todo esse trabalho árduo me deu mais respeito ao produto final e àqueles que os fabricam.

Eu bebo e provo profissionalmente muitos vinhos e felizmente reconheço qualidade, custo-benefício e o melhor, consigo me deixar emocionar. Alguns vinhos tocam o meu coração e alma, colocam lágrimas nos meus olhos e me encantam. São vinhos de jovens produtores, de vinícolas tradicionais, Grands Crus ou pequenas apelações. Não há uma regra.

E felizmente alguns desses vinhos, que eu ainda consigo ter acesso, é este da foto, que por acaso é um Grand Cru. Esse produtor produz vinhos que sempre me tiram do eixo e esse Clos de la Roche é o vinho do meu aniversário de todos os anos. De um vinho que me emocionou na primeira vez, virou uma tradição de um casal apaixonado um pelo outro que se encontraram graças aos vinhos da Borgonha há 5 anos atrás.

A minha intenção em postar fotos de vinhos que eu bebo, é de mostrar para vocês apelações e produtores que tocam a minha alma, vinhos que vão além dos aromas, persistência, taninos e acidez. Vinhos que estão além do B A BA. E de tentar passar uma mensagem: no vinho precisamos sentir mais do que falar.
É o que eu aprendi aqui, na Borgonha.

Pronto, nunca mais eu vou escrever tanto e contar mais nada da minha vida pessoal😅😅😅🍷🍷🍷🍷

Pega no flagra! Podem rir e tirar sarro de mim...mas entendam...eu estava trabalhando na rua desde às 7h e a fome era en...
23/10/2023

Pega no flagra! Podem rir e tirar sarro de mim...mas entendam...eu estava trabalhando na rua desde às 7h e a fome era enorme!

Prato: uma costela de boi assada
Restaurante: segredo!
Vinho: Cornas 2016, esqueci de tirar foto da garrafa
Sobremesa: tiramissu

Outubro é realmente uma época mágica na Borgonha. A mudança de cores nas plantas e o contraste com o céu beira à poesia....
12/10/2023

Outubro é realmente uma época mágica na Borgonha. A mudança de cores nas plantas e o contraste com o céu beira à poesia.

Eu queria ser uma pessoa sensível como uma poeta ou musicista ou pintora para poder exprimir essa sensação de paz e beleza que essa época do ano exala.

Mas, sou apenas uma observadora da Borgonha e tento com fotos e vídeos repassar essa beleza para vocês.
Espero que vocês gostem e sonhem em um dia visitarem essa terra linda!

Boa restinho de semana,
Ju!

Ontem foi segunda-feira e eu estava com um casal super legal, descobrindo os cantinhos dessa Borgonha de vinhos. Demos r...
19/09/2023

Ontem foi segunda-feira e eu estava com um casal super legal, descobrindo os cantinhos dessa Borgonha de vinhos. Demos risadas, conversamos, bebemos, rimos mais ainda, tudo ótimo!

No final da tarde, depois de um dia de sol, calor, chuva, vento, apareceu esse arco-íris lindo no céu! Ele completou uma segunda-feira perfeita!

Você consegue imaginar a sua semana começando assim? Ou terminar uma segunda-feira brindando com um espumante, no meio de vinhedos, com um arco-íris no céu? Às vezes em vez de arco-íris é um balão dando um rasante perto da gente 😅😅

Se você ficou com vontade, entra no meu site para ver os tipos de passeios e me mande um e-mail para mais informações.

www.vempraborgonha.com.br
[email protected]

Você teria coragem de largar tudo e vir morar aqui na Borgonha? Ver as paisagens mudando a cada estação do ano.Parando p...
12/09/2023

Você teria coragem de largar tudo e vir morar aqui na Borgonha?
Ver as paisagens mudando a cada estação do ano.
Parando para comer um queijo e um croissant em lugares como este.
Seria muito parado para você? Sem tanta tecnologia? Sem tantos serviços ou facilidades?
O que te convenceria a dizer : "tchau meu povo, estou indo para a Borgonha. Até um dia!" ?

Tarde de domingo, fim de verão, sol quente gostoso e perdida numa vila de menos de 100 habitantes na Borgonha. O que voc...
03/09/2023

Tarde de domingo, fim de verão, sol quente gostoso e perdida numa vila de menos de 100 habitantes na Borgonha. O que você faria nessa situação?

Traslation: press the translation button below.Fevereiro 2023 - Paisagem.Fevereiro é um mês que a neblina e o frio inten...
26/02/2023

Traslation: press the translation button below.

Fevereiro 2023 - Paisagem.

Fevereiro é um mês que a neblina e o frio intenso marcam presença e o céu azul e o sol aparecem de vem em quando.

Também costuma chover, mas nada que atrapalhe os passeios pelos vinhedos e vinícolas. Aliás, precisa chover, assim as videiras não f**am com sede.

Também é nessa época que podemos ver vários galhos da antiga colheita serem cortados, amontadoados, para depois serem queimados nesses carrinhos de metal. Ou são levados por empresas para serem triturados e virarem um tipo de compostagem.

Pode nevar ou pode amanhecer com tudo congelado. Lindo, lindo!

E toda essa paisagem só me faz pensar em: vinhos, queijos, chocolates e bolos. Combinados ou sozinhos são sempre escolhas deliciosamente perigosas🤣🤣
Quem concorda?

A Borgonha não possui só vinhos. Ela é pura história, possuo uma arquitetura encantadora e medieval e ainda possui natur...
14/02/2023

A Borgonha não possui só vinhos. Ela é pura história, possuo uma arquitetura encantadora e medieval e ainda possui natureza e gastronomia. Venha passear na Borgonha comigo! Entre no meu site e em contato pelo e-mail para mais detalhes. Links também na bio.

www.vempraborgonha.com.br
[email protected]

Amigos e vinhos.
25/09/2022

Amigos e vinhos.

Fim de colheita 2022 coincide com o fim do verão 2022 e já podemos ver nas vinhas algumas cores do outono apontando disc...
12/09/2022

Fim de colheita 2022 coincide com o fim do verão 2022 e já podemos ver nas vinhas algumas cores do outono apontando discretamente.
Uma paisagem linda se aproxima e eu estou ansiosa para que ela chegue logo!

Adresse

Rue Maufoux
Beaune
21200

Heures d'ouverture

Lundi 09:00 - 18:00
Mardi 09:00 - 18:00
Mercredi 09:00 - 18:00
Jeudi 09:00 - 18:00
Vendredi 09:00 - 18:00

Notifications

Soyez le premier à savoir et laissez-nous vous envoyer un courriel lorsque Vem Pra Borgonha publie des nouvelles et des promotions. Votre adresse e-mail ne sera pas utilisée à d'autres fins, et vous pouvez vous désabonner à tout moment.

Contacter L'entreprise

Envoyer un message à Vem Pra Borgonha:

Partager


Autres Guides touristiques à Beaune

Voir Toutes