04/08/2015
Atena, também conhecida como Palas Atena (Παλλάς Αθηνά) e (seu equivalente em romano é Minerva): Deusa da sabedoria, guerra, coragem, civilização, estratégia em batalha, artes, justiça, habilidade, inspiração, força.
Atena era a deusa mais querida pelos gregos e era a filha predileta de Zeus, porém quando Métis ficou grávida, e avisado por Gaia, a terra, e Urano, o céu, de que o filho que haveria de nascer seria mais poderoso que o pai, e ele por conseguinte corria o risco de ser destronado, assim como ele destronara seu próprio pai Cronos. Através de uma estratageia Zeus enganou Métis e a engoliu e a mesma, foi para a cabeça de Zeus. Mas com o passar dos anos, Zeus sentiu uma forte dor de cabeça e pediu para que Hefaisto lhe desse uma machadada, foi então que Atena já adulta saltou de dentro do cérebro de seu pai, já com armadura, elmo e escudo.
Atena carregava sempre a lança, escudo e um capacete, ornamentado com a cabeça da Medusa, que lhe foi presenteada por Perseu. O animal preferido de Atena era a coruja que se tornou um símbolo da deusa e da sabedoria, também foi a inventora do freio, sendo a primeira que amansou os cavalos para que os homens conseguissem domá-los.
Atena e Poseidon, seu tio, chegaram a disputar o padroado de uma cidade importante, para isso estabeleceram um concurso: quem desse o melhor presente à cidade ganharia a disputa. Poseidon bateu com seu tridente e fez jorrar água do mar e também fez aparecer um cavalo. Já Atena além de domar o cavalo e torna-lo um animal doméstico, também deu como presente uma Oliveira que produzia alimento, óleo e madeira, foi então que ganhou e assim a cidade levou seu nome, Atenas.
Atena participou da luta contra os Titãs, nas qual se destacou por matar Palas e Encélado. Também se fez presente na guerra entre os gregos e troianos, ajudando os gregos, pois, no célebre concurso de beleza de que fez parte, disputando com Hera e Afrodite, o troiano Páris deu a vitória a esta útima.
Dos guerreiros gregos, foram protegidos de Atena, Aquiles, Diomedes, Menelau e Odisseu. Este último contou com a proteção da deusa para voltar para casa, após a guerra de Tróia. Da mesma maneira, Atena ajudou Héracles, que havia lutado com ela contra os gigantes que desafiaram os deuses olímpicos. Foi ela quem deu ao herói as armas com que ele realizaria suas façanhas.