09/06/2024
OPERAÇÃO ARNON!
(Foi o nome dado a operação especial das forças de Defesa de Israel que resgatou 4 reféns mantidos prisioneiros em Gaza pelo grupo terrorista Hamas em 08 de junho de 2024).
Queridos Amigos!
Hoje, o comandante das forças especiais Yama”m, Arnon Zamora z'l, morreu em um resgate em Nuseirat.
Queria compartilhar com vocês uma experiência que tive com ele. Eu não o conhecia. Eu estava em alguma apresentação no anfiteatro em Mevaseret Zion alguns anos atrás. Havia milhares de pessoas lá. De repente, um cara adorável veio até mim, perguntou se ele me reconhecia e me disse que ele era um oficial da Yama”m e que queria que eu viesse dar uma palestra sobre Entebbe (o resgate de israelenses do avião sequestrado por terroristas da OLP e que estavam mantidos refém no aeroporto da cidade de Entebbe, Uganda, em 4 de julho de 1976.
Claro que concordei. No dia 16 de outubro de 2023, recebi uma ligação dele: "Eu tenho que falar com você”. Foi sua primeira saída desde o início da guerra.
Respondi: "Quando você quiser".
Conversamos por duas horas. Ele me contou em detalhes como foram surpreendidos (no dia 7 de outubro) no cruzamento de Yad Mordechai, com três RPGs que foram atirados pelos terroristas e que erraram por milímetros, como sua intuição de parar alguns quilômetros antes do cruzamento e apertar o cinto salvou todos que estavam com ele, como eles lutaram como leões. Como eles carregaram todos os cartuchos 4 vezes no primeiro dia e pularam deste cruzamento para a cidade de Sderot, e de Sderot para Ofakim, e de Ofakim para Beeri, e como em todos os lugares eles estavam com super adrenalina. E como seu coração se partiu em Beeri, na casa de Fassy (uma das situações mais difíceis no dia 7 de outubro).
E o tempo todo ele perguntava: "Como você conseguiu e nós não..."
Vi diante de mim um homem de verdade, um verdadeiro herói e também um ser humano extraordinariamente moral. Eu disse a ele – e eu quis dizer cada palavra que eu disse – que não havia comparação entre as duas situações e que nem mesmo D-us (D-us sim) teria sido capaz de resgatar as pessoas em Beeri.
Ele perguntou o que eu recomendaria? E eu, com base em nossa experiência em escrever (o livro) "Operação Yonathan (o nome dado a operação do Resgate de Entebbe) na Primeira Pessoa", o aconselhei a tirar alguns dias em silêncio e anotar tudo o que aconteceu com ele durante os primeiros dias loucos da guerra.
Ele me agradeceu muito.
Fui para casa, pensei na história dele e escrevi um whatsApp para ele: "Levei várias horas para digerir e processar a história. Vocês foram verdadeiros heróis e tiveram um desempenho excepcionalmente bom nas condições mais difíceis possíveis. Também uma surpresa estratégica, também uma surpresa tática, os combates no terreno estão cheios de civis (para proteger), são poucos contra muitos. É impossível criar uma situação mais difícil mesmo em um simulador. Você salvou o país. Você já confirmou seu lugar no paraíso e muito mais”.
Ele me agradeceu e escreveu de volta: "Obrigado por se encontrar comigo ontem. Me fez bem conversar com você, se cuida".
Eu respondi: "Cuide-se você, a minha parte eu já fiz".
Pouco mais de um mês depois, ele me escreveu: "Você sabe que me ajudou muito falar contigo. Senti como se tivesse tirado pedras dos meus ombros. Em geral, escrever tudo me fez muito bem."
Eu respondi: "Fico feliz em ajudar. E uma dica que me ajudou muito no Líbano em 1982: depois de um período tão longo de luta os sentidos estão um pouco relaxados, a cautela diminui e o desprezo pelo inimigo está aumentando. De forma alguma! Toda vez que você se aproximar de um obstáculo, que seja como se fosse o primeiro encontro e por nenhum momento reduza o estado de alerta e não subestime esses cães. Sugiro também aguçar essa mensagem aos seus subordinados".
Hoje eu sei que ele não precisava desse conselho. Ele sabia disso mesmo sem mim. Tenho certeza que ele não subestimou até hoje. Perdemos um super-herói (Descanse em paz Arnon!)
Sinta-se livre para divulgá-lo para todos que você conhece. Este homem merece ser conhecido por todos em Israel (e no mundo).
Assinado: Amir Ofer,
Soldado da reserva do Grupo de Elite - Sayeret Matkal - da equipe de resgate na Operação Entebbe.
Tradução – David Salgado.
Obs.: O que está entre parênteses foi acrescentado pelo tradutor.