09/10/2024
https://www.facebook.com/100070277622020/posts/576991001320149/?mibextid=rS40aB7S9Ucbxw6v
A Agência de Serviços de Imigração do Japão (ISA, na sigla em inglês) informou haver recebido diversas comunicações sobre tentativas de golpe por telefone em que criminosos estariam se fazendo passar por agentes da Imigração.
Nas chamadas telefônicas, os golpistas solicitam transferências bancárias a título de pagamento de supostas multas ou taxas migratórias, por vezes alegando que haveria irregularidades com o passaporte, cartão de identidade japonês ou visto da vítima. Em outra versão, os golpistas tentam convencer a vítima de que um familiar seu estaria retido no aeroporto e que seria necessário transferir certo valor para que fosse liberado.
A ISA esclareceu que não solicita transferências bancárias em telefonemas. Em caso de dúvidas, deve-se entrar em contato com a Agência por um de seus escritórios regionais – a lista pode ser consultada no site oficial: https://www.moj.go.jp/isa/about/region/?hl=en
A Agência também informou que algumas empresas receberam cartas falsas alegando que inspeções seriam conduzidas e solicitando dados pessoais de funcionários, como nome completo e dados bancários. Mais uma vez, a recomendação é de que nenhuma informação seja prestada, e, em caso de dúvida, contatar a Agência de Serviços de Imigração em um dos endereços oficiais.
Mais exemplos das tentativas de golpes podem ser conferidas nesta página: https://www.moj.go.jp/isa/publications/others/nyuukokukanri01_00142.html